Os benefícios do planejamento financeiro

Em vez de simplesmente dizer que é bom, vou dizer o que pode mudar na sua vida e na sua relação com o dinheiro a partir da organização das suas finanças.
planejamento-financeiro

Todo mundo sabe que é bom ter algum tipo de planejamento financeiro. Mas apesar de sabermos disso, geralmente não nos perguntamos por que é bom. Tanta gente repete isso na televisão, na Internet, no trabalho, no banco, que passamos a acreditar que é importante.

 

É como comer verduras e salada, fazer atividade física, beber água, tomar sol. Sabemos que é bom, que é importante, mas raramente procuramos conhecer a razão disso. 

 

E saber que é bom também não faz com que nos levantemos da cadeira para fazer uma caminhada ou uma corrida, certo?

 

Os primeiros passos de todos os hábitos são sempre os mais difíceis, mesmo quando existem benefícios. Então colocar alguma luz sobre quais são exatamente esses benefícios pode ajudar a manter a motivação para continuar. 

 

Por isso, no texto de hoje, vou explicar alguns dos benefícios de começar um planejamento financeiro. Em vez de simplesmente dizer que é bom, vou dizer o que pode mudar na sua vida e na sua relação com o dinheiro a partir da organização das suas finanças. 

 

Mais previsibilidade

 

O primeiro benefício de ter alguma forma de organizar suas finanças é a previsibilidade. Isso quer dizer que você vai ser capaz de visualizar como está sua situação não só agora, mas nos meses seguintes também. 

 

E não tem problema se você descobrir que as contas não estão fechando. O primeiro passo para mudar é exatamente se dar conta de que isso está acontecendo. 

 

Assim você será capaz de avaliar o que precisa fazer para que sua situação fique mais confortável. Pode estar na hora de cancelar algumas contas fixas ou de vender algum objeto. Pode ser o momento de rever seus hábitos de consumo ou de correr atrás de um trabalho extra. 

 

Isso faz com que você perceba também o reflexo direto das suas ações no seu orçamento. 

 

Mais qualidade de vida

 

Depois de perceber que existem limites na sua vida financeira, você pode aumentar a qualidade do uso que você faz do dinheiro. Isso significa escolher melhor com o que você gasta. Isso significa ter prioridades. 

 

Quando você não sabe como está sua situação financeira, tudo parece importante. Uma roupa nova tem a mesma importância do que o aluguel. As compras do mês têm a mesma importância que um curso que você quer fazer. 

 

Isso acontece porque sem ter noção do limite do seu dinheiro você gasta conforme os desejos surgem dentro de você. 

 

No fim das contas, o que eu quero dizer é que colocar o seu dinheiro nas coisas que são mais importantes para você vai aumentar a sua qualidade de vida. Porque seus gastos agora vão refletir apenas o que faz sentido para você, o que realmente aumenta sua sensação de bem-estar. 

 

Mais tranquilidade

Poucas coisas trazem mais tranquilidade do que entrar no mês sabendo que seu dinheiro vai ser suficiente para cobrir suas despesas. 

 

Quando estamos com a vida desorganizada, somos como malabaristas tentando não deixar as bolinhas caírem todas no chão. Não dá para prestar muita atenção na bolinha que está em cima enquanto tem outra prestes a cair na sua mão.

 

A vida financeira desorganizada também é assim. Vamos lidando com as contas conforme elas aparecem, mas sem ter uma visão geral da situação. O fantasma da pindaíba do fim do mês fica sempre por perto. 

 

Por outro lado, quando você se organiza, mesmo que você saiba que vai faltar dinheiro no fim do mês, isso não vai mais te pegar de surpresa. Até lá você pode até já ter resolvido essa situação. 

 

E quanto mais organizado você fica, menores serão as chances de faltar dinheiro no fim do mês. Como a organização te traz previsibilidade, você passa a ajustar seus gastos conforme o que você de fato pode gastar. 

 

Mais sonhos realizados

 

Conforme você avança no seu planejamento, ele vai mudar muitas vezes. Vai ficar cada vez mais ajustado às suas necessidades. E depois disso é natural começar a pensar em realizar aquele sonho que você tinha deixado na gaveta por falta de grana. 

 

Quando ainda estamos desorientadas, sem saber os rumos das nossas finanças, fica realmente difícil pensar nos sonhos. Parece que eles são inatingíveis. 

 

Mas depois de se organizar, de formar uma reserva, de passar a viver dentro dos seus próprios limites, dentro do seu orçamento, você vai perceber que com alguns meses de reserva você estará cada vez mais próxima do seu sonho. 

 

Mais investimento em você mesma

 

O objetivo do planejamento financeiro é te ajudar a viver a melhor vida que você pode viver dentro das condições que você tem agora. Mas isso não quer dizer que você ficará sempre confinada a essa situação. 

 

Pelo contrário, uma vida financeira planejada te possibilita principalmente investir em si mesma. Estudar, fazer cursos, fazer terapia, melhorar suas condições de vida, expandir sua visão de mundo. 

 

O crescimento é uma consequência natural de quando você se coloca como prioridade na sua vida financeira. 


Quer saber mais sobre planejamento financeiro? Clique aqui para ler mais.

Leia também: Como não ir à falência com sua festa de casamento

 

Deyse Medeiros é psicóloga (CRP-01/20480) e servidora pública, graduada em Letras e Psicologia, com formação em Psicologia Econômica, e uma estudiosa apaixonada de Educação Financeira. Atua como psicóloga online na abordagem psicanalítica e na interface entre Psicologia Econômica e Educação Financeira.

 

Acredito que quanto mais conscientes estivermos de como nossas emoções afetam nossa relação com o dinheiro, mais capazes seremos de tomar boas decisões. Decisões que realmente reflitam nossa verdade interior, que estejam alinhadas com nossos sonhos e metas, enfim, que nos conduzam a uma vida melhor e mais rica, não só de dinheiro, mas também de experiências e possibilidades.

Contatos:

Website: https://deysemedeirospsi.com.br/

E-mail: contato@deysemedeirospsi.com.br

Instagram e Facebook: @deysemedeirospsi

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn