Pensamentos Intrusivos: Tudo Começa em Sua Mente (Parte 2)

tudo esta em sua mente

Tudo Começa em Sua Mente

Olá pessoal, Tudo Começa em Sua Mente

No artigo anterior iniciamos nosso estudo sobre o pensamento, em específico os pensamentos intrusivos, que são ideias equivocadas que permeiam nossa mente gerando, muitas vezes, desconforto.

Confira aqui: Pensamentos Intrusivos: Tudo Começa Em Sua Mente (Parte 1)

Iniciarei esse artigo com a questão pendente do anterior “Como será que os pensamentos intrusivos atrapalham a rotina de quem se sente dependente emocional?”.

Primeiramente é preciso compreender o tipo de pessoa que estamos falando, afinal, isso diferencia na maneira de se relacionar com os próprios pensamentos. Tudo Começa em Sua Mente

Se trata de uma pessoa com a personalidade mais vulnerável, ela não se sente tão segura, com sentimento de rejeição, baixa estima e normalmente faz de tudo para fugir da sensação do abandono.

Ela não costuma se importar muito com sua insatisfação com aquele tipo de relação, pois sua tendência é sempre agradar e ser gentil com o outro (mãe, pai, parceiro (a), filho, amigo).

Ou seja, sua atenção na maior parte do tempo está voltada para o outro. Tudo Começa em Sua Mente

Então vamos visualizar essa pessoa que desenhamos no contexto do qual estamos abordando nesse texto. Tudo Começa em Sua Mente

Podemos imaginar que a tendência dela é ser mais controladora, pois para agradar o outro ela deve conhecer bem seu objeto de amor, saber quem ele é, do que ele gosta, como ele se relaciona, etc.

Sabemos o quanto é difícil para nós controlar nossos próprios pensamentos, ainda mais quando estamos falando dos tipos intrusivos ou obsessivos, imagina tentar controlar também os pensamentos dos outros. Tudo Começa em Sua Mente

É extremamente desgastante! E pode ocupar boa parte do tempo, interferindo diretamente na sua rotina.

O dependente emocional, por assumir a responsabilidade do cuidado, acaba sendo muito influenciado por esses tipos de pensamentos. Tudo Começa em Sua Mente

Devido a ansiedade e a insegurança, que também marcam a personalidade dessa pessoa, ela se pega tendo diversos pensamentos sobre sua atitude, como por exemplo:

  • “Será que estou fazendo a coisa certa?”
  • “Se eu não fizer exatamente como a mãe dele fazia, ele pode se distanciar de mim”
  • “Ela está tendo atitudes muito individuais ultimamente, acho que vai terminar comigo”

Além das questões voltadas sobre a sua atitude, também permeiam pensamentos sobre o que o outro está achando dele, como por exemplo: Tudo Começa em Sua Mente

  • “Ele não falou nada, mas deve achar que meu cabelo não está legal e não quer falar para não me magoar – vou mudar amanhã mesmo”
  • “Não posso passar muito tempo com meus amigos, pois minha mãe vai achar que eu estou a abandonando”
  • “Ela nunca me elogia, então deve pensar que não sou bom o suficiente para ela”.

Agindo dessa maneira, se coloca em uma posição vigilante, pois o medo da perda é muito intenso.

Mas, como diz Marianne Williamson “Nascemos com o amor. O medo, aprendemos aqui.”.

Parte de nossas angustias, medos e anseios, são frutos do que vivenciamos, porém, na maioria das vezes, elas nunca aconteceram e estão somente em nossa mente. Tudo Começa em Sua Mente

A maneira que fomos educados e o relacionamento com mães e pais durante nossa infância, dizem muito a respeito desse medo do abandono – mas isso é assunto para outro artigo! 

Esse perfil também é marcado pela dificuldade em estabelecer metas e cumprir prazos, justamente porque os pensamentos intrusivos, de medo ou ansiedade invadem a mente constantemente, trazendo à tona cenas de possíveis reações ou situações com seu objeto de amor.

Esses pensamentos também são fáceis de visualizar quando se passa um tempo fantasiando como a relação poderia ser perfeita, deixando-a pouco conectada com a realidade. Tudo Começa em Sua Mente

René Descartes define o pensamento como sendo “um instrumento universal que pode ser usado em todos os tipos de situações”.

Então vamos nos livrar desse aprisionamento e usá-lo a nosso favor?

Acompanhe comigo as dicas abaixo: Tudo Começa em Sua Mente

  1. Mude seu foco!

Geralmente a melhor saída é tentar se distrair com outras coisas, porém, nessa tentativa, nossos pensamentos podem continuar pairando por aí. Então mude seu foco para algo que lhe faça bem.

  1. Aprenda a lidar com eles

Viver fugindo deles não é o melhor jeito de lidar a vida toda, não é? É preciso entende-los também. Em quais momentos eles costumam aparecer? Que sentimento eles te geram? Não há jeito melhor de passar pelas dificuldades, que as aceitando e enfrentando.

  1. Trabalhe sua autoconfiança

Quando você exercita pensamentos positivos sobre si mesmo, investindo na autoestima, a chance de ser afetado por pensamentos intrusivos se torna menor. Tudo Começa em Sua Mente

  1. Encontre a maneira certa de expressar o que sente

Cada um sabe o jeito que mais se identifica para se expressar, seja de maneira verbal ou oral. É importante que você descubra seu jeito e dê essa oportunidade para você.

  1. Fique tranquilo Tudo Começa em Sua Mente

Pensamentos, são apenas pensamentos. Eles não são reais! Então não importa o que você tem pensado, não significa que serão transformados em comportamentos ou atitudes.

  1. Busque ajuda profissional

Muitas vezes o medo de ser julgado ou abandonado por mais uma pessoa gera bloqueio ao buscar ajuda profissional, de um psicólogo, por exemplo. Tente enfrentar isso e investir em você.

Beijos,

Karol

Para Orientação Psicológica Online com a Karol Clique Aqui!

[thrive_leads id=’498′]

_MG_5231Karoline Lima é Psicóloga (CRP 06/121579), mora na capital de São Paulo, atua na clínica atendendo crianças, jovens e adultos e realiza orientação psicológica online. É palestrante e apaixonada por saúde emocional nas relações.

Contatos:
E-mail – karoline.lima-psi@hotmail.com
Telefone – (11) 94779-3309
Instagran: @karol.limas
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 3 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura.

Artigos recentes