Skip to main content

Os 3 Tipos de Ansiedade no Mundo do Trabalho!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Tipos de Ansiedade

As relações no ambiente de trabalho, podem desencadear uma certa ansiedade, pois no trabalho aparecem as relações de hierarquia e chefia, que em alguns casos podem gerar um certo desconforto para o liderado. Tipos de Ansiedade

No ambiente de trabalho três tipos de ansiedades podem ser vistos; ansiedade em relação ao funcionamento mental, ansiedade em relação a degradação do organismo e a ansiedade gerada pela “disciplina da fome”.

No primeiro caso, ansiedade em relação ao funcionamento mental, encontram-se as relações no ambiente de trabalho, como por exemplo a destruição das relações afetivas com colegas de trabalho.

A discriminação, suspeitas sem embasamento, a hierarquia, o poder, podem fazer com que alguns colegas estabeleçam uma relação de violência com o outro. Tipos de Ansiedade

Esta agressividade pode abarcar a vida pessoal do trabalhador, já que o mesmo possa vir a descontar o stress do trabalho no ambiente familiar.

Já o segundo tipo, ansiedade em relação a degradação do organismo, o próprio nome já sugere, diz respeito a degradação da saúde física do trabalhador.

Com a saúde mental abalada, os índices de acidente de trabalho podem aumentar, e as doenças psicossomáticas também. Tipos de Ansiedade

Dependendo das condições de trabalho quem receberá este impacto será o próprio corpo do ser humano, levando-o a exaustão física.

E por último a ansiedade em relação a “disciplina da fome”, vista como a ansiedade da morte esta vai além da relação homem e trabalho, mas sim sua condição.

Apesar de todo o risco, trabalhadores ainda estão em seus postos de trabalho pois necessitam, sobreviver. Tipos de Ansiedade

Fatores que influenciam no nosso mental, que agridem nossa saúde física, e que nos aprisiona pois, necessitamos sobreviver.

A saída é aprender a controlar a ansiedade, alguns ajustes podem ser tomados para favorecer a sua saúde física e psicológica.

O primeiro passo é cuidar do mental; fazer terapia pode ajudar a controlar sua ansiedade dando-lhe a resiliência. Tipos de Ansiedade

Leia Também: O Que é Psicoterapia?

Fazer o coaching pode te ajudar a superar obstáculos e alcançar o estado desejado, ou seja, sua meta, seu sonho.

Leia Também: O Que é Coaching?

Atividade física que possa te proporcionar momentos gratificantes, seja algo como academia, caminhada, pilates ou yoga, mas que possa te ajudar a condicionar seu físico.

Leia Também: Saúde Mental: 10 Benefícios Psicológicos da Prática de Exercícios Físicos

Outro fator que auxilia no controle da ansiedade é promover relações mutuas no ambiente de trabalho, assim o fato de trabalhar para sobreviver pode se tornar diferente, afinal relações mutuas nos favorecem a conseguir cargos mais altos, pois hoje comportamento é tudo dentro das organizações.

Controlar a ansiedade não é tarefa fácil, porem pensar pelo positivo e procurar ajuda para lidar com a pressão no ambiente de trabalho já é o primeiro passo. Tipos de Ansiedade

Você não precisa segurar tudo para si, como se fosse um balão. A pressão dentro de nós deve ser controlada para nos motivar e não gerar em nos um sentimento de angustia.

Permita-se cuidar e amar. Tipos de Ansiedade

tipos de ansiedadeGabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências. Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: [email protected]

Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.