Skip to main content
Tomates verdes fritos

Qual o Valor de Uma Amizade Verdadeira?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Esse foi o meu principal pensamento após assistir o filme Tomates Verdes Fritos, um excelente filme que traz diversas cenas que alimentam nosso pensar e nosso instinto reflexivo. O filme traz diversas situações problemas em que a amizade se mostra essencial para superá-las.

Tomates Verdes Fritos é um filme de 1991, aparentemente despretensioso, do diretor Jon Avnet, mas  com muita leveza e simplicidade nos coloca atentos diante do mesmo, esperando ansiosamente pelo desfecho das situações que ocorrem.

Qual o Valor de Uma Amizade Verdadeira?

O filme traz diversas cenas para se pensar preconceitos, valores e moral social, cenas de violência contra a mulher, racismo, assassinato, etc. Mas o que mais chama a atenção, independente da situação, é como a amizade está sempre presente, independente do momento difícil pela qual as personagens estejam passando.

“Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.”

Francis Bacon

Em cada uma dessas situações citadas acima a amizade esteve presente, e apesar das dificuldades, o valor da amizade, o saber que tem alguém em quem se pode confiar, foram cruciais para a superação de todas as situações problema que o filme traz.

Tomates verdes fritos filme
As 4 personagens principais do filme Tomates Verdes Fritos. Em pé Ruth e Idge, sentadas Evelyn e Ninny.

Algo a se pensar, o filme traz uma senhora (Ninny) que conta uma situação vivida no passado por Idge (Mary Stuart) e Ruth (Mary-Louise Parker) a uma pessoa desconhecida (Evelyn). Ninny e Evelyn acabam se tornando amigas, por conta da história que Ninny conta a Evelyn, e essa história potencializa a vida de Evelyn que vinha passando por um momento de crise no relacionamento e em sua forma de levar a vida;

Nessa história podemos obervar todo o valor que existe em uma amizade, o companheirismo, a dedicação, o apoio, e principalmente o se divertir e estar feliz em estar com uma pessoa que você pode considerar um verdadeiro amigo.

Ninny, ao contar sua história a uma desconhecida, acaba ganhando uma nova amiga, isso nos mostra que em nossas vidas, independente da idade que tenhamos e onde estamos, nós sempre podemos fazer novas amizades, e essas novas amizades podem dar uma guinada em nossas vidas, trazer novos valores e novos sentimentos. Podem trazer coisas que vem pra somar em nós, e fortalecer um novo laço de amizade e confiança.

Espero que gostem da indicação, e deixo aqui uma questão disparadora para reflexão: Você tem um verdadeiro amigo em quem realmente pode confiar? E você tem se permitido conhecer pessoas e fazer novas amizades? vale a pena refletir!

Se você gostou dessa indicação cadastre-se no site para receber conteúdo em primeira mão, siga-nos nas redes sociais e compartilhe esse artigo! 

Para Atendimento Psicológico Online Clique Aqui!

 

2 thoughts to “Qual o Valor de Uma Amizade Verdadeira?”

  1. Amigos verdadeiros são pouco, e só os reconhecemos quando passamos por dificuldades, os verdadeiros ficam ao nosso lado e os outros se vão…

    Mas os que ficam, ah estes sim, são para toda uma vida!

    Adorei seu blog, continue fazendo lindas postagens.

    Abraços,

    Patricia
    Oficina de Cestas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.