Skip to main content
tratamento para ansiedade

Tratamento Para Ansiedade: Como a Psicoterapia Pode te Ajudar?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Tratamento Para Ansiedade

Tratamento Para Ansiedade

A psicoterapia consiste em num ambiente adequado para o encontro entre terapeuta e paciente, onde vários fatores estão envolvidos para que essa proposta de trabalho aconteça com resultado satisfatório.

Ambos, profissional e paciente devem estar dispostos e decididos a enfrentar esse processo, uma vez que há uma entrega, uma dedicação repleta de significados conscientes e inconscientes.

Ocorre que o paciente ansioso já quer ver logo resultados, muitas vezes milagrosos! Ele pensa assim: Opa! Esse psicólogo resolverá meu problema, deixarei de ser ansioso! Tratamento Para a Ansiedade

Calma! A ansiedade como sabemos, tem aspectos biológicos e psicológicos. Ninguém deixa de ser ansioso! Tratamento Para Ansiedade

Recomendo ler também: O Que é Ansiedade? causas, sintomas e tratamentos.

A terapia contribuirá para que você aprenda a lidar com sua ansiedade. É um processo e por isso mesmo, respeita as demandas do paciente e o tempo necessário para que haja a ressignificação dos sentidos dos acontecimentos da sua vida.

É um momento seu, em que você está diante de um profissional que é neutro e por isso mesmo desprovido de envolvimento emocional, onde há o distanciamento necessário para poder ajudá-lo a se encontrar.

A própria terapia permite o controle da sua ansiedade e faz com que você aprenda a lidar com os acontecimentos da sua vida de forma mais eficaz, com cautela e prudência. Tratamento Para Ansiedade

O ansioso quer logo a solução! Já na primeira sessão quer uma resposta para suas dificuldades e dores. E muitas vezes faz uso de medicação psicotrópica como um tampão para seus sofrimentos.

Ele logo se defende: Ah, não quero falar com ninguém, vou tomar esse remédio aqui que o problema estará longe de mim. Certa vez, um paciente relatou: “Tomo meu rivotril e vejo o problema lá longe, distante de mim”.

Até que passado o efeito da medicação, tudo volta à tona e aí o ciclo se perpetua. Outra paciente reclama: E essa dor no meu peito? O que faço? Será que vou morrer?

Vamos, então, explorar o significado dessa dor. O que está doendo? Porque está doendo? A dor é física sim, mas o significado dela é emocional. Tratamento Para Ansiedade

A psicoterapia tem como objetivo destrinchar essa dor, mexer, mover e ressignificar o que está incomodando.

Mexer na ferida dói! E temos a tendência em deixar prá lá. Um dia tudo vai passar como um milagre! E não passa, a não ser quando você decide que essa dor vai passar e procura ajuda profissional.

tratamento para ansiedade

Tratamento para ansiedade: a melhor maneira de tratar é buscar ajuda profissional!

Terapia é autoconhecimento, melhorar a autoestima, cuidar de você, se amar e se aceitar. É entender porque é tão ansioso. Tratamento Para Ansiedade

Porque percebe as coisas como se não pertencesse a esse mundo? Porque tudo incomoda? Porque não consegue se relacionar com as pessoas? E muito mais…

O terapeuta é um facilitador desse processo, presta uma ajuda para você se encontrar e chegar aonde quer chegar.

Você passa por um processo de transformação interior e de repente você começa a enxergar as coisas de forma diferente, tem insights em que as respostas surgem na sua mente de forma inquestionável.

O ansioso em tudo que vai fazer, tem pensamentos automáticos de cunho negativo e catastrófico.

Por exemplo: Vai prestar exame para o vestibular e no caminho até o local da prova pensa: “Não sei pra que estou indo fazer essa prova, não vou passar mesmo, porque sei que vou ficar nervoso, que vou tremer…” e por aí vai.

Diante desses pensamentos intrusivos que comandam sua mente e que geram sentimentos de menos valia, de baixa autoestima e de incapacidade e muitas vezes reafirmados através da sua própria fala, claro que o resultado disso já imaginamos qual é. Tratamento Para a Ansiedade

Estamos diante da ansiedade patológica, que paralisa, não deixando que você avance em direção a seus desejos e sonhos.

Diante disso, deixo aqui algumas dicas importantes para você refletir: Tratamento Para Ansiedade

  • – Tome a decisão de mudar e permita ser ajudado;
  • – Coloque a terapia como fator principal na sua vida;
  • – Faça uma analogia da terapia na sua vida como uma das necessidades básicas de sobrevivência;
  • – Você será outra pessoa quando perceber o quanto sua vida mudou após o processo terapêutico;
  • – Invista tempo e dinheiro em você. A terapia é um investimento financeiro e psíquico em você mesmo.
  • – A terapia influenciará na sua vida nos aspectos pessoal, profissional e emocional.

Um abraço e até o próximo artigo. tratamento para ansiedade

Rosânia Guimarães

Para tratar sua ansiedade com um psicólogo online clique aqui!

RosâniaRosânia de Fátima Guimarães Coaracy Muniz, psicóloga CRP 01/11302. Atua na clínica atendendo crianças, adolescentes e adultos e faz avaliação neuropsicológica em Brasília/DF.

Contatos: email: rosania1.muniz@gmail.com

Fanpage: https://www.facebook.com/entendendoaansiedade [1]

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.