Quando se fala em marketing digital, geralmente se pensa em empresas, em vendas de produtos e serviços.
Contudo, marketing digital é muito mais do que isso, e é uma estratégia que não somente pode ser aplicada por psicólogos, como é altamente indicada para a sua profissão.
Leia para saber por que e como um psicólogo deve produzir conteúdo para a internet.
Ferramentas de divulgação do seu serviço
O blog, o site, o perfil em rede social ou o canal do Youtube são ferramentas úteis para a divulgação do seu serviço, visando a expansão do seu trabalho e o acesso maior a pessoas da sua região.
A criação de conteúdo para internet é uma tática bastante interessante para produzir os resultados desejados, fazendo que os canais mencionados acima trabalhem a seu favor.
Contudo, os conteúdos precisam ser de qualidade, baseados em fontes confiáveis, e elaborados de acordo com as normas gramaticais e ortográficas da Língua Portuguesa.
Outra recomendação de conteúdo é utilização de tom profissional, para mostrar a sua autoridade no assunto, mas falando na linguagem do público, para que as pessoas leigas em psicologia possam entender o que foi dito na postagem.
O fortalecimento do relacionamento
Há várias clínicas e consultórios de psicologia em sua região e vários profissionais que oferecem atendimento online.
Por que as pessoas devem procurar o seu atendimento, e não o de outro psicólogo?
Porque você possui um diferencial, que é o marketing de conteúdo.
Você fornece aprendizado a ele, e deste modo fortalece o relacionamento com o paciente, que se sente mais próximo do psicólogo.
É uma estratégia valiosa de atração e manutenção de pacientes, e de forma bem mais econômica do que outras estratégias de marketing.
É um excelente retorno sobre investimento para o seu consultório, seja presencial, seja online!
Principais canais para psicólogos
Psicólogos podem se utilizar de qualquer meio digital que preferirem, para produção de conteúdo para a internet.
Alguns são mais comuns no segmento do que outros, especialmente porque são extremamente populares, como Facebook e Instagram, ou porque pretendem atingir mais pacientes em uma rede profissional, como o LinkedIn.
Há ainda psicólogos que optam pelo Youtube porque preferem publicar vídeos, e outros que adotam apenas publicações em um blog, como a plataforma WordPress.org.
A hospedagem do site deve visar principalmente a questão do suporte ao cliente, e atente-se para que sejam seguidas as normas de ética do CFP.
Desde que a publicação de conteúdo seja relevante e de qualidade, o canal de divulgação pode ser de sua preferência.
Como escrever postagens que encantam
Você pode fazer publicações que vendam o seu trabalho, ou seja, falando sobre quem você é, sua formação e certificações, um pouco sobre a sua vida pessoal, seus resultados, o dia a dia profissional em um consultório de psicologia, enfim, o que você acha interessante e que as pessoas gostariam de saber.
Contudo, você realmente vai encantar e convencer o paciente a se consultar com você se falar de suas dores, e dizer que você é capaz de resolver o seu problema, se ele buscar o seu apoio psicológico.
Faça-o se sentir curioso sobre o tema, e que busque constantemente novas publicações em seus canais.
Recomendamos também que você mantenha uma frequência de publicação, e que produza conteúdo para todos os seus canais.
De nada adianta ter um canal no Youtube, se só são publicadas postagens no Facebook, por exemplo.
As redes sociais, o blog, o site, o canal de Youtube, são estratégias fundamentais para psicólogos, e podem trazer bons resultados quando são bem utilizadas.
É preciso empenhar-se à tarefa, mas o retorno tende a ser compensador quando se há motivação e dedicação.
Se quiser saber mais sobre como divulgar o seu trabalho usando as redes sociais, acesse minha aula que disponibilizei de forma gratuita nesse link: https://pages.opsicologoonline.com.br/mini-curso-como-usar-a-internet-entrega/
Há Braços
Carlos Costa