Traços de Personalidade de Pessoas Mais Felizes

Traços de personalidade

Traços de personalidade

Os traços de personalidade que tornam as pessoas mais felizes.

Ter algumas, algumas ou todas essas qualidades está ligado a uma vida mais feliz, diz o estudo.

Quando se é entusiasta (ligado a entusiasmo) e difícil de desestimular são dois dos traços de personalidade ligados ao mais elevado bem-estar, constata a pesquisa.

As pessoas entusiastas tendem a se divertir mais na vida e a sentir menos emoções negativas.

Ser difícil de desencorajar está relacionado a um crescimento mais positivo, auto-aceitação e maior realização na vida.

Esses não eram os únicos fatores de personalidade ligados ao bem-estar.

Traços de personalidade As pessoas que são trabalhadoras, compassivas e intelectualmente curiosas também são mais felizes, mas de maneiras diferentes.

Pessoas trabalhadoras, por exemplo, trabalham mais para objetivos de longo prazo e são muito voltadas para o sucesso.

Pessoas compassivas (ligado a compaixão) tendem a sentir emoções mais positivas e a ter um melhor relacionamento com os outros.

Os intelectualmente curiosos estão abertos a novas idéias e gostam de pensar profundamente e se beneficiar de um crescimento pessoal maior.

As conclusões vêm de uma pesquisa com 706 adultos dos EUA, que foram questionados sobre sua personalidade e diferentes aspectos de seu bem-estar.

O estudo demonstra que existem caminhos diferentes para a felicidade.

Traços de personalidade
Caminhos para felicidade.

As emoções positivas são boas, mas também pessoas que se sentem satisfeitas com a sua vida, que são independentes,que  atingem objetivos de vida, experimentam um crescimento pessoal.

Psicólogos que estudam personalidade tipicamente identificam extrovertidos de alto nível que são pobres em neuroticismo como as pessoas mais felizes, como explicam os autores do estudo:

“A grande literatura que descreve as associações entre traços de personalidade e bem-estar sugere que a extroversão (a tendência a ser ousada, falante, entusiasta e sociável) e neuroticismo (a tendência a ser emocionalmente instável e propensa a emoções negativas) são especialmente fortes preditores de bem-estar.

Mas o bem-estar só é acessível aos extrovertidos e não neuróticos?

Traços de personalidade Não, argumentam eles, ser um extrovertido não-neurótico não é a única maneira de ser feliz.

Se você olhar mais de perto a personalidade, descobrirá que há vários caminhos para a felicidade.

Os autores escrevem:

“… A relação personalidade-bem-estar varia apreciavelmente entre aspectos de personalidade e dimensões distintas de bem-estar.

Nem todos os aspectos de extroversão e neuroticismo são igualmente preditivos, e os aspectos de conscienciosidade, amabilidade e abertura / intelecto também têm associações idiossincráticas e significativas com formas distintas de funcionamento positivo. ”

Em outras palavras, é possível ser feliz, neurótico e introvertido.

É apenas uma espécie de felicidade alcançada por um caminho diferente.

Leia também sobre os 3 características percebidas na infancia que quem tem pode ter muito sucesso na vida.  https://opsicologoonline.com.br/como-ter-sucesso-na-vida/

[captura]

O estudo foi publicado no Journal of Personality (Sun et al., 2018).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 3 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura.

Artigos recentes