Skip to main content
Pessoa com depressão

Qual a Importância do Cuidador Para Uma Pessoa Com Depressão?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Pessoa Com Depressão

Nunca despreze as pessoas deprimidas.
A depressão é o último estágio da dor humana.

Augusto Cury

A Depressão é um transtorno que tem se desenvolvido em milhares de pessoas, sendo também a causa de muitas mortes e suicídios no Mundo

Encontrar casos de Depressão tem se tornado algo bastante comum nos últimos tempos.

Fato este que tem gerado grande preocupação entre profissionais da saúde mental, apesar da resistência e do preconceito que ainda é presente na sociedade.

Certamente se você não teve alguém muito próximo com Transtorno Depressivo, deve conhecer alguém que já tenha apresentado e talvez já tenha passado por tratamento.

Quanto mais grave for a Depressão, maior será o comprometimento e a diminuição da funcionalidade da pessoa. Pessoa Com Depressão

Deixando-a mais propensa ao isolamento social, tristeza profunda, sensação de vazio, alterações no apetite, insônia ou hipersonia, uma perda de sentido em relação à vida, chegando a comprometer e gerar danos aos seus relacionamentos interpessoais, familiares e de trabalho, entre outros prejuízos.

Por ter se popularizado, o termo depressão acaba sendo utilizado para qualquer momento ou situação de rebaixamento de humor, tristezas e desânimos do dia a dia. Pessoa Com Depressão

Implicando assim na desvalorização e minimização dos sintomas e sinais presentes pela pessoa com Transtorno Depressivo, fazendo com que ela muitas vezes não seja levada a sério.

Mas o fato é que o TD não gera perdas e desajustes somente na pessoa que tem a Depressão.

Também causa desconforto nos familiares e pessoas mais próximas, muitas vezes pela incompreensão e pela falta de informações a respeito da doença e as consequências graves que ela pode gerar, além de muitas vezes não saber como ajudar.

Pessoa Com Depressão A Depressão afeta todos os membros de uma família, seu movimento e sua estrutura, principalmente aquele que cuida ou o acompanha mais de perto.

Pessoa com depressão
O cuidador de uma pessoa com depressão também é afetado!

O cuidador também precisa de atenção e acompanhamento, pois depara-se diariamente com situações ambivalentes, conflituosas consigo mesmo e em relação àquele que necessita de cuidados.

Normalmente o desejo de ajudar se sobrepõe à realidade, mas encontra barreiras diante da incapacidade e limitação humana de mudar aquele quadro. Pessoa Com Depressão

É muito comum o cuidador passar por momentos de aflição e labilidade emocional, indo do amor à raiva extrema, experimentando frustrações, culpas, remorso, despertando ressentimentos e dificuldade de compreensão dos problemas apresentados pela pessoa com depressão.

Por isso a importância que o Cuidador possa dar atenção e os cuidados necessários à sua saúde física e mental para poder ter condições de lidar com a pessoa com Depressão.

Pessoa Com Depressão Buscar apoio psicológico e contar com o acolhimento e a compreensão dos demais membros da família se faz necessário.

Pessoa com depressão
Para ajudar uma pessoa comd epressão é necessário o paio psicológico e da família!

Dividir as atribuições, responsabilidades e cuidados por algum período de tempo, permite que ele se desconecte daquele contexto e desfrute de momentos de descanso e lazer, mantenha seus relacionamentos interpessoais, vínculos afetivos e sociais, realizar a prática de atividade física, fazer suas refeições de maneira adequada e com alimentação equilibrada.

Tudo isso favorece para que o Cuidador mantenha ações preventivas e diminua as chances de desenvolver o TD, diante da carga emocional envolvida no ambiente e com a pessoa depressiva.

O apoio psicológico poderá ajudá-lo a compreender os sentimentos envolvidos e emergidos desta relação. Pessoa Com Depressão

Qual é o seu papel e a importância dele no tratamento, buscar estratégias para ajudar a pessoa cuidada, entender que os problemas apresentados pelo deprimido e as dificuldades encontradas durante o processo não são seus e também não são sua culpa.

O cuidador principal, cada membro da família e amigos, desempenham uma função muito importante durante cada etapa do tratamento da Depressão: Pessoa Com Depressão

  • – No apoio durante o diagnóstico;
  • – No controle do uso correto das medicações;
  • – Fazer companhia durante as consultas médicas e psicológicas;
  • – Estando sempre por perto;
  • – No incentivo ao autocuidado e alimentação adequada;
  • – Na participação e acompanhamento de situações sociais;
  • – Incentivo a prática de atividade física;
  • – Mantendo-o ativo nas decisões e atividades familiares ou de trabalho;
  • – Manter relação familiar e com amigos dentro da normalidade;
  • – Desenvolver diálogos, demonstrar afeição, apoio e elogios aos pequenos esforços;
  • – Não o criticando por não conseguir realizar algo ou por não sair da cama, por exemplo;
  • – Busque falar coisas que mantenham seu estado emocional e psicológico melhores e estáveis;
  • – Observar e não desconsiderar quaisquer sinais ou conversa sobre suicídio, buscando apoio rápido dos profissionais responsáveis por ele.

Portanto, se você é um cuidador ou convive com uma pessoa com Depressão, tenha certeza do quanto sua presença faz toda a diferença para ele (ela).

Entretanto, esteja sempre atento aos seus próprios sinais, sentimentos, pensamentos e comportamentos acerca da condição que vivencia e busque ajuda também quando perceber que algo não vai bem.

Quanto antes for iniciado o acompanhamento, maiores serão as chances de se trabalhar no processo psicoterápico a prevenção da Depressão e outros transtornos psicológicos.

Com carinho,

Gracy Ramos da S. Nakakura

graceGracy Ramos da S. Nakakura | CRP 01/17360.

Psicóloga Clínica, palestrante, atua com atendimento infantil, de adultos e idosos, com base na Terapia Cognitivo-Comportamental e atendimento Psicopedagógico.

Realiza acompanhamento e Orientação para Pais e Educadores.

Avaliação psicológica e para Cirurgia Bariátrica (pré e pós-operatório).

Já atuou com grupo de pré-adoção em parceria com a 1ª VIJ/DF e com grupo de pais agressores em cumprimento de medidas alternativas pelo MPDFT/TJDF em Samambaia/DF.

Idealizadora do Projeto Conversações Psi –  www.facebook.com/conversacoespsi

Contatos: Consultório – C1 lote 1/13,  8º andar – Sala 810 –  ED. Taguatinga Trade Center – Taguatinga Centro/DF

Telefone: 61 – 981151928 (Whatsapp)

Instagram: @psigracy.rsnakakura

E-mail: gracyrsn.psi@gmail.com

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.