Skip to main content
Sentimentos Negativos

Sentimentos Negativos Fazem Parte da Felicidade: Saiba Aqui o Motivo

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Sentimentos Negativos

Nesta semana eu postei uma frase nas redes sociais que acabou viralizando e isso me chamou atenção para uma reflexão:

O quanto estamos reprimindo as nossas emoções, e o quanto isso é prejudicial para a saúde mental, emocional e física.

A frase foi a seguinte: “Não poste alegria, quando na verdade há tristeza. Acolha a tristeza, permita-se conhecê-la.”

Há muito tempo o ser humano busca pela felicidade, mas na atualidade essa busca é a qualquer preço. Sentimentos Negativos

Mas ele não compreende que ser feliz não o isentará de ter que lidar com problemas, não significa estar livre das adversidades que a vida certamente lhe apresentará.

Segundo Paul Ekman(1995), psicólogo americano, pioneiro nos estudos das emoções e expressões faciais, o ser humano ao nascer vem ao mundo com seis emoções básicas, sendo quatro delas negativas (raiva, medo, tristeza e nojo), uma positiva (alegria) e uma neutra (surpresa).

Indícios (crianças cegas e surdas de nascimento apresentam as expressões citadas) comprovam que as expressões faciais são inatas e não aprendidas socialmente.

Sendo assim o nosso circuito de emoções contempla mais emoções negativas do que positivas e isso faz com que as reações emocionais às situações desagradáveis e às ameaças sejam mais facilmente percebidas que as situações prazerosas e às oportunidades.

Sentimentos Negativos E o que a Psicologia Positiva nos traz como alternativas para aprendermos a lidar com as emoções?

Sentimentos Negativos
Como lidar com os sentimentos negativos?

Barbara Fredrickson, psicóloga PhD e pesquisadora sobre emoções positivas há mais de vinte anos estuda as emoções positivas, ou positividade, como ela se refere, trazendo em seus estudos em primeiro lugar que a negatividade e a positividade são importantes.

Ou seja, não há como eliminar a negatividade uma vez que ela serve como referência para que possamos distinguir situações boas ou ruins, serve também como um recurso para nos protegermos quando estamos diante de algum risco ou perigo. Sentimentos Negativos

O medo é um exemplo de emoção negativa e que tem a função de nos proteger, aqui nos referimos ao medo em caráter protetor e não o patológico.

Em seus estudos Fredrickson descobriu também que as emoções positivas tem um papel importante fortalecendo nossos recursos intelectuais, sociais e físicos, criando assim reservas para que quando estivermos diante de oportunidades e ameaças. Sentimentos Negativos

Sentimentos Negativos As emoções positivas aumentam a imunidade, a criatividade, possibilitam a construção de recursos físicos e psicológicos a serem usados no futuro, expande o foco de atenção, melhoram a solução de problemas e facilitam a interação social.

Sentimentos Negativos
Sentimentos Positivos trazem diversos benefícios!

Barbara sugere em sua Teoria das Espirais que podemos ampliar o repertório de emoções positivas em relação às negativas, ou seja, a cada emoção negativa que vivenciarmos que devemos praticar três emoções positivas.

Isso faz com que possamos diminuir a intensidade da negatividade e ampliemos a sensação de positividade. Sentimentos Negativos

Na prática precisamos fazer uso das seguintes emoções positivas: alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração, admiração e amor (esta emoção contempla todas as demais emoções citadas).

Procure praticar atividades de forma intencional, que levem você a experimentar as emoções positivas acima mencionadas e verás que o seu dia a dia poderá lhe surpreender.

Recomendo que você leia também: Psicologia Positiva: A Ciência da Felicidade. Saiba Mais Aqui!

Somos os idealizadores do Ponto Mutação – Desenvolvendo Potenciais, psicólogos positivos Rafael Garcia Oliveira(CRP 07/16242), especialista em avaliação psicológica e em psicologia positiva e Cláudia Maria Pedroso Dias(07/20397) psicóloga clínica e coach, Somos também palestrantes, escritores, apaixonados pela Psicologia Positiva.​ Atuamos em Porto Alegre/RS atendimentos de adultos(individual e casal) e orientação psicológica online para todo Brasil.

Site: www.pontomutacao.com.br

Instagram >> Twitter >> Facebook >> @Pontomutacao

Youtube: http://bit.ly/PontoMutaçãoYoutube

E-mail: contato@pontomutacao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.