Skip to main content
pessoas-que-tem-esquizofrenia-podem-trabalhar

Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar? Descubra Aqui!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar

Emprego formal e esquizofrenia combinam?

A pessoa que tem esquizofrenia pode e consegue trabalhar?

Hoje em dia muitos jovens têm esquizofrenia e infelizmente devido os sintomas e gravidade do transtorno poucas pessoas com esquizofrenia conseguem realmente trabalhar ou retornar ao mercado de trabalho, mas existe chance sim.

E para que consiga manter um emprego a pessoa que tem esquizofrenia precisa estar estabilizada, sem surtos ou crise, realizando seus tratamentos e acompanhamentos.

Claro que não é tão simples assim, é necessária avaliação cuidadosa do quadro em que a pessoa se encontra, das atividades que serão exercidas, de como está e se a pessoa deseja trabalhar.

Porém, para que isso ocorra alguns fatores devem ser levados em conta, como por exemplo: Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar

  • Estar fazendo acompanhamento com psiquiatra;
  • Estar tomando as medicações corretamente;
  • Estar fazendo acompanhamento com psicólogo;
  • Se possível participação em grupos ou terapeuta ocupacional.
  • Atividade laboral que não lhe cause estresse ou pressione demais.

Vamos entender melhor a importância de cada item que citei acima.

#1 – É imprescindível que a pessoa que tem esquizofrenia e deseja trabalhar esteja fazendo seus tratamentos e acompanhamentos corretamente.

O uso correto da medicação é a 1° exigência, pois sem os remédios a pessoa pode surtar, pode entrar em crise e não conseguirá exercer qualquer função.

Sendo assim, a aceitação da medicação já deve ser uma etapa vencida pelo paciente; Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar

#2 – O acompanhamento com o Psiquiatra também é fundamental, pois através dele que se saberá como essa pessoa está, se as medicações estão tendo o efeito necessário, se os sintomas não voltaram, enfim, se está tudo certo na parte medicamentosa e o paciente encontra-se estabilizado e em condições de trabalhar;

#3 – O acompanhamento psicológico também é uma das necessidades, não somente para quem deseja trabalhar, mas para qualquer pessoa com o transtorno.

Na terapia o paciente poderá expor suas angústias, seus pensamentos, medos e inseguranças.

A terapia auxiliará na auto- estima do paciente e na manutenção da estabilização, permitindo que a pessoa siga com suas atividades normalmente. E o momento do paciente; Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar

#4 – A participação em grupos de psicoeducação e/ou com a Terapeuta Ocupacional é mais um recurso que auxilia e fortalece o paciente.

Através dessas atividades a pessoa desenvolve por exemplo, suas capacidades de relacionamento, (nos grupos), enquanto estimula suas capacidades com a TO.

Nos grupos se aprende a lidar e conhecer melhor a esquizofrenia e se faz novos vínculos e amizades;

Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar

#5 – A escolha da atividade que será exercida deve ser muito bem avaliada.

A pessoa deverá realizar uma função na qual não seja exposta demais a situações estressoras, onde não seja pressionada demais.

O local de trabalho também deve ser pensado, pois algumas pessoas não conseguirão trabalhar no meio de muitas pessoas, por exemplo.

Resumindo, cada pessoa deve ser avaliada conforme sua personalidade e transtorno, entendendo onde ela poderá se encaixar e onde não lhe é indicado.

Atualmente algumas empresas estão oportunizando vagas para pessoas com transtorno mental, o que é ótimo para elas, desde que levadas em conta o que elas suportarão e o que pode ser prejudicial para elas.

Geralmente as empresas que oferecem essas vagas os contratam como PCD (Pessoa com Deficiência), entrando como funcionários normais da CLT, porém com horário de trabalho reduzido, por exemplo, se trabalho 8 horas por dia, mas essa pessoa irá fazer 6 horas diárias.

Na admissão precisarão apresentar laudo psiquiátrico e comprovar que estão em tratamento, como no CAPS e Psiquiátrico, por exemplo. Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar

Normalmente esses laudos serão pedidos na admissão e depois a cada um ano, como exames periódicos, onde o médico vai perguntar também sobre como estão seus tratamentos.

E a empresa também pode manter uma relação próxima desse funcionário, alguém do RH ou supervisor que possa fazer um vínculo com essa pessoa. Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar

E dessa forma possa-se acompanhar como a pessoa está no trabalho, se a função não está lhe prejudicando, se continua fazendo seus acompanhamentos, enfim ser parceiro do seu funcionário, visando cuidar da sua saúde mental.

Caso a empresa perceba que seu funcionário não está bem, perceba mudanças em seus comportamentos, deve entrar em contato com a família, saber se está tudo bem em casa, trocar informações sobre essa pessoa, pois algumas vezes a família nem sabe que o tratamento não está sendo realizado.

A ajuda e apoio da família é fundamental.

Casos raros, como algum problema com o funcionário na empresa, devem ser avaliados cuidadosamente.

Procurando-se conversar com o funcionário e com a família, encontrando a melhor forma de ajudar essa pessoa e se possível mantê-la no emprego.

Bom, o trabalho para pessoas que tem algum transtorno ainda é muito recente, está sendo conhecido pelas empresas e por isso nem todos possuem essas vagas ou sabem como proceder com esses casos. Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar

No entanto, vejo como um avanço e que pode dar certo sim, desde que sejam observadas e respeitadas as individualidades de cada pessoa.

Alguns imprevistos podem ocorrer, mas o importante é que não se desista de inserir as pessoas que tem o transtorno e possuem condições de manter um emprego formal, o que só irá melhorar a qualidade de vida e autoestima delas! Pessoas Com Esquizofrenia Podem Trabalhar

Recomendo que você leia também: Cuidadores de Pessoas Com Esquizofrenia, a Superproteção Pode Atrapalhar!

Abraço,

Daniela

Transtorno mentalDaniela da Silva – Psicóloga com Orientação Psicanalítica (CRP 07/23218). Atua nas cidades de Cachoeirinha e Gravataí/RS, como Psicóloga Clínica e também palestrante.

Atendimento direcionado para familiares de pessoas que tem esquizofrenia; relações familiares- pais e filhos.

Email: [email protected];

Facebook: Psicóloga Daniela da Silva

Instagram: psicologa_danieladasilva;

Tel / WhatsApp: 51-84059491;

Blog: www.alemdaesquizofrenia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.