Skip to main content

Suicídio: O Que Leva Uma Pessoa a se Suicidar?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com todo o excesso de problemas que assola a consciência humana, o suicídio é um ato que pode ser visto, erroneamente, pelas pessoas como uma espécie de refúgio, uma fuga para pôr fim ao sofrimento humano.

Durante muitos anos, ou quem sabe, durante toda a história, a morte ou simplesmente o fato de falar sobre ela, era visto como uma espécie de tabu.

Os antigos, durante a Idade Média, viam tal ato como pecado, posterior, como um crime e mais recente como uma loucura. Sabe-se, contudo, que esse tabu estende-se aos dias de hoje.

Dentre as diversas causas que levam alguém a cometer suicídio, as perguntas sobre essa questão são frequentes, bem como por que alguém comete suicídio, quais são as causas que o motivam, como e quando isso pode ocorrer, quem pode cometer, e assim por diante.

Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida.

Augusto Cury

Dessa forma, é sabível que não existe idade, gênero, cor, classe, etnia ou raça que pode ser vista como uma exceção para cometer esse suicídio.

A verdade é que ninguém está fora do perigo de cometer esse ato, estando o suicídio presente entre as dez causas de morte em todo o mundo.

Alguns estudos aprofundados sobre o suicídio atestam que os motivos que levam alguém a cometê-lo é a perda do sentido existencial, que por sua vez precede a vivência de situações depressivas, estressantes, e que foge a racionalidade humana.

Vale lembrar também que nenhum dos atos supracitados pode determinar de fato as verdadeiras causas que levam alguém a ser autor da sua própria morte, o que pretende determinados estudos é alertar e tentar conhecer um pouco mais sobre essa prática do suicídio. 

O assunto aqui proposto visa potencializar uma tentativa de alertar o leitor acerca das inquietações que assombram a psique humana.

Algumas pessoas que vivenciam uma perda, por exemplo, de um ente querido ou que já vem sofrendo de depressão pode, em casos extremos, tentar um suicídio, uma vez que o suicídio apresenta, de maneira geral e com exceção em certos casos, três etapas que arquitetam todo o ato.

3 Etapas que Arquitetam o Suicídio: 

  1. O planejamento em que o suicida arquiteta onde, como e quando vai ser;
  2. A tentativa, a qual o suicida tentará, em muitos casos, diversas vezes até de fato conseguir;
  3. A terceira e última etapa, no pior dos casos, a morte.

Por outro lado, é essencial se perguntar: ‘’Como podemos reconhecer um indivíduo que pensa em se suicidar?’’.

Frequentemente costumamos ouvir em rodas de conversas ou até mesmo em outras situações do cotidiano que quem realmente deseja se matar não fala, não sai por aí dizendo que quer e que vai.

Quem pensa em cometer suicídio, diz sim que vai se matar!
Quem pensa em cometer suicídio, diz sim que vai se matar!

Aqui, no entanto, se encontra a primeira pista que um suicida pode nos dar. A questão é que quem pensa em se suicidar, fala sim, e não é apenas uma única vez; em certos casos, fala diversas e diversas vezes até ser ouvida ou no pior dos casos até ser IGNORADA.

Leiam Também: Como Ajudar Uma Pessoa Com Depressão?

Dentre outros gestos, um suicida pode fazer a demonstração de querer se suicidar tanto por comportamentos anormais, por desenhos, por falar exageradamente em alguém que já se foi, ou ainda por querer ficar sempre sozinha.

Neste caso, a solidão é a pior aliada para um individuo que pensa em se matar. Portanto, ao perceber alguém com esses comportamentos deve-se imediatamente ser dito para a família do suicida e ser encaminhado para um profissional, como psicólogo ou psiquiatra.

Leia Também: 7 Dicas Para Confortar Alguém que Precisa de Apoio Emocional!

Em suma, o suicídio não é a porta de entrada para se resolver problemas presentes na vida de alguém.

Assim como o tema faz menção à ideia do suicídio ser vista pelos suicidas como a porta de entrada para revolucionar seus problemas, ou pôr fim a dor que vem sentindo, o texto aqui emposto faz um pedido aos leitores, para que procurem um profissional especializado no assunto, e que em hipótese alguma, vejam o suicídio como porta de entrada para dar-se fim a dor humana.

Erinaldo Alves é acadêmico do curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) e Escritor. Sente interesses em partilhar conhecimentos referentes a todas as áreas da Psicologia, além de sentir-se interesse também em aprimorar e fazer trocas de conhecimentos mútuos.

Contato: erinaldoalves987@hotmail.com

20 thoughts to “Suicídio: O Que Leva Uma Pessoa a se Suicidar?”

  1. O pior de tudo é você demostrar de várias formas que está pedindo socorro e as pessoas pensam que to feliz da vida, mas por dentro estou quebrado, espedaçado. Sou homossexual, não assumido, a sociedade é muito cruel, não tenho amigos, OS DOIS AMORES que tive na vida me traíram, as vezes la no fundo me vêm um pensamento suicida, mas deixo pra, e quando menos espero ele volta, to vendo que nada no meu futuro vai da certo, tudo para eu é tão dificil, minha cabeça dói direto. Tenho apenas 20 anos, e estou começando a cansar de tudo. Nao tenho mais ninguém ao meu lado. Só irão dizer que me amam quando eu estiver dentro de um caixão a baixo de 7 pás de terra. Mundo cruel!!!

  2. Sinto uma dor imensa, dor emocional, me sinto sozinha, sem valor, estou começando a pensar em tirar a minha vida, estou cansada de sofrer…

  3. Não tenho nehuma vontade de continuar vivendo. Por incrível que pareça, eu não tenho motivos para cometer esse ato. Não sofri, muito pelo contrário, as pessoas ao meu redor me fazem feliz. Mas algo lá dentro me incomoda, sabe? Me deixa sem ânimo, sem autoestima, sem confiança em mim, sem nenhum sentimento, me deixa completamente vazia. Mesmo com isso, eu não tentei me matar, pois penso demais em como as pessoas seguiriam suas vidas após minha morte, isso é a única coisa que me faz vacilar na hora que penso em tentar esse ato. Enfim, acredito que com o tempo, eu conseguirei tirar esse incômodo de mim e seguir em frente sem mais esses pensamentos sem razão.

  4. Eu venho arquitetando meu suicídio a algum tempo. Como o autor descreveu, o problema é existencial, eu simplesmente não tenho motivos para continuar a vida; aos meus 32 anos, desempregado, quase sem amigos, vivendo do que meus pais ajudam e sem perspectivas de futuro num pais aonde as pessoas são vistas apenas como ferramentas para outros se enriquecerem. Não é apenas pelo da minha vida ter sido um total fracasso e eu estar perdido sem um futuro, é a própria sociedade aonde a importância das pessoas está de acordo com a capacidade delas de produzir riquezas a outras, não somos o nome que nossos pais nos deram, nós somos o nosso numero de RG para o governo, somos nosso CPF para o comércio e bancos, e somos nossa Carteira de Trabalho para contratadores. Não somos humanos, somos números vazios que perdem a necessidade de existir quando ficamos desgastados ou defeituosos. As pessoas com quem convivi e chamei de amigos não são diferentes, somos apenas úteis enquanto servimos para passar o tempo, ou para preencher as suas necessidades momentâneas, prontos para deixarem eu de lado no primeira oportunidade mais conveniente. E nos momentos que eu mais precisei de alguém, eu me vi sozinho e sem sentido. Eu não me decidi me matar um dia do nada, nem depois de um ano, isso foi se construindo ao longo de uma vida inteira e eu muito pensei sobre vantagens e desvantagens da escolha. Sabe uma coisa interessante o que eu sinto sobre me matar? Pensar que nunca mais vou ter que me olhar em um espelho todos os dias de manhã, não vou ter mais que me preocupar com um amanhã sem sentido, não vou ter mais que que agradar ninguém, apenas o ultimo vazio do total esquecimento, e esse pensamento me trás muito alívio.

