As Vantagens de Ser Tímido na Ditadura da Extroversão!

ser tímido
ser tímido
Ser tímido está fora de moda?

As vantagens de ser tímido!

Somos todos tomados por uma errônea ideia de que a timidez está fora de moda, como se nos dias atuais ser aceito significa ser extrovertido em alto grau.

Fato este retratado aqui e ali como um recorte cultural, onde vemos que a extroversão coaduna com os atuais valores da sociedade de consumo que estamos inseridos atualmente.

Nos consultórios, o que vemos são pessoas em busca dessa inserção neste mundo dos extrovertidos.

Por se sentirem a parte, fora do contexto, diferentes e diferenciados por todos, e principalmente por eles mesmos. Ser Tímido

O culto à extroversão tornou-se uma marca a ser alcançada, marca essa que garante que todos os seus portadores podem ficar seguros quanto ao futuro de suas vidas.

Pois as portas hão sempre de estar abertas para o ingresso daqueles que são expansivos, comunicativos, sociáveis, e por aí vai…

O tímido não consegue deixar de cultuar aquele outro que parece aberto ao mundo, que é avido de contatos, que é confiante, que brilha e adapta-se fácil a qualquer ambiente.

Ser Tímido Estes são os maiores sonhos de consumo que o tímido tem, mas não os revela a ninguém.

 

Mas o que o ele realmente tem que compreender, é que ser desse jeito mais introvertido, não faz parte de uma escolha.

É uma característica como outra qualquer.

Ou é uma maneira de ser que ele, o tímido, jamais teria optado para si mesmo.

Tendo estreito contato com ambas as características no meu consultório, visitando as inúmeras possibilidades que cada uma delas pode oferecer e ser,  percebo que os tímidos “perdem” para os extrovertidos.

Apenas no que diz respeito à sua pouca capacidade de leitura quanto aos seus inúmeros atributos, tanto latentes, quanto aqueles conteúdos não vistos por eles, e que gritam para serem notados e  prontamente reconhecidos e aceitos por aqueles que estão ao seu redor.

Talvez o extrovertido tenha chegado através dos atalhos, da menor resistência, do menor número de entraves, ao tão esperado reconhecimento alheio e ao auto reconhecimento.

Ser Tímido Mas o tímido precisa de mais tempo de auto escuta, que o possibilite a ver o quão seus atributos oriundos de um tempo maior de reclusão consigo mesmo, fizeram com que pudesse desenvolver uma grande intensidade interior, capaz de gerar grande potencialidade intelectual e criativa.

 

Mas haja tempo e sofrimento até chegar a tamanha descoberta…

Sempre gostei de observar a vida, as pessoas ao meu redor, e como uma boa tímida que era, cultuava meus ídolos desgarrados, extrovertidos, para fora de si.

ser tímido
Ser tímido é voltar-se para si!

Achava os mesmos o máximo, pois sabiam fazer e dizer coisas com uma naturalidade que me comoviam.

Com o passar do tempo, meu culto à eles foi-se indo, junto com a certeza de que eu era uma tímida convicta.

Observando pessoas que me adicionavam de alguma forma, que brilhavam que exalavam sabedoria e emanavam sentimentos positivos, verifiquei que na grande maioria, essas pessoas portavam a tal característica de voltar-se para dentro de si, característica essa tão absolutamente vivida pelos tímidos.

Parece que a riqueza da alma e do ser se faz no silêncio. Ser Tímido

Ou é preciso lutar muito para se chegar neste lugar de quietude e de vivência interna que os tímidos já estão tão bem familiarizados.

Apesar da “ditadura da extroversão” nos dias atuais, parece que o movimento tem ido no sentido oposto.

Ser Tímido Para um caminho de interiorização, de autoconhecimento, de meditação, e muitas outras práticas que visam fazer com que o indivíduo desligue a sua tomada externa.

 

E plug sua tomada dentro de si, visando um aumento de sentimentos e uma revalidação de valores, neste mundo tão confuso, tão sem dono e sem lei.

Viva a introversão e viva os tímidos também!!!

Recomendo que você leia também: A Arte de Viver a Vida: Viver é Raro, a Maioria das Pessoas Apenas Existe!

Lilian Moura

[thrive_leads id=’498′]

lilian mouraLílian Moura é Psicóloga com especialização em Psicanálise, Terapia Sistêmica de Família e Casal, Neurociência e Filosofia.

Realiza atendimentos individuais para famílias, adultos e adolescentes no Rio de Janeiro/RJ e orientação psicológica online para todo o Brasil.

Contatos via WhatsApp: (21) 981228317

Consultório : (21 )- 25530855

E-mail: lilianmourapsi@gmail.com

Site: http://www.psicanaliseetudomais.com.br

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 3 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura.

Artigos recentes