Skip to main content
priorizar-tarefas

Dia a Dia: Qual a importância de Priorizar Tarefas?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Priorizar Tarefas

O dia a dia precisa de uma pausa, de pequenos espaços, para  não cairmos na cilada de, sem querer, nos mecanizarmos e racionalizarmos tudo ao nosso redor. Priorizar Tarefas

Aprendi que temos que largar mão, e deixar de fazer muitas coisas neste instante, para priorizar e fazer a mais relevante no momento.

Assim, hierarquizamos o que realmente é possível fazer, colocamos um grau de importância nas coisas mais importantes. Priorizar Tarefas

E o resto… Simplesmente, e de consciência limpa, podemos afirmar que não deu para fazer o que foi pretendido.

E assim, ao findar o dia, teremos a humildade de saber que somos humanos por ter deixado muitas coisas por fazer. Priorizar Tarefas

Priorizar Tarefas E ter priorizado na agenda um item de valor: uma pausa do dia para ter tempo, para realizar o que de fato interessa na vida, que te dá prazer, que te dá forças para prosseguir e animo para se alegrar.

Além de propiciar tempo para fazer coisas que parecem que caíram no desuso, como, telefonar para um amigo para apenas saber como ele está, programar um passeio legal no final de semana, olhar o jornal e escolher uma peça teatral para ir.

Imaginar aonde você gostaria de ir nas suas férias, e, não só imaginar, mas projetar e ir aos poucos colocando em ação, fazendo com que esse pensamento das férias, seja no turbilhão do dia a dia, um refresco quando você estiver com a cabeça quente, assim como um fósforo queimado pelo estresse.

Viver de maneira leve é um objetivo e tanto. Priorizar Tarefas

Não viver como cabeça de fósforo queimado deveria ser nossa prioridade maior.

Poderíamos tentar acordar uma hora antes do chato do despertador tocar, e, usar este tempo da melhor maneira possível. Priorizar Tarefas

Priorizando uma melhor qualidade de vida, porque não dedicar este tempo para fazer um esporte?

Priorizar Tarefas Se você mora perto da praia ou de algum lugar que dê para correr, porque não pensar em exercitar-se? É uma forma de cuidar de você.

É incrível o benefício que o esporte faz. Tem varias academias perto do meu consultório.

Como chego cedo, sempre via as pessoas malhando, com uma cara de sono, e não entendia o porque do exagero.

Sim, porque para mim era um exagero sair da cama cedinho e ir correr numa esteira. E quando isso se dava no inverno?

Eu chegava a achar engraçado, e pensava “que aquelas pessoas abandonaram suas caminhas quentes para correr. Eles estão precisando é de uma boa terapia”

Pois não é que não muito tempo depois lá estava eu pulando da caminha quente, mais cedo, fazendo academia, e muito orgulhosa de mim pelo fato de estar cuidando de mim, e me proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Parece que o tempo têm passado muito rápido. Faltam três meses para 2017.

E este tempo corrido faz com que o dia a dia fique mais acumulado de tarefas.

As agendas ficam cheias. Os celulares não param de mandar mensagens, nos fazendo trabalhar enquanto almoçamos, nos fins de semana, ou mesmo assim que acordamos.

Com os celulares, nunca ficamos desconectados do mundo.

Leia também: Pessoas Ansiosas: Descubra Como Funciona a Mente Delas!

A cabeça não para de trabalhar, pois pensamos em passar no supermercado para comprar o que falta, pegar o filho na escola, acabar de escrever o texto, dar uma força para a amiga que possivelmente não entende nossa omissão e interpreta a mesma como descaso, e por aí vai.

Outra dica que costuma funcionar além de redefinir as prioridades, é organizar melhor seu tempo, no sentido de que nossas horas de um modo geral, se tornem mais efetivas, como se pudessemos matar dois coelhos com uma cajadada só.

Vou contar um exemplo. Quando minha filha era pequena, eu organizei meus horários no intuito de começar a trabalharr às 7h da manhã, para estar em casa 11h30min e ficar com ela.

Eu chegava em casa no horário previsto, e ficava muito frustrada, pois encontrava minha filha quase dormindo, apenas esperando meu beijo.

Rapidamente refiz minha agenda, e isso não me atrapalhou em nada.

Comecei a trabalhar mais tarde, às 11h30min, e ficava a manhã com a minha filha até às 11h como eu queria, ia para o trabalho com prazer e até conseguia produzir mais.

Priorizar Tarefas Não existe fórmula mágica de se auto gerenciar e se imunizar contra a corrida do tempo.

Eu diria apenas:
-Não seja muito duro com você. O perfeccionismo só vai atrapalhar mais a sua jornada, fazendo você ficar mais ansioso.

-Tente ser leve
Procure algo que te dê prazer e alegria. Isto vai contagiar seu dia.

-Priorize sempre.
Não dá para fazer tudo. Você não é de ferro.

-Gerencie melhor o seu tempo, tornando-o mais eficaz.

-Viva no aqui e agora!

Faça do hoje o presente que a vida te deu, e tudo mais.

Lilian

Para atendimento psicológico online com a Lilian Clique Aqui!

lilian mouraLílian Moura é Psicóloga com especialização em Psicanálise, Terapia Sistêmica de Família e Casal, Neurociência e Filosofia.

Realiza atendimentos individuais para famílias, adultos e adolescentes no Rio de Janeiro/RJ e orientação psicológica online para todo o Brasil.

Contatos via WhatsApp: (21) 981228317

Consultório : (21 )- 25530855

E-mail: [email protected]

Site: http://www.psicanaliseetudomais.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.