Skip to main content
padrões de beleza definidos pela mídia.jpg

Cuidado! Os Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia Podem Te Adoecer!

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Hoje em dia vivemos na era digital onde o poder de influência que a mídia nos traz através dos meios de comunicação e das redes sociais penetra em nossas mentes e não percebemos o quanto nossos direitos são violados.

Vemos um verdadeiro massacre humano de mulheres, adolescentes e até mesmo de homens fazendo de tudo para atingirem um padrão imposto por estas mídias e redes sociais.

Em uma sociedade composta por mulheres fortes, batalhadoras, donas de casa, mães, esposas!

E junto com tudo isso ainda estão no mercado de trabalho atuando de forma efetiva em diversas funções. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

As mudanças são constantes e as quebras de tabus diárias, conquistando dia após dia o seu espaço.

Estas mesmas mulheres hoje se tornaram “escravas” da indústria do corpo perfeito, tão difundida pelos meios de comunicação, mídias e redes sociais, os quais tem dilacerado nossa sociedade com padrões absurdos. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Pessoas estão perdendo o prazer de viver, perdendo suas identidades, tornando-se solitárias e depressivas por estarem inconformadas com sua forma física.

Fazem dietas e procedimentos por conta própria, restringindo alimentos que podem prejudicar a saúde e muitas vezes trazer danos irreversíveis. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia Essa “escravidão” assassina a autoestima, produz uma guerra contra o espelho, uma ansiedade descontrolada e gera uma auto rejeição terrível.

Guerra contra o espelho e auto rejeição!
Guerra contra o espelho e auto rejeição!

As cobranças que mulheres, adolescentes e hoje em dia até mesmo homens tem vivido para atingir a busca da perfeição tem lhes prejudicado em vários sentidos, tanto emocionais, quanto psicológicos e físicos.

A sociedade exige tanto de uma forma geral que diante de tudo isso vem o estresse, a ansiedade, os conflitos, a rejeição com o corpo, a quebra da autoestima, dietas malucas, distúrbios alimentares (muitas vezes gerados pelas dietas muito restritivas) e com tudo isso uma desestruturação emocional, onde se acaba de certa maneira encontrando o “conforto” que necessita na comida.

O que tem sido imposto é um estereotipado padrão de beleza, onde esse padrão é ser magra e vestir manequim 36. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Nas capas de revistas e televisão vemos belos corpos de modelos magérrimas ou corpos fitness como se fossem desenhos esculpidos a mão, a pura perfeição.

Diante disso vem à cobrança de ser assim para se sentir bonita, sexy, atraente, bem vista e aceita pela sociedade.

Onde se faz o que for preciso para alcançar esse padrão e muitos(as) se esquecem da saúde, muitas vezes pagando um alto preço pelas suas decisões.

Há uma variedade de produtos no mercado e avanços tecnológicos a fim de aprimorar a estética e a forma física. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Todos os dias surgem novos produtos de emagrecimento como: pílulas, sucos, comidas diet, light e zero, aparelhos de ginástica.

Sem contar as revistas especializadas em perda de peso, dando dietas promissoras com prazos milagrosos, que na realidade fazem com que as pessoas acreditem que o impossível é atingível e as mesmas acabam esquecendo o essencial que é a saúde.

Hoje em dia existem também diversas cirurgias como a plástica e a redução de estômago (bariátrica) que também tem feito à cabeça das pessoas, pois é uma maneira prática e rápida de eliminar os kilos indesejados.

Vendem produtos que se fazem você acreditar que como um passe de mágica, conseguirá seu objetivo de forma rápida e sem muitos esforços. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia Se você acredita nisso, tenho uma triste notícia para lhe dar: “Não existe fórmulas mágicas quando o assunto é emagrecimento”.

Não existe fórmula mágica!
Não existe fórmula mágica!

O país está vivendo a maior crise de todos os tempos, mas a indústria da beleza e a indústria fitness não param de crescer. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Em todos os lugares que se olha vemos a influencia do corpo perfeito, barriga saradinha, uma constante luta contra a balança, uma conta de calorias intermináveis presente em cada refeição.

Tudo que se é visto são o sucesso de pessoas magras e em forma se dando bem em tudo o que fazem, sem sofrer nenhum preconceito, apenas bem e com intensa ascensão social.

A perda de peso já se tornou o objetivo da maioria das mulheres e tudo ao redor mostra que é algo possível de se alcançar. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Basta ter vontade, pois todos os dias surgem novas formas, comidas, técnicas, tecnologias que permitem uma rápida e satisfatória perda de peso.

Devido a toda essa influencia e pressão realizada, pessoas do mundo todo vem se sacrificando de forma arriscada para ficarem magras.

E acabam se confrontando com os distúrbios alimentares como a anorexia, bulimia e a compulsão alimentar.

A anorexia provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura.

Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal, ela podem abusar de dietas e exercícios físicos ou utilizar outros métodos para emagrecer.

A Bulimia faz a pessoa oscilar entre a ingestão de alimentos com um sentimento de perda de controle sobre a alimentação e episódios de vômitos ou abuso de laxantes para impedir o ganho de peso.

A compulsão alimentar é a ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado, acompanhado de perda de controle sobre o que ou quanto come.

E isso muitas vezes é decorrente de dietas muito restritivas ou de fatores emocionais como principalmente ansiedade.

Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia As pessoas com estes transtornos alimentares costumam enfrentar uma guerra todos os dias com o espelho, todas as vezes que se olham se veem feias, gordas, deformadas, não gostam do que estão vendo, nunca estão bem consigo mesmas.

O pior de tudo isso é que temos visto milhares de pessoas sofrendo, dilaceradas pelo mal que tem assolado famílias ricas e pobres.

Muitas pessoas morrendo de fome tendo de tudo em casa para comer, parece utopia, mas é a realidade de muitas pessoas, é um imenso contraste.

Enquanto a indústria de alimentos vendem gorduras exuberantes, a indústria da beleza luta com regimes e defende o uso de alimentos de baixo valor calórico ou nenhuma caloria.

O meu intuito neste artigo é mostrar a vocês o quanto somos influenciados e o quanto podemos ficar doentes por conta do que é imposto, uma realidade irreal.

Devemos sim cuidar do corpo, pois assim estaremos cuidando da nossa saúde, mas não de maneira desacerbada. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

É preciso sim cuidar da saúde, mas não precisa ser de forma exagerada!
É preciso sim cuidar da saúde, mas não precisa ser de forma exagerada!

Existem diversas maneiras de nos cuidarmos sem prejudicar a saúde, existem formas onde podemos ganhar saúde, emagrecer, aprender a comer, a se exercitar e levar isso para a vida.

Uma delas é reeducação mental e alimentar, quando passamos a condicionar nossas mentes e a realizar mudanças em nossos hábitos e comportamentos, conseguimos chegar a nossos objetivos de maneira saudável e duradoura.

Para emagrecer precisamos de uma transformação em nossas mentes, em nossa rotina, emagrecimento na verdade é um grande aprendizado.

A mente é a ferramenta mais importante que existe nesse processo, onde vocês irão obter algumas informações para que a usem ao seu favor.

Não há satisfação maior do que estar no controle de si mesmo, saber como conduzir, como se alimentar sem culpa, utilizando apenas a mente. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Poder comer sem culpa!
Poder comer sem culpa!

Claro que isso exige esforço, determinação e dedicação em querer mudar.

Assim como foi colocado “é algo possível de alcançar, basta ter vontade” e porque não alcançar de forma saudável e duradoura e o melhor de tudo, com saúde.

Pense e reflita em como você deseja levar sua vida daqui para frente.

O que você deseja?

Você faz dietas e regimes porque você deseja ou porque você esta preocupada com o que as pessoas vão pensar?

Quanto vale a sua saúde?

Precisamos colocar em primeiro lugar o que queremos, as nossas vontades e desejos. Padrões de Beleza Definidos Pela Mídia

Não se deixe influenciar por uma mídia pobre, onde se acaba deixando o que deseja para alcançar padrões que muitas vezes não existem.

Seja você o seu padrão. Redefina-se.

O que é importante para você?

Pense!

Recomendo que você leia também: Como Emagrecer Com o Poder da Mente? Veja Aqui!

Giuliana

giulianaGiuliana Ghiraldello CRP 06/129.394,  Psicóloga Clínica, idealizadora do Emagrecimento em Ação.

Consultora em emagrecimento, palestrante, orientadora profissional e de carreira.

Trabalho com atendimentos psicoterapêuticos individuais e em grupo em meu consultório particular e online.

Atendimento infantil, adolescentes, adultos e dependência química.

Orientação Psicológica online.

Administro o grupo online Desafio: Emagrecendo a Mente. 

Contatos: Fanpage: Emagrecimento em Ação

Telefone: (11) 9 8925-8110 Whatssap

Email: psicóloga.giuliana@gmail.com

Instagram: @emagrecimento_em_acao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.