Skip to main content
Psicologia Positiva

Psicologia Positiva: Um Novo Olhar Para a Psicologia e Para a Vida!

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Psicologia Positiva!

O que vale a pena, uma vida competente ou uma vida feliz?

Cada vez mais temos presenciado uma população que não tem noção para onde está indo.

Que não encontra um real propósito para si e acaba adoecendo com transtornos de ansiedade, depressão e desamparo.

É chegada a hora de rever nossos valores, antes focados em dinheiro, status e bens acumulados, para encontrar uma vida de significado, de satisfação.

Adultos que não sabem lidar com as frustrações, que tem medo para seguir em frente e terminam por procrastinar seus próprios sonhos.

O que será que vale mais a pena, uma vida onde se é competente ou fazer algo que tenha maior sentido e prazer pelo que se faz?

O fato de não darmos atenção a como pensamos, como sentimos nossas emoções e lidamos com as relações criam um ambiente propício ao caos.

O sofrimento é inevitável na vida de qualquer um, mas é preciso vencer certas barreiras internas e externas, revalidando novas crenças pessoais.

Como posso saber se sou feliz?

Em que momento me torno um ser feliz?

Afinal onde está a felicidade?

É possível ser feliz e bem-sucedido ao mesmo tempo?

Para responder essas perguntas, a ciência da psicologia evoluiu no campo da pesquisa referente aos aspectos positivos do ser humano, sem negar os problemas que acometem as pessoas, mas potencializando o que temos de melhor, nossas qualidades, nossas habilidades e talentos, nossas forças de caráter e nossas relações e organizações como um todo.

Nasce em meados de 2000 a Psicologia Positiva, focada tanto nos pontos positivos e negativos, quanto consertar o que há de problema, mas principalmente auxiliar na busca para uma vida mais gratificante.

Marting Seligman e Csikszentmihalyi publicaram, na American Psychologist, um artigo intitulado “Positive Psychology: an introdution.” em que afirmam que após a Segunda Guerra Mundial a psicologia se preocupou apenas em curar e reparar danos.

O objetivo da Psicologia Positiva é de promover um ajuste no foco da psicologia para que aspectos saudáveis também recebam atenção.

Psicologia Positiva
Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva estuda os fatores e processos que levam a emoções positivas, comportamentos virtuosos e melhor desempenho de indivíduos e grupos.

O diferencial, é que muitos livros de autoajuda prometem mais do que oferecem, porque pouco deles estão sujeitos a um teste rigoroso de metodologia científica.

Já os conceitos e escalas apresentadas pela psicologia positiva permeiam os processos acadêmicos, desde concepção até publicação, embora sejam menos grandiloquentes, fazendo poucas promessas, os exercícios propostos são comprovados em sua eficácia.

Podemos aplicar a psicologia positiva em diversas áreas de nossa vida, como na escola, na vida pessoal e no trabalho.

Quando nos permitimos ao autoconhecimento de nossas habilidades, valores e pontos fortes, podemos descobrir como sermos mais eficazes, pois todos temos características que podem trazer melhores resultados inclusive para as organizações.

Ser apenas competente não significa no mundo atual que terá sucesso, mas realizar alguma atividade que se sinta engajado e motivado sem dúvida trará uma sensação de completude, maior significado e satisfação.

A psicologia positiva permanece com ideias acessíveis e teorias utilizáveis, além de técnicas simples e dicas que funcionam.

A felicidade não é algo que acontece, nem por sorte ou ao acaso, mas depende de como interpretamos os acontecimentos, ou seja, na capacidade de controlar o conteúdo de nossa consciência.

Para se ter uma ideia mais clara, pesquisas mostram também que os melhores momentos de experiência de nossas vidas acontecem quando temos o corpo ou a mente completamente empenhados num esforço voluntário para realizar algo difícil e que valha a pena.

Psicologia Positiva
Psicologia Positiva

Adquirir controle não é fácil e às vezes pode ser doloroso, mas com o tempo e as vivências que irá experimentar te dará uma sensação de controle e domínio.

Nestes casos é possível experimentar um estado no qual as pessoas estão de tal maneira mergulhadas em uma atividade que nada mais parece ter importância.

A experiência em si é tão agradável que as pessoas a vivenciariam mesmo pagando um alto preço, pelo simples prazer de sentí-la.

Os pilares da psicologia positiva são em nível:

  • subjetivo,
  • onde se estuda as emoções positivas,
  • o bem-estar,
  • contentamento,
  • satisfação de vida,
  • esperança,
  • otimismo,
  • engajamento,
  • flow
  • e felicidade.

No nível individual, estudamos os traços positivos como:

  • a capacidade de amar,
  • coragem,
  • habilidades interpessoais,
  • sensibilidade estética,
  • perseverança,
  • perdão,
  • abertura,
  • espiritualidade,
  • talentos e sabedoria.

E no nível de grupo, se estuda:

  • as instituições positivas,
  • que incluem as virtudes cívicas,
  • melhoria da prática da cidadania,
  • responsabilidade,
  • altruísmo,
  • civilidade,
  • moderação,
  • tolerância
  • e trabalho com ética.

E por último, o nível dos relacionamentos positivos, fundamentado em estudos sobre o bem-estar subjetivo onde pessoas mais sociáveis são mais felizes.

Portanto, a psicologia positiva é uma ciência que chegou para acrescentar inúmeros estudos e fortalecer o que temos de melhor, elucidando as qualidades, identificando o que vale a pena, o que vai bem na vida.

Psicologia Positiva
Psicologia Positiva

Um movimento da psicologia que cria oportunidades de florescimento humano.

Comece você também por descobrir suas forças de caráter, suas virtudes pessoais.

Existe, disponível na internet, de forma gratuita, um teste no site: www.viame.org para medir nossas forças, observando que você poderá colocar em português e receberá o resultado em seu e-mail.

Faça a diferença em sua própria vida, seja mais feliz, busque maior plenitude e encontre o significado que faça sentido para sua existência.

É possível, dá trabalho.

Continuar nossa jornada fazendo exatamente o que já estamos fazendo, sem se permitir realizar nada de novo, é uma receita perfeita para o problema.

Mudar requer ação, felicidade requer atitude, portando chegou a hora de cuidar dos seus pensamentos, suas ações e potencializar o que tem de melhor, viver momentos significativos e poder chegar ao final do caminho com a sensação de tudo que fez valeu cada segundo.

Venha para a Psicologia Positiva, descubra seu melhor e o melhor dos que vivem em sua volta.

O mundo agradece.

Rafa e Cláudia

Somos os idealizadores do Ponto Mutação – Desenvolvendo Potenciais, psicólogos positivos Rafael Garcia Oliveira(CRP 07/16242), especialista em avaliação psicológica e em psicologia positiva e Cláudia Maria Pedroso Dias(07/20397) psicóloga clínica e coach, Somos também palestrantes, escritores, apaixonados pela Psicologia Positiva.​ Atuamos em Porto Alegre/RS atendimentos de adultos(individual e casal) e orientação psicológica online para todo Brasil.

Site: www.pontomutacao.com.br

Instagram >> Twitter >> Facebook >> @Pontomutacao

Youtube: http://bit.ly/PontoMutaçãoYoutube

E-mail: contato@pontomutacao.com.br

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.