Skip to main content
TOC

O que é TOC? Causas, Sintomas e Tratamento!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) caracteriza-se por pensamentos, frases, palavras, impulsos ou cenas involuntárias ou impróprias que invadem a consciência, são recorrentes e persistentes. São obsessões geralmente acompanhadas de medo, aflição e tentativas de ignorar, neutralizar ou suprimir esses pensamentos através de atos repetitivos e estereotipados (compulsões). Se você se identificou com algumas dessas características, leia este artigo e saiba mais sobre o que é TOC!

O Que é TOC?

Para muitos especialistas o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) se enquadra também no transtorno de ansiedade. Sua classificação acompanha medo excessivo de lugares, animais e objetos, ou seja, as fobias: fobia social que, é o medo de ter contato com outras pessoas ou medo da exposição pública; o transtorno do pânico (ansiedade extrema); e a ansiedade generalizada.

Pelo que leva a pessoa a executar, pelo tempo que toma ou pelo desconforto que produz, o TOC compromete as rotinas diárias, as relações interpessoais (interação social) e o desempenho profissional. O que é toc?

A pessoa não escolhe ter TOC!
A pessoa não deseja ser obsessiva compulsiva.

Esse transtorno tem origem biológica e psicossocial, ou seja, não é apenas um estado físico ou um estado mental, a pessoa não escolhe ser obsessiva ou compulsiva.

Sendo assim, para cada indivíduo, o tratamento pode tomar caminhos diferentes, pois deve-se averiguar o transtorno, o que levou o paciente a desenvolvê-lo e quais as características mentais.

A pessoa com TOC apresenta sintomas que provocam mudanças extremas de comportamento e de pensamentos (obsessões como dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou ruim, preocupações excessivas) e de emoções e sentimentos (desconforto, culpa, depressão, medo, aflição).

As aflições e o medo são as principais razões para o indivíduo com TOC realizar as obsessões e compulsões que dominam sua mente. Para esses indivíduos, se eles não realizarem tais taferas, é como se algo muito ruim fosse realmente acontecer com eles, com suas famílias ou com pessoas conhecidas.

O que é TOC? De acordo com Gail Steketee, especialista no assunto, o TOC é um transtorno que produz obsessões e compulsões recorrentes.

Obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes, geralmente acompanhados de angustia, irracionais e indesejáveis, que são difíceis ou impossíveis de resistir ou ignorar.

Já as compulsões são ações e condutas desencadeadas pelas obsessões.

O TOC atinge cerca de 3% da população. Estima-se que ao longo da vida as pessoas desenvolvem algum tipo de obsessão por algo, seja por limpeza, trabalho, organização, números, etc.

Depois de vários anos de estudo, os pesquisadores compreenderam que esse transtorno se inicia na infância, evolui no final da adolescência e pode acompanhar a pessoa pelo resto de sua vida.

Geralmente após algum momento traumático na vida, como uma gravidez indesejada ou problemática, um nascimento, a morte de um ente querido ou problemas relacionados a sexualidade, levam de um a dois terços das pessoas a desenvolverem o TOC.

Compulsões mais comuns

transtorno obsessivo compulsivo
Compulsões mais comuns.
  • Lavagem ou limpeza
  • Verificações ou controle
  • Repetições ou confirmações
  • Contagens
  • Ordem, simetria, sequencia ou alinhamentos
  • Guardar, armazenar ou colecionar coisas inúteis (colecionismo), poupar, economizar
  • Compulsões mentais: repetir palavras, números, frases, rezar
  • Diversas: Estalar os dedos, confessar, bater de leve, olhar, tocar
  • Compulsões Mentais

Compulsões Mentais

Algumas compulsões são realizadas mentalmente e não por meio de comportamentos motores observáveis, dessa forma não são percebidas pelas demais pessoas e tem o mesmo objetivo: reduzir a aflição associada a um pensamento. As aflições mentais mais comuns são:

  • Contareu não sou obsessivo ou repetir números
  • Relembrar cenas ou imagens
  • Rezar
  • Repetir palavras especiais ou frases
  • Marcar datas
  • Fazer listas
  • Tentar afastar pensamentos indesejáveis substituindo-os por pensamentos contrários.

Atualmente os estudiosos acreditam que as compulsões existem em razão das obsessões, ou seja, são realizadas para aliviar ou neutralizar algum tipo de medo, aflição ou desconforto.

Gail Steketee aponta ainda outras características comuns as pessoas que tem TOC.

  • Entre os homens, a idade de pico de início fica entre os 13 e os 15 anos.
  • Entre as mulheres, a idade de pico de início fica