Skip to main content
ser livre

Ser Livre: Seja Espectador, Ator Principal e Diretor Desse Espetáculo!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Ser Livre

Ser Livre Ao longo de alguns anos como psicóloga, escutando as pessoas falarem sobre as mais diversas maneiras de como desenham e constroem suas relações, sempre despertou minha atenção e desejo pela busca de compreender e sentir estas.

Assim, são as relações, suas infinitas possibilidades e maneiras que estas permeiam nossas vidas que abordarei em meus textos.

Contudo, antes de nos relacionarmos com os outros, temos um desafio maior e amedrontador para muitos ou quase todos que é se relacionar com você mesmo!

Sendo justamente essa relação o alicerce para as outras. Ser Livre

E o único elemento que permite esse encontro consigo é a liberdade.

Ser livre requer uma imensa coragem e uma intensa vontade.

Muitos dizem: “Eu faço o que quero”, “Não me importo com o que dizem”, entre tantas outras frases já formuladas de autoafirmação.

Mas se você se considera livre qual a necessidade então de dizeres tão clichês?

Para que ou para quem precisa se afirmar? Te convido a pensar sobre estas questões.

Quem pensa por si só é livre e ser livre é coisa muito séria.

Renato Russo

Aí que está! Aprender a ser livre requer um encontro sincero, autentico e real com uma única pessoa, afinal ela é a maior fonte de crença ou descrença em você.

Ela é você mesmo.

Essa grande e entorpecente aprendizagem não segue uma receita pronta ou muito menos é uma tarefa fácil.

Não existe um botão que se aperte e tudo está pronto, é justamente ao contrário: é um movimento muitas vezes ambíguo, confuso, desastroso e desorganizado.

É um território desconhecido e intrigante. Ouvimos tanto use, compre, tenha, seja!

Romper com essas fórmulas prontas e engessadas é traçar uma rota para chegar a sua forma única de ser.

Relacionar-se consigo ainda é pouco explorado, quase nunca falado, entretanto é a possibilidade de olhar e perceber o mundo pelas minhas próprias janelas e não as dos outros, ou mais distante ainda, se desfazer de janelas que insistem que eu utilize-as.

Ser livre permite que você seja espectador, ator principal e diretor desse espetáculo único que é ser você.

ser livre
ser livre

Penso que possa estar se perguntando: o que é essa liberdade? Como é ser livre?

Primeiramente é de extrema importância  entender que a sua liberdade é única, é algo íntimo e essencialmente seu.

Ser livre é ter várias possibilidades de escolhas, sendo todas suas e intransferíveis, estando estas ao seu alcance para serem utilizadas e desfrutadas, independente de qualquer outro elemento, opinião ou pessoa.

Recomendo que você leia também: A Arte de Viver a Vida: Viver é Raro, a Maioria das Pessoas Apenas Existe!

É agir sem se esconder atrás de uma máscara ou personagem, escolhendo seguir o seu próprio caminho, se desfazendo da criação, opinião e expectativas próprias e dos outros. 

Empoderar-se da ação e pensamento de que faço minhas escolhas, piso em minhas incertezas, tornando-me mais dono de mim, aceitando minha individualidade, minha maneira de ser, construindo um ser único e verdadeiro.

Ser livre é visitar seu mundo interno quantas vezes quiser e quando quiser, descobrindo e redescobrindo em si seus medos, alegrias, dores, angustias, nostalgias, prazeres, se encarando e escancarando, se reconhecendo e se conhecendo autenticamente.

Ser livre é deixar de temer seus pensamentos e sentimentos mais íntimos e até mesmo ainda desconhecidos, permitindo que eles existam,  que sejam sentidos e vivenciados, tendo mais consciência sobre todos estes.

Quando essa nova forma começa a ecoar, ainda em meio a uma confusão do que é novo e diferente, a recém-conquistada autonomia é percebida em ações do tipo: ‘‘Não sei o que vou fazer, mas vou fazer’’ ou ‘‘Estou sentindo medo, então vai com medo mesmo’’.

Dar força, acreditar naquilo que você está elaborando é uma das mais potentes formas de ser livre.

Uma liberdade que se usa de forma transparente, corajosa e destemida para viver, construindo assim seu próprio desenvolvimento e articulações diante da infinita tarefa de ser humano, seja na relação com os outros, mas acima de tudo, na relação consigo mesmo.

Karina Nuevo

karinaKarina Nuevo é Psicóloga (CRP 96.094) e Arteterapeuta (AATESP 329/0516). Atua na área clínica com crianças, adolescentes e adultos.

Ministra palestras e vivências em Arteterapia.

Apaixonada pelas imensas possibilidades que a Psicologia e a Arteterapia oferecem, acreditando sempre na saúde emocional e desenvolvimento do ser humano e de suas relações.

Contatos:

E-mail: psicóloga.karinanuevo@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/karinanuevopsi/

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.