Evitando o “Adestramento”: Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações, um Caso de Amor.
Dentro da Psicologia Organizacional e do Trabalho, um dos trabalhos oferecidos as empresas é o Treinamento e Desenvolvimento de equipes, líderes e gestores.
Todavia muitas organizações não entendem o porquê de se investir neste serviço rotulando-o como um gasto e não investimento.
Garantir este serviço dentro das empresas se faz necessário diante do nosso atual momento na modernidade. Treinamento e Desenvolvimento
Hoje tudo muda muito rápido, tecnologia, políticas, mudanças sociais e econômicas que afetam em cheio o trabalho que desenvolvemos dentro das empresas.
Se tudo muda muito rápido, o comportamento, as habilidades e as atitudes também devem mudar ou então serem aprimoradas ao máximo para que o indivíduo não perca tempo em suas tarefas e consiga se desenvolver bem dentro do ambiente de trabalho, principalmente no quesito relacionamento interpessoal.
Em muitos casos as empresas terceirizam este serviço, e a realidade do que o empreendedor busca muitas vezes pode ser diferente da realidade vivida pelos líderes e liderados, aqui se faz imprescindível a avaliação das necessidades de treinamento.
Identificar o porquê da empresa querer este trabalho, quais são os setores que mais necessitam desta reformulação de comportamento, e como isso será ministrado, é a parte inicial do processo de treinamento e desenvolvimento.

Sem esta parte inicial o psicólogo corre o risco de desenvolver um trabalho que irá atender somente a necessidade de visão de uma pessoa, o empreendedor, gerando conflitos quando o mesmo for ministrar o treinamento para as equipes.
Na parte inicial deste trabalho a persuasão é um fator importantíssimo, o psicólogo Abraham Maslow, fundador da hierarquia das necessidades humanas (pirâmide), criou polemica quando disse que as necessidades superiores se tornam eficazes quando as inferiores forem satisfeitas, o que leva a crer que a autoestima e auto realização são os últimos pontos a serem pensados.
Fatores diferentes quando lidamos com o empreendedor dentro das organizações.
Em alguns casos as últimas hierarquias podem prevalecer, ou seja, a voz do empreendedor pode ser a única a ser ouvida, diante do fato que estamos lidando também com uma hierarquia.
Levar uma tomada de consciência para o empreendedor, colocando em evidência que o seu pensamento pode ser diferente da realidade é função do psicólogo do trabalho.
Dar um olhar de desenvolvimento e não somente de treinamento se faz necessário, treinar significar adestrar, e a empresa que acredita somente nesta versão comumente cria dentro dela pequenos “robôs” sem voz ativa e sem autonomia.
Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver o pensamento e o senso crítico é o que irá garantir a eficiência nos resultados do trabalho, pois, o ser humano agora é um ser pensante capaz de propor ideias e se desenvolver.

Em muitos casos o que faz uma empresa procurar este serviço é justamente pelo fato do seu liderado não conseguir produzir mais, podendo ser pelo fato do mesmo se sentir sufocado no seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro do âmbito de trabalho, contribuindo assim para os altos índices de absenteísmo, estresse e conflitos interpessoais.
“As ações de TD&E dão início à alavancagem da organização quando ocorre a aprendizagem no âmbito individual e é transferida efetivamente para os processos de trabalho, culminando por concretizar os objetivos da organização”. Silva, Moura e Zanelli (2005).
Toda mudança somente ocorre com a transformação interna, e ela não acontece do dia pra noite.
Identificar os pontos limitantes para o crescimento individual, também é fundamental caso a empresa busque cobrar mais do liderado. Treinamento e Desenvolvimento
Entretanto esta cobrança só pode ocorrer quando o mesmo se sentir apto para a alta performance.
Dentro deste processo de Treinamento e Desenvolvimento, comumente identificamos líderes e liderados fortemente abalados com o seu estado emocional, geralmente isso é identificado na necessidade de treinamento.
Muitos empreendedores não conseguem identificar que a baixa performance não é um querer mas uma consequência de um ambiente de trabalho desgastante e sufocante, que automaticamente agride a saúde mental de todos, comprometendo a alta performance.
Um dos grandes erros consiste em não identificar esta demanda da qualidade de vida no trabalho e querer propor a todos um treinamento de motivação.
Nestas situações o resultado é bem claro, a perca de dinheiro, o pico de alta performance momentânea e futuramente a instalação de novos problemas, afinal a raiz de tudo não foi tratada.
Treinamento e Desenvolvimento Portanto treinar e desenvolver líderes e liderados vai muito além da montagem de uma palestra, todo o processo deve estar interligado para que possa fazer sentido e promover a mudança.
Um projeto deste porte é imprescindível para todas as organizações, mas desde que ele possa ser bem planejado, estudado para que identifique as reais necessidades culminado na mudança de pensamento e comportamento de todos. Treinamento e Desenvolvimento
Quer levar para a sua empresa este serviço com consciência e eficácia?
Entre em contato: (19) 98187-4416/[email protected]
Recomendo que você leia também: Os Conflitos Entre o Colaborador e a Empresa no Mundo do Trabalho
[thrive_leads id=’498′]
Gabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências.
Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.
Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.
Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416
E-mail: [email protected]
Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional