Relacionamento Familiar: Como Lidar Com os Conflitos?

Relacionamento Familiar

CONFLITOS NO RELACIONAMENTO FAMILIAR

Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família.

Benjamin Franklin

Os relacionamento familiar é sempre muito importante para nossas vidas.

E conviver na mais plena harmonia é o ideal para qualquer relacionamento, pois sempre idealizamos e sonhamos com bons relacionamentos e isso não poderia ser diferente com o relacionamento familiar.

A família forma a base para um desenvolvimento social da pessoa, pois é nesse ambiente de relacionamento familiar onde serão desenvolvidas as estruturas psíquicas do ser humano, assim favorecendo para a identidade individual e um certo amadurecimento pessoal para estarmos mais aptos a lidar com as dificuldades.

Quando adquirimos uma base familiar mais sólida, fica mais fácil para encarar os desafios e conflitos familiares, que sabemos que são inevitáveis.

No decorrer das nossas vidas, devemos estar preparados para enfrentar os desafios que surgem na vida, pois existem obstáculos, que geram frustrações e desilusões e isso também ocorre no relacionamento familiar.

Mas para cada barreira encontrada, deve-se tirar um grande proveito e aprendizagem com a situação, pois isso nos servirá para o nosso crescimento pessoal.

Agora pensando nos relacionamentos familiares, eu te pergunto: Você nunca passou por um conflito familiar?

Aposto que sua resposta foi afirmativa, pois quem nunca passou por conflitos com seus próprios familiares?

relacionamento familiar Divergências de opiniões levam a grandes conflitos!

Já os pais têm uma grande missão na educação dos filhos, pois devem transmitir diversos valores como amor, respeito, solidariedade e tudo mais que lhes cabem para uma educação adequada para a construção da personalidade do indivíduo.

E os filhos?

Muitos não concordam com as ideias dos pais por vários motivos pessoais, isso gera uma grande preocupação dos pais e consequentemente levam a conflitos familiares.

relacionamento familiar Mas como lidar com esses conflitos?

Sempre digo que o remédio mais eficaz é o diálogo, porque aproxima e proporciona uma melhor união familiar.

Quando os problemas não são enfrentados e ficam mal resolvidos, poderá levar a um distanciamento familiar, prejudicando o emocional das pessoas desta família.

O diálogo deve ser um momento de troca, entre fala e escuta.

Tanto pais como filhos, querem defender seus pontos de vista e se blindam na escuta do outro, mas é fundamental, escutarmos atentamente o que as pessoas pensam a nosso respeito, para com isso possamos fazer um momento de reflexão e analisar a nossa postura.

Agora eu te pergunto:

Você está realmente disposta a dialogar com sua família?

E com isso refletir nas suas atitudes?

Que tipos de problemas levam a esses conflitos familiares?

Existem muitas dificuldades que levam a esses conflitos, como por exemplo:

  • desrespeito das diferenças individuais,
  • excesso de brigas que levam a desentendimentos,
  • violência doméstica,
  • problemas que nunca são falados e ficam ocultos por falta de diálogo
  • e uso abusivo de álcool e drogas.

relacionamento familiar É claro, que lidar com tudo isso é uma tarefa muito difícil e trabalhosa, mas possível.

Relacionamento Familiar
Relacionamento Familiar

Jamais se afaste dos seus familiares, pois quando enfrentar alguma dificuldade, só podemos contar realmente com o apoio familiar, por isso é importante estimular sempre o diálogo. 

Seja sincero consigo mesmo e com a família, por pior que seja a verdade, lembre-se também da empatia, que é a capacidade de colocar-se no lugar do outro para ver como você se sentiria em determinada situação.

Sabemos que as pessoas são diferentes, pensam de maneiras diferentes, então aprenda a reconhecer e respeitar essas diferenças individuais de cada familiar.

E você tem a capacidade de reconhecer seus próprios erros?

Encare de frente seus problemas, tente resolvê-los da melhor maneira possível e acima de tudo aprenda com os seus deslizes para não cometer os mesmos erros.

Seja sempre flexível e aberto a rever sua postura. relacionamento familiar

Não ache que as atitudes dos seus familiares são sempre contra você, não fique na defensiva, não leve tudo tão a sério, aprenda a relevar mais para que não tenha tanto desgaste emocional.

Aprenda a ser mais tolerante com os demais.

Para tudo isso é fundamental, estar atenta as suas atitudes e acima de tudo ter bom senso, respeitando a si mesma e aos seus familiares.

Não fique com olhar em aspectos negativos, aprenda a pensar mais positivamente, pois acredite, sempre existe um lado bom nas situações em que poderemos tirar um grande aprendizado.

Acredito que o objetivo de cada família é sempre ir em busca de um relacionamento familiar saudável e com qualidade, ao menos deveria ser e temos que lutar por isso, que refletirá na nossa própria sociedade.

Na família pode ocorrer conflitos entre casal, entre pais e filhos e principalmente entre os irmãos.

Quem nunca viu ou mesmo participou de brigas entre irmãos?

Geralmente ocorrem em uma determinada época da vida e através da união familiar poderá ser bem mais fácil de ser superado.

Por isso é primordial o investimento nesses laços familiares, que tenha como base o amor, respeito, privacidade e respeitando sempre a individualidade.

relacionamento familiar Os vínculos afetivos devem ser a base de tudo, mas o mais importante é sempre estar disposto a buscar o equilíbrio para evitar esses conflitos familiares.

Temos que aprender a lidar com as pessoas, porque somos diferentes, reagimos de maneiras diferentes em diversas situações da vida.

Com tudo isso, podemos tirar excelentes aprendizados, mas ter um pouco de conflito, não é totalmente ruim, temos que estar abertos a tudo isso. 

Na verdade, pode até ser bom, desafiador, porque afinal todos querem ter o direito da fazer suas próprias escolhas.

Lembre-se que a sua liberdade termina quando começa a do outro, por isso deve-se ter claro alguns princípios básicos e éticos.

Afinal todos querem ter o direito de fazer suas escolhas, mas para isso acontecer, deve-se conquistar e ir em busca de alguns pontos.

Conquistar um espaço para sua privacidade, respeitando sempre a individualidade de cada um, afinal você também quer ter seus direitos garantidos e com tudo isso almeja a autonomia.

Caso esteja muito difícil lidar com esses conflitos familiares, proponho uma psicoterapia para que consiga administrar melhor determinadas situações.

Uma alternativa bem significativa, seria uma psicoterapia familiar, mas todos devem estar de acordo, que ajudará a encontrar um ponto de equilíbrio para o bom funcionamento dessa dinâmica familiar.

Lembre-se!

Expresse sempre seus sentimentos e pensamentos para conseguir paz nesse convívio familiar.

Recomendo que você leia também: Conflitos Nos Relacionamentos: Como Conviver Com Eles

[captura]

Paula Espíndola é Psicóloga clínica CRP 06/50889. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional Experiência em atendimentos sobre quaisquer relacionamentos, principalmente os relacionamentos amorosos.

Respondendo perguntas  no Canal do Youtube PAULA ESPÍNDOLA PSICÓLOGA sobre relacionamentos feitas através das redes sociais, a seguir:

http://insightpsique.com.br

https://www.insightpsiqueonline.com.br/

https://www.facebook.com/Insightpsique/

https://www.instagram.com/paulaespindolapsicologa

https://www.youtube.com/channel/UCsAhzuEEAIuXFRt4Uymn6sg

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 3 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura.

Artigos recentes