    1. Olá Roni, eu te entendo perfeitamente. Mas queria te dizer que o suicídio não é uma saída, a vida em si é uma essência de simplicidade e felicidade, nós com nossas imperfeições que complicamos tudo. Imagino o quão grande é sua dor, mas acredite, sempre há uma saída. Por mais que as pessoas ou seus familiares não te digam, você é muito amado, todos nós somos. Todos nós possuímos em nosso profundo íntimo algo único e especial, afinal somos todos diferentes. Todos nós possuímos uma capacidade imensa de mover uma montanha com um simples sopro se acreditarmos profundamente em nosso interior, assim como você é capaz de escrever uma nova história pra sua vida. Acredite, você é capaz de muitas coisas, e inclusive de mudar o amanhã. Você é o lápis e sua vida é o livro, você é o comandante! Por mais que muitas vezes não podemos mudar o início, podemos sempre mudar o final! Você não só pode como é capaz de escrever um lindo final de um começo de uma nova história. Nunca estamos sozinhos, por mais que as vezes nos sentimos assim. Deus sempre quer o nosso bem, afinal ele é o Amor. O amor é capaz de superar tudo. Não faça nada precipitado, busque ajude, grite por SOCORRO! Tenho certeza que alguém de bom coração estará pronto para estender a mão e te ajudar nesse momento tão difícil. Acredite na vida, acredite no que há de melhor nesse mundo e em você. Não capite somente as imperfeições deste mundo, sinta o que há de melhor dentro de si. Vivemos em tempos difíceis onde pessoas valorizam as coisas e não as pessoas, eu sei! Mas não são todos que são assim. Assim como há o ódio e o amor, a tristeza e a felicidade, existem pessoas más e boas. Acredito que isso sempre será assim, pois há um relação de interdependência. Mas nunca se esqueça disso, você pode mudar o amanhã, quem disse que ele precisar ser sempre a mesma coisa?! Eu sei que você pode mudar tudo, você não só pode mudar o amanhã como é capaz de superar todos esses obstáculos que vem enfrentando por anos. Por favor, acredite em si mesmo e busque ajuda, é muito importante nos abrirmos e solucionarmos nossos problemas! Nunca guarde uma dor para si mesmo, eu costumo fazer isso e sei como isso é sufocante! Por isso estou propondo, para eu e você, juntos, colocarmos para fora tudo aquilo de tóxico que há em nossos corações e solucionarmos juntos de pessoas especiais para depois nos permitirmos viver o que há de melhor em nós. Você ocupa um espaço muito especial neste mundo, eu acredito que sempre quando alguém vai embora, o mundo perde um pouco da sua essência, porque fazemos parte dele e ele faz parte de nós. Eu espero que tenho ajudado de alguma forma, e por favor, me mantenha informada…
      Você não está sozinho, qualquer coisa é só chamar 😉

      1. Olha meu texto não é um pedido de ajuda, foi apenas uma afirmação e reflexão diante de um artigo referente aos motivos que levam uma pessoa a se matar. Estou afirmando que é o que vai acontecer, e o único motivo que ainda não fiz é porque minha irmã está grávida e ela já perdeu uma criança devido ao stress, quero pelo menos evitar esse tipo de desgraça. Não que a cria dela tenha algum futuro nesse Pais, mas vai ser melhor que nascer de pais irresponsáveis que não tinham nenhuma capacidade de dar qualquer expectativa de futuro para seus filhos, igual a muitos que são empurrados nesse mundo todos os dias porque as pessoas não conseguem controlar seu desejo de se reproduzirem sem pensar nas consequências de seus atos e no futuro que podem oferecer para sua prole. E desculpe se eu pareço crítico, é que basicamente eu não acredito em Deus e tenho uma certa aversão a pessoas religiosas, eu particularmente tive horríveis experiencias com essas pessoas, são piores que os demônios que julgam combater. E quanto ao seu argumento, eu já ouvi ele de muitas pessoas, e é o típico argumento de pessoas que não sente nada a respeito da situação de outras, quase igual uma cartilha ou padrão de argumento a ser seguido. Palavras são apenas ar. Quando você vê uma foto com uma montanha coberta de neve você deve pensar como é frio lá em cima. Você já subiu nessa montanha sozinha? Você já parou no topo dela sozinha e sentiu o verdadeiro frio de estar lá em cima? Quando você sentir esse frio vai entender que não é apenas frio, e vai respeitar as pessoas que encararam ele. A escolha que fiz foi plena e se eu cheguei a essa escolha foi depois de pensar e ponderar muito, pensar nas inúmeras variáveis e concluir que é a única saída. E não existem pessoas especiais, existe apenas pessoas que nasceram nas condições corretas para se destacarem e conseguirem sucesso em seus interesses, mesmo que algumas usem outras pessoas como os blocos de construção para seus sonhos.

  5. Entrei no site para elaborar uma redação sobre o tema. O ciclo da vida existe e nunca devemos terminar esse ciclo antes do tempo que só Deus sabe quando chegará ao fim. Existe o CVV( Centro de valorização da vida) que ajuda as pessoas em lidar com o sofrimento de cometer o suicídio.

  6. Já tem um tempo que decidi sair de cena aos 59 anos de idade (hoje tenho 45). Pelo que planejo meu filho terá idade adulta e estará pronto para seguir adiante. Meus pais estarão mortos já que são idosos e terei cuidado deles até o fim. Não farei falta neste mundo para ninguém e considero a velhice muito penosa e triste, não quero ser um peso para meu filho nem quero ser abandonada/ignorada quando meu corpo ficar frágil demais para eu cuidar sozinha. Não acredito no amor ou em laços afetivos conjugais, sou solteira por escolha própria e satisfeita com esta decisão, acho que já sofri dores o suficiente neste vida para enfrentar mais a dor de ter o coração partido de novo. Preparo tudo para este momento feliz da partida e espero ansiosamente dar fim a esta dor de existência que sofro todos os dias.

    1. Me Desculpa Falar Assim Contigo, Porém a Senhora é muito egoísta, só pensa em si mesma e na dor que a senhora sente
      Já que é solteira deveria pelo menos pensar no seu filho,o que ele sentirá?,como ficará após sua morte?, aliás proposital,sabe como é ruim vc conviver toda sua vida com uma pessoa e então de repente chega a notícia daquela pessoa amada e pior ainda saber que não foi um acidente ou morte natural.
      Ele se perguntará todos os dia oque fez de errado ou como não percebeu sua depressão!, Busque ajuda profissional e acredite no AMOR sim por que ele é tão real quanto o Ar que respiramos,foi exatamente por esse tal AMOR que um cara Lindão de sua vida na cruz por você e por mim , alguns o Chama de Jesus Cristo, ele cura,ama,liberte , transforma, renova e perdoa.
      Tenta conversar com ele,se vc for totalmente sincera ele te responderá sem êxito.
      Mesmo sem te conhecer meu dever como cristã e cidadã e te amar e ajudar como puder então se precisar Estou Aqui.❤

  7. Espiritualmente falando, tudo na vida tem um começo, meio e fim. Só Deus sabe o dia de partimos, se a gente parar antes do tempo exato pra que isso aconteça, sua dor vai ser mto pior, pois vc vai sofrer, a sua alma, vai ficar vagando no vale das sombras, sofrendo, não é só se matar e acabou, nós temos alma. Eu jamais faria isso, qdo nós temos que ter uma religião, se apegamos a Deus, os problemas vão existir, mas vamos ter forças para supera-los

  8. Eu mim corto desde os meu 11 anos. Tentei suicidio umas 5 vezes. Mim lembro que a última vez tomei veneno de rato que por incrível que pareça tomei um saquinho todo junto com bebi alcoolitra e simplismente só senti uma grande ressaca. Mas ainda não desisti de tentar,sei que um dia vou conseguir. Não tenho medo da morte. Só tenho medo da vida!

    1. Mirian!

      Não sei de fato o que tem passado, mas saiba de uma coisa, Jesus te ama muito e tem muito apreço pela sua vida. Foi pago um auto preço pela sua vida, não venha desistir de vive não, pois creio que Deus só tem o melhor para você, as vezes em momentos difíceis passa coisas ruins em noção mente mas saiba que você é muito especial para Deus. Nuca se esqueça disso. Não faça isso com sua vida, pois creia que Deus pode te salvar dessa situação. Abraços. Deus te abençoe e te guarde.

    2. Olá, Mirian. Como está se sentindo hoje? Já procurou algum tipo de ajuda? Se você desejar, o “medo da vida” pode ir embora. Para todos os problemas, há sempre diversas possibilidades para resolvê-los.

    3. não faça isso não moça! Tem pessoas aqui na terra que te amam e querem seu bem! Tudo tem seu tempo, até a morte! Não antecipe-a, não desista, não é fácil, mas Deus estará sempre do seu lado, por mais que você ache que não ele cuida de você, livrando-a de todo o mal, se quiser conversar estou aqui e o Espírito Santo de Deus também, fique com Deus , graça e paz, Deus te abençoe!!!

    1. Olá, Taciara. Como você está sentindo? Concordo com você: “sempre tem um motivo”. E mais do que isso sempre há diversas possibilidades para lidar com esses problemas. Não é preciso pôr fim à própria vida. 🙂

      1. NEM SEMPRE SE SABE O MOTIVO , EU PASSEI POR UMA SEPARAÇÃO MUITO DOLOROSA A 7 ANOS , ONDE A MINHA EX FICOU COM A GUARDA DO MEU FILHO , E DESDE ENTÃO NUNCA CONSEGUI EQUILIBRAR MEUS SENTIMENTOS , EU PASSO UM TEMPO TRANQUILO MAS SEMPRE QUE EU ESTOU SOZINHO ME VEM ESSE PENSAMENTO .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.