Skip to main content
pensamentos intrusivos

Pensamentos Intrusivos – Tudo Começa Em Sua Mente (Parte 1)

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Pensamentos Intrusivos

Oi pessoal, Pensamentos Intrusivos

Alguém aqui já se pegou em alguma dessas situações?

Seu filho diz que vai a uma festa e que depois vai dormir na casa do amigo, mas não liga para avisar que chegou. Logo começam a passar vários pensamentos em sua mente, imaginando o que pode ter acontecido com ele e, na maioria das vezes, não são nada positivos.

Ou quando sua namorada não responde suas mensagens e nem retorna suas ligações. Você muitas vezes se preocupa com o que pode ter acontecido com ela ou também pode se pegar imaginando várias situações desagradáveis. Pensamentos Intrusivos

Quem nunca? Pensamentos Intrusivos

Existem pesquisas que apontam o poder que o pensamento tem para influenciar atitudes e sentimentos. Pensamentos Intrusivos

Muitas vezes pensamos equivocadamente sobre algo, alguém ou até de nós mesmos, isso gera um sintoma ou uma reação, podendo levar a um mal estar físico e mental.

Nomeia-se esses tipos de pensamentos de “Pensamentos Intrusivos”. Calma! Você não é o único que passou ou passa por isso (ufa!).

É muito comum, todos estamos sujeitos, porém cada pessoa costuma lidar com eles de maneira distinta – como tudo na vida – e é aí que está a diferença!

Sendo assim, o que modifica é exatamente o que estamos fazendo com esses pensamentos. Temos a escolha de dar ouvidos ou não. Pensamentos Intrusivos

E quando escolhemos escutar os pensamentos intrusivos (que trazem sensações negativas), estamos dando a liberdade para a angústia entrar em ação.

Leia Também: 7 Dicas Para Saber Como Lidar com a Dependência Emocional

Passamos a imaginar e imaginar situações, porém o sofrimento não fica somente no campo imaginário, ele se torna real. Gera desconforto, insegurança, medo, ansiedade, entre outros sintomas. Pensamentos Intrusivos

Esse tipo de pensamento é nomeado assim, pois realmente é difícil afastá-los da mente e, geralmente, chegam nos momentos mais impróprios, ficam martelando em nossa cabeça e cada vez cria-se novos pensamentos – isso mesmo, nossa mente é muito criativa!

pensamentos intrusivos
Os Pensamentos Intrusivos ficam martelando em sua cabeça: E se… E se…

E assim começam os famosos “E se…”, “E se…”,

  • “E se u não ligar, pode parecer que não estou me importando muito com ela”;
  • “E se eu deixar minha filha ir para aquela festa sozinha, pode ser que algo de ruim aconteça com ela lá”;
  • “E se ele me ver conversando com esse meu amigo e achar que estou tendo um caso?”;
  • “E se eu falar que estou descontente com essa situação e ele terminar comigo?”.

Fica cansativo só de imaginar, não é? Imagina passar por isso diariamente? Se torna muito desgastante.

Os pensamentos intrusivos acontecem com maior frequência em casos de ansiedade, pois a tendência é se antecipar de todas as possíveis situações em que podem estar inseridos, então a mente elabora cenas diversas e a pessoa tenta resolvê-las.

Leia Também: Como Usar a Ansiedade a Meu Favor? Saiba Aqui!

Ou ainda casos em que a obsessão ou a compulsão sejam o problema central, dessa forma eles se manifestam com vários questionamentos, que a pessoa passa a adquirir para se prevenir de algo.

Se você é filho, pai, mãe, esposa, namorado, amiga, e percebe esses tipos de pensamentos obsessivos em relação a outra pessoa, pode ser que esteja estabelecendo uma relação ruim, onde não existe muita confiança.

E como será que os pensamentos intrusivos atrapalham a rotina de quem se sente dependente emocional?

Continuarei falando desse assunto no próximo artigo. Nele abordarei um dos aspectos inconscientes que está relacionado com a dependência emocional: o pensamento intrusivo.

Veremos como ele se manifesta e darei algumas dicas de como usá-lo a seu favor. pensamentos intrusivos

Ah! Para te tranquilizar mais ainda, as pesquisas também apontam que a maioria das coisas que pensamos diariamente nunca vão acontecer.

Então traga leveza para tudo isso e tire a pressão que esses pensamentos estão trazendo para você.

Beijos, pensamentos intrusivos

Karol

Para Orientação Psicológica Online com a Karol Clique Aqui!

_MG_5231Karoline Lima é Psicóloga (CRP 06/121579), mora na capital de São Paulo, atua na clínica atendendo crianças, jovens e adultos e realiza orientação psicológica online. É palestrante e apaixonada por saúde emocional nas relações.

Contatos:
Telefone – (11) 94779-3309
Instagran: @karol.limas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.