Os 3 Tipos de Ansiedade no Mundo do Trabalho!

tipos de ansiedade

Tipos de Ansiedade

As relações no ambiente de trabalho, podem desencadear uma certa ansiedade, pois no trabalho aparecem as relações de hierarquia e chefia, que em alguns casos podem gerar um certo desconforto para o liderado. Tipos de Ansiedade

No ambiente de trabalho três tipos de ansiedades podem ser vistos; ansiedade em relação ao funcionamento mental, ansiedade em relação a degradação do organismo e a ansiedade gerada pela “disciplina da fome”.

No primeiro caso, ansiedade em relação ao funcionamento mental, encontram-se as relações no ambiente de trabalho, como por exemplo a destruição das relações afetivas com colegas de trabalho.

A discriminação, suspeitas sem embasamento, a hierarquia, o poder, podem fazer com que alguns colegas estabeleçam uma relação de violência com o outro. Tipos de Ansiedade

Esta agressividade pode abarcar a vida pessoal do trabalhador, já que o mesmo possa vir a descontar o stress do trabalho no ambiente familiar.

Já o segundo tipo, ansiedade em relação a degradação do organismo, o próprio nome já sugere, diz respeito a degradação da saúde física do trabalhador.

Com a saúde mental abalada, os índices de acidente de trabalho podem aumentar, e as doenças psicossomáticas também. Tipos de Ansiedade

Dependendo das condições de trabalho quem receberá este impacto será o próprio corpo do ser humano, levando-o a exaustão física.

E por último a ansiedade em relação a “disciplina da fome”, vista como a ansiedade da morte esta vai além da relação homem e trabalho, mas sim sua condição.

Apesar de todo o risco, trabalhadores ainda estão em seus postos de trabalho pois necessitam, sobreviver. Tipos de Ansiedade

Fatores que influenciam no nosso mental, que agridem nossa saúde física, e que nos aprisiona pois, necessitamos sobreviver.

A saída é aprender a controlar a ansiedade, alguns ajustes podem ser tomados para favorecer a sua saúde física e psicológica.

O primeiro passo é cuidar do mental; fazer terapia pode ajudar a controlar sua ansiedade dando-lhe a resiliência. Tipos de Ansiedade

Leia Também: O Que é Psicoterapia?

Fazer o coaching pode te ajudar a superar obstáculos e alcançar o estado desejado, ou seja, sua meta, seu sonho.

Leia Também: O Que é Coaching?

Atividade física que possa te proporcionar momentos gratificantes, seja algo como academia, caminhada, pilates ou yoga, mas que possa te ajudar a condicionar seu físico.

Leia Também: Saúde Mental: 10 Benefícios Psicológicos da Prática de Exercícios Físicos

Outro fator que auxilia no controle da ansiedade é promover relações mutuas no ambiente de trabalho, assim o fato de trabalhar para sobreviver pode se tornar diferente, afinal relações mutuas nos favorecem a conseguir cargos mais altos, pois hoje comportamento é tudo dentro das organizações.

Controlar a ansiedade não é tarefa fácil, porem pensar pelo positivo e procurar ajuda para lidar com a pressão no ambiente de trabalho já é o primeiro passo. Tipos de Ansiedade

Você não precisa segurar tudo para si, como se fosse um balão. A pressão dentro de nós deve ser controlada para nos motivar e não gerar em nos um sentimento de angustia.

Permita-se cuidar e amar. Tipos de Ansiedade

[thrive_leads id=’498′]

tipos de ansiedadeGabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências. Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com

Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 3 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura.

Artigos recentes