Skip to main content
ser tímido

As Vantagens de Ser Tímido na Ditadura da Extroversão!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

ser tímido
Ser tímido está fora de moda?

As vantagens de ser tímido!

Somos todos tomados por uma errônea ideia de que a timidez está fora de moda, como se nos dias atuais ser aceito significa ser extrovertido em alto grau.

Fato este retratado aqui e ali como um recorte cultural, onde vemos que a extroversão coaduna com os atuais valores da sociedade de consumo que estamos inseridos atualmente.

Nos consultórios, o que vemos são pessoas em busca dessa inserção neste mundo dos extrovertidos.

Por se sentirem a parte, fora do contexto, diferentes e diferenciados por todos, e principalmente por eles mesmos. Ser Tímido

O culto à extroversão tornou-se uma marca a ser alcançada, marca essa que garante que todos os seus portadores podem ficar seguros quanto ao futuro de suas vidas.

Pois as portas hão sempre de estar abertas para o ingresso daqueles que são expansivos, comunicativos, sociáveis, e por aí vai…

O tímido não consegue deixar de cultuar aquele outro que parece aberto ao mundo, que é avido de contatos, que é confiante, que brilha e adapta-se fácil a qualquer ambiente.

Ser Tímido Estes são os maiores sonhos de consumo que o tímido tem, mas não os revela a ninguém.

 

Mas o que o ele realmente tem que compreender, é que ser desse jeito mais introvertido, não faz parte de uma escolha.

É uma característica como outra qualquer.

Ou é uma maneira de ser que ele, o tímido, jamais teria optado para si mesmo.

Tendo estreito contato com ambas as características no meu consultório, visitando as inúmeras possibilidades que cada uma delas pode oferecer e ser,  percebo que os tímidos “perdem” para os extrovertidos.

Apenas no que diz respeito à sua pouca capacidade de leitura quanto aos seus inúmeros atributos, tanto latentes, quanto aqueles conteúdos não vistos por eles, e que gritam para serem notados e  prontamente reconhecidos e aceitos por aqueles que estão ao seu redor.

Talvez o extrovertido tenha chegado através dos atalhos, da menor resistência, do menor número de entraves, ao tão esperado reconhecimento alheio e ao auto reconhecimento.

Ser Tímido Mas o tímido precisa de mais tempo de auto escuta, que o possibilite a ver o quão seus atributos oriundos de um tempo maior de reclusão consigo mesmo, fizeram com que pudesse desenvolver uma grande intensidade interior, capaz de gerar grande potencialidade intelectual e criativa.

 

Mas haja tempo e sofrimento até chegar a tamanha descoberta…

Sempre gostei de observar a vida, as pessoas ao meu redor, e como uma boa tímida que era, cultuava meus ídolos desgarrados, extrovertidos, para fora de si.

ser tímido
Ser tímido é voltar-se para si!

Achava os mesmos o máximo, pois sabiam fazer e dizer coisas com uma naturalidade que me comoviam.

Com o passar do tempo, meu culto à eles foi-se indo, junto com a certeza de que eu era uma tímida convicta.

Observando pessoas que me adicionavam de alguma forma, que brilhavam que exalavam sabedoria e emanavam sentimentos positivos, verifiquei que na grande maioria, essas pessoas portavam a tal característica de voltar-se para dentro de si, característica essa tão absolutamente vivida pelos tímidos.

Parece que a riqueza da alma e do ser se faz no silêncio. Ser Tímido

Ou é preciso lutar muito para se chegar neste lugar de quietude e de vivência interna que os tímidos já estão tão bem familiarizados.

Apesar da “ditadura da extroversão” nos dias atuais, parece que o movimento tem ido no sentido oposto.

Ser Tímido Para um caminho de interiorização, de autoconhecimento, de meditação, e muitas outras práticas que visam fazer com que o indivíduo desligue a sua tomada externa.

 

E plug sua tomada dentro de si, visando um aumento de sentimentos e uma revalidação de valores, neste mundo tão confuso, tão sem dono e sem lei.

Viva a introversão e viva os tímidos também!!!

Recomendo que você leia também: A Arte de Viver a Vida: Viver é Raro, a Maioria das Pessoas Apenas Existe!

Lilian Moura

lilian mouraLílian Moura é Psicóloga com especialização em Psicanálise, Terapia Sistêmica de Família e Casal, Neurociência e Filosofia.

Realiza atendimentos individuais para famílias, adultos e adolescentes no Rio de Janeiro/RJ e orientação psicológica online para todo o Brasil.

Contatos via WhatsApp: (21) 981228317

Consultório : (21 )- 25530855

E-mail: lilianmourapsi@gmail.com

Site: http://www.psicanaliseetudomais.com.br

 

 

Compartilhe esse artigo!

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.