Relacionamento Interpessoal
O relacionamento interpessoal é o fator que mais causa estresse no ambiente de trabalho.
É comum escutar de algumas pessoas, “meu santo não bateu com o dela”, este julgamento em alguns casos ocorre sem nem ao menos a pessoa ter conhecido a outra. E porque isso ocorre?
A modernidade e o individualismo são fatores que colaboram para dificultar o relacionamento interpessoal.
A modernidade por vezes quer responder as necessidades humanas, impondo uma grande valorização para tudo aquilo que se concentra no material, ela extrai tudo que a terra tem de valor, colocando a natureza à deriva dos desejos humanos.
Já o individualismo ao vivenciar um esgotamento da modernidade, dá margem a um sentimento de angústia e desencantamento com o mundo. Relacionamento Interpessoal
Vamos nos fechando em casulos e nos transformamos em seres que olham apenas o seu próprio umbigo, colocando os nossos desejos a frente de tudo.
Para alguns teóricos devemos construir relações amorosas, e alguns acreditam que o relacionamento interpessoal proporciona este tipo de relação.
No ambiente de trabalho alguns conflitos podem se originar em decorrência do relacionamento interpessoal, já que todo ser humano tem seus valores e sua personalidade, que podem ser diferentes de outras pessoas.
O fato do individualismo prejudicar o relacionamento interpessoal ocorre pelo fato de colocarmos o nosso desejo acima de tudo.
Para lidar com este individualismo que nos aprisiona em casulos, devemos nos autoconhecer para que o processo de transformação possa ocorrer, necessitamos estar apoiados em nossos valores, caso o contrário caímos na tentação da modernidade dando apenas prioridade ao material.
Alguns fatores podem prejudicar o relacionamento interpessoal no trabalho, são eles;
- O desejo pessoal de cada um.
- Fazer o correto X fazer o que deseja.
- Trabalhar em equipe X trabalhar sozinho.
- Boa comunicação X conversas paralelas/cruzadas.
- Não olhar para o outro como um amigo e sim como um adversário.
Saber lidar com o seu desejo é fundamental, você deve ter o autocontrole da sua vida e do que é permitido nela, principalmente quando este desejo corrompe algum valor ético.
Leia Também: Como Ser um Bom Líder e Lidar Com a Pressão?
Fazer o correto é diferente de fazer o que se deseja, agir corretamente nos proporciona consciência limpa e automaticamente abrimos portas para o nosso reconhecimento profissional.
Trabalhar em equipe pode ser dificultoso quando não se tem comunicação, é neste momento que preferimos ficar sozinhos.
Mas lembre-se o individualismo exacerbado te limita ao crescimento e a transformação.
Ter uma boa comunicação é primordial, mas realizar conversas paralelas podem denegrir sua imagem dentro da corporação. Relacionamento Interpessoal
Outro fato é olhar para o outro como inimigo, ninguém que pense diferente de você deve ser visto como inimigo, principalmente dentro da organização, este pensamento diferente pode render vários projetos significativos para a empresa.
Leia Também: Identidade do Trabalhador e o Sofrimento Psíquico no Trabalho
Saber ouvir a opinião dos seus colegas de trabalho é essencial, saber valorizar o outro é um ato de grandeza, e lembre-se de que você cresce quando se relaciona positivamente permitindo assim a transformação.
Liberte-se saia do casulo e mostre o que você é capaz!
[thrive_leads id=’498′]
Gabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484), pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências. Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.
Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.
Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416
E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com
Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional