Como planejar e realizar uma palestra online?

Psicólogos podem se aproveitar de conteúdos postados na internet para seu aprendizado e auxílio aos pacientes no atendimento virtual.
Entrepreneur blogger filming himself in office.

Psicólogos podem se aproveitar de conteúdos postados na internet para seu aprendizado e auxílio aos pacientes no atendimento virtual.

Mas, você já pensou em estar do outro lado das câmeras, repassando seus conhecimentos a outros profissionais e a pacientes? Saiba como planejar e realizar uma palestra online, a seguir.

 

Vantagens de realizar palestras online

 

As palestras online são realidade há algum tempo, como você já deve saber. Pela popularização da internet, é fácil transmitir seus conhecimentos a outras pessoas que não estão no mesmo ambiente que você, e que podem estar no conforto de suas casas (em ambos os casos).

 

Assim, mesmo que a pessoa no momento não possa assistir ao que você preparou, o vídeo pode ser visto mais tarde, em hora propícia ao interessado, e pode ser compartilhado em diversas estratégias de conteúdo.

 

Mas, você sabe planejar uma palestra online? Suas vantagens você já conhece, é hora de conhecer o passo a passo para planejá-la e realizá-la virtualmente, para transmitir seu conhecimento a milhares de pessoas.

 

Prepare um conteúdo de qualidade

 

Assim como para qualquer palestra, seja presencial ou virtual, o conteúdo deve ser o rei da apresentação. Afinal, só haverá interessados pelo tema se ele for interessante. Então, defina o que será exposto na palestra, a grosso modo primeiramente, depois esboce todos os tópicos que serão discutidos.

 

É fundamental também preparar uma forma de apresentação para sua palestra. Ela precisa ser dinâmica e criativa, para envolver a audiência, para fazer com que ninguém desista de assistir a apresentação. Ao contrário de palestras presenciais, seu público não precisa sair do ambiente, basta apenas fechar uma janela para encerrar a visualização. É muito mais fácil desistir.

 

Divulgue a sua apresentação

 

Você, logicamente, ainda poderá mexer bastante no seu planejamento de conteúdo e forma de apresentação para a palestra, mas, quanto antes iniciar a sua divulgação, melhor. Então, assim que definir os temas que serão discutidos, bem como a data e horário, pode começar a espalhar a notícia.

 

Para atrair a audiência, crie uma pequena descrição sobre a sua palestra, extremamente atraente, e a divulgue junto com as informações pertinentes, para que as pessoas possam se programar com antecedência.

 

Prepare material de apoio

 

Psicólogos que realizam palestras presenciais geralmente contam com uma série de estratégias para atrair e manter a atenção do público, como telas, resumos para a audiência, palavras-chave, etc.

 

Você também precisará deles, pelo mesmo motivo. Então, é necessário investir em criatividade nos seus materiais de apoio, para que a sua apresentação não fique maçante e não faça o público querer desistir.

 

Opte pelo meio de transmissão adequado

 

Em que plataforma será transmitida a sua palestra online? Você pode optar por sites específicos para esse fim ou então por transmissões ao vivo (livestream) em redes sociais. Qual é a melhor opção?

 

Você pode defini-la de acordo com a possibilidade de interação, que é fundamental em uma palestra. Afinal, será cansativo para ambas as partes se só você falar, sem a participação dos espectadores. Então, quanto mais chance de interação, mais indicada é a plataforma.

 

Atenção à velocidade da internet

 

Como a sua palestra será transmitida ao vivo, é fundamental que a conexão à internet, bem como a velocidade da rede, sejam excelentes. Imagine a péssima reputação que será causada se muitas pessoas se programarem para assistir você, e na hora a internet falhar ou travar o tempo todo?

 

Tanto o áudio quanto o vídeo de sua palestra devem estar impecáveis. Portanto, recomendamos que sejam feitos testes com antecedência, para que você não presencie problemas neste quesito.

 

Planejar uma palestra online requer muitos cuidados, assim como uma apresentação presencial. Contudo, com planejamento e dedicação, seus esforços valerão a pena e a recompensa será bastante satisfatória.

Leia também: Como conquistar mais pacientes por meio do e-mail marketing

Há braços,

Carlos Costa

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn