Paciência e emagrecimento: Precisam Andar Juntos

paciencia e emagrecimento

Paciência e emagrecimento

Você sabe qual é o maior segredo para um emagrecimento consciente e saudável?

PACIÊNCIA!

Sempre digo para meus grupos e pacientes que todas as pessoas querem emagrecer, mas não são todas as pessoas que estão dispostas a enfrentar um processo de emagrecimento e sabe por quê?

Porque precisamos de determinação, mas principalmente paciência.

Essa é a palavra de ordem na qual trabalho em meus processos de emagrecimento e trabalhando aos poucos não é que dá certo?

A paciência na verdade é treino, nos dias de hoje essa é uma palavra que as pessoas quase não utilizam no processo de emagrecimento, estamos em um momento muito imediatista quando o assunto é emagrecer.

Paciência e emagrecimento As pessoas tem ido pelo caminho mais rápido e acabam se esquecendo da saúde.

Um processo de emagrecimento saudável e duradouro exige paciência.

Eu brinco com minhas pacientes que o projeto verão construímos no inverno e de fato é exatamente assim que deveria ser, precisamos de tempo para nos adaptarmos a esse processo, conciliarmos corpo e mente e nos preparar.

A reeducação mental nos ensina essa mudança que é de dentro para fora, nos ensina a lidar com a ansiedade que nos assola quando desejamos ver a balança baixar os ponteiros.

Na hora de conquistar mais saúde e principalmente mudar o próprio corpo, a ausência de paciência é evidente com os ansiosos pelos resultados querendo a todo custo que a mudança venha logo, sem querer esperar pelo tempo necessário.

Esse tempo é justificado pelo sistema de adaptação interna que o nosso corpo possui, que só vai finalmente, mudar depois que estiver adaptado a essas novas mudanças, sejam elas em nossos pensamentos, em nossa alimentação, treino ou qualquer tipo de alteração em nossa rotina pessoal.

Esse panorama não se difere do âmbito pessoal e momentos de ansiedade são frequentes, muitas vezes desnecessários, trazendo um incômodo que tira a atenção da pessoa para aquilo que realmente é importante, a mantendo presa numa situação que muitas vezes ela não deseja.

Paciência e emagrecimento Paciência é uma virtude e deve ser trabalhada em todas as áreas de nossas vidas, mas quando o assunto é emagrecimento prece que o sentido dessa palavrinha se torna maior.

Chega um momento no processo de emagrecimento, que sem duvida, nos sentimos desmotivadas.

Quando subimos na balança e ela não registra o peso no qual estávamos esperando, vem àquela frustração, isso pode ser hoje, poderia acontecer amanhã ou mesmo na próxima semana.

Em certos momentos, as desvantagens em estarmos em um processo de emagrecimento parecem muito maiores que as vantagens e ficamos chateadas por isso nos questionando se de fato vale a pena.

Reeducar nossa mente não é uma tarefa fácil, modificar uma programação mental que levou anos para se formar demora um tempo.

Embora, quando começamos uma reeducação mental passamos a adquirir novas habilidades para lutar contra nossos pensamentos sabotadores e a autossabotagem, e passamos a construir uma autoconfiança que não imaginávamos que poderíamos ter, passamos a superar e a entender o significado da palavra paciência para esse processo tão difícil, mas tão eficiente.

Claro que vamos enfrentar momentos de duvidas e decepção, isso faz parte do processo de emagrecimento e quando isso ocorrer vamos precisar lembrar que decidimos por nós mesmas a passar por este processo, possuímos escolhas de adquirir e treinar nossa paciência ou se sentir frustrada e culpada por não conseguir chegar onde se determinou.

paciência e emagrecimento Apenas diga – PACIÊNCIA!

Quando se submeter a um processo de emagrecimento utilize a técnica da paciência.

Sempre que sentir vontade de comer algo que não pode por estar nesse processo se dê um prêmio.

Faça um cartão ou uma ficha e coloque um símbolo, uma estrela, uma carinha, um emoji, etc, quando der a vontade de comer e você conseguir superar diga a palavra:

“Paciência” e ganhe um símbolo.

Na realidade isso significa que você não deseja que o procedimento seja assim, mas decide seguir em frente aos seus objetivos.

Aos poucos você vai perceber que as dificuldades vão diminuindo.

Dentro de algumas semanas você irá perceber que algo irá mudar em sua relação com a comida.

paciência e emagrecimento Estipula um numero de símbolos e a cada 2 quilos ou mais você se da um presente como uma blusa, uma calça, etc, que esse presente não seja comida.

paciencia e emagrecimento
Presentear-se de outra forma.

Você e sua mente vão entender que para o processo de emagrecimento dar certo precisa passar por um período onde precisará comer de forma mais regrada e mudar sua percepção em relação a alguns alimentos e situações.

Quanto mais você se esforçar pra aceitar esse processo, mais rapidamente seus corpo e mente irão se adaptar e você estará mais tranquila pra decidir o que é preciso fazer.

Você não pode impedir que os pensamentos sabotadores e a autossabotagem apareçam, mas pode reagir  eles. Quando pensar que não é justo ter que passar por este processo diga para si mesma apenas:

“Paciência”.

Isso irá te lembrar o que decidiu fazer para tingir a sua meta e vai te fortificar psicologicamente para você chegar mais perto do seu objetivo.

Para todo aquele alimento que deseja comer e não pode naquele momento diga:     

”Paciência”. paciência e emagrecimento

Quando você aceitar as mudanças que precisa realizar para si mesma e buscar isso, você aos poucos conseguirá mudar sua programação mental e seguir seu planejamento até o fim, mas precisa treinar e aprender a lidar com a paciência.

Ela é a cereja do bolo e vai lhe trazer resultados incríveis.

Tente e você vai se surpreender.

Caso tenha dificuldade em seguir o planejamento proposto e perceber que sua ansiedade para emagrecer não esta permitindo que execute normalmente suas funções diárias, talvez seja o caso de procurar ajuda de um profissional da área para se informar e ele vai te auxiliar da melhor maneira a solucionar essa dificuldade.

Leia o artigo que nos diz como as emoções podem influenciar no processo de emagrecimento: https://opsicologoonline.com.br/emocoes/

[captura]

Giuliana Ghiraldello CRP 06/129.394,  Psicóloga Clínica, idealizadora do Emagrecimento em Ação.

Consultora em emagrecimento, palestrante, orientadora profissional e de carreira.

Trabalho com atendimentos psicoterapêuticos individuais e em grupo em meu consultório particular e online.

Atendimento infantil, adolescentes, adultos e dependência química.

Orientação Psicológica online.

Administro o grupo online – Desafio: Emagrecendo a Mente e Desafio 21 Semanas – Emagrecimento em Ação

Contatos: Fanpage: Emagrecimento em Ação

Contatos: Fanpage: https://www.facebook.com/PsicologaGiulianaGhiraldello

Telefone: (11) 9 8925-8110 Whatssap

Email: psicóloga.giuliana@gmail.com

Instagram: @emagrecimento_em_acao

 

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 3 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura.

Artigos recentes