Storytelling como técnica para produzir seus conteúdos

Poderíamos dizer que storytelling é uma contação de história, mas ela é mais do que isso.
Freelancer bearded man in t-shirt taking notes sitting at desk surrounded by books.

Você sabe o que significa a palavra inglesa storytelling? Falaremos sobre ela a seguir, e também como a técnica pode ajudar o seu espaço de atendimento presencial ou online, pela produção de conteúdo digital. Acompanhe!

 

O que é storytelling

 

Storytelling é a soma de dois termos: story = história; e telling = contar. Sendo assim, poderíamos dizer que storytelling é uma contação de história, mas ela é mais do que isso.

 

O adequado é dizer que storytelling é a arte de contar histórias que promovem inspiração. As mensagens transmitidas por ela podem se tornar inesquecíveis a quem as ouve ou lê, dependendo de sua abordagem.

 

Ou seja, não adianta ter uma excelente ideia para produção de conteúdo, se não souber como contar a história para que ela se torne marcante para o público. Sendo assim, com habilidade, pesquisa e muita prática, o storytelling pode ser o diferencial do seu espaço de atendimento psicológico, aquele a mais que as pessoas procuram.

 

Por que o storytelling é importante?

 

Você deveria utilizar essa técnica para produzir os seus conteúdos porque ela pode trazer uma série de benefícios ao seu consultório, como você confere a seguir:

 

-as histórias contadas levam o público através de uma jornada, por apresentação de tópicos bem estruturados e ideias encadeadas, como uma narrativa;

 

-as histórias geram identificação com o público, quando despertam o interesse do leitor. Isso acontece principalmente quando atinge as pessoas nas suas dores, quando elas sentem na pele o que foi abordado no conteúdo;

 

-as histórias, sendo assim, despertam emoções, nos seduzem com facilidade. É fácil transmitir uma mensagem quando o público se identifica, se sente atraído e quer saber mais sobre o que você está contando.

 

Como aplicar a estratégia em seus conteúdos

 

Todo bom storytelling deve ter mensagem, personagem, ambiente e conflito. Como você abordará os tópicos, fica ao seu critério. Porém, tenha em mente algumas considerações:

O seu conteúdo, que será publicado e compartilhado nos canais digitais, pode ser a sua história. Ela deve conter tudo o que mencionamos acima, como se fosse um filme, uma narrativa. Você também pode utilizar a contação da história como parte do conteúdo, ou até mesmo como estrutura de conteúdo, pela exploração de fatos com base em uma história.

 

Sendo assim, sugerimos que você leve o leitor por uma jornada, de um ponto a outro. Ou seja: a história precisa ter início, meio e fim, uma ordem cronológica com começo, desenvolvimento e conclusão.

 

Faça isso de maneira extremamente criativa, para seduzir o público com o que você está contando. Mantenha o foco no assunto principal, mas abuse da criatividade para contar a história. Aproveite também para criar sensações positivas, inspiradoras, com apresentação de uma solução (por exemplo, o seu serviço de psicoterapia).

 

Cuidado para não gerar resultado negativo

 

Quando o storytelling não é bem elaborado, os resultados positivos não vêm. Portanto, cuidado para não causar efeito contrário, com erros costumeiros na produção de histórias.

 

Para gerar conexão com o leitor, muitos produtores de conteúdo exageram e criam histórias romantizadas, que suavizam o conflito e mostram que tudo acontece de forma fácil. Assim, o público não se identifica com o conteúdo, porque a sua história não se encaixa nele.

 

Outro erro é a criação de personagens superficiais. Quando isso acontece, não há desenvolvimento de empatia, já que também não há identificação com o personagem; não há criação de vínculo, do ato de se colocar no lugar do outro.

 

A mensagem, sendo assim, não será transmitida como você gostaria. Ela também não pode ser curta ou direta demais, porque precisa gerar envolvimento. Gerar emoção, criar identificação.

 

Contar uma história pode não ser extremamente fácil, mas é uma estratégia que pode auxiliar você na produção de conteúdo para seu espaço de atendimento. É hora de planejar!

 

Para aprender outras formas de se comunicar melhor com pacientes em potencial e lotar a sua agenda, acesse: https://pages.opsicologoonline.com.br/plataforma-opsicologoonline

Há braços,

Carlos Costa

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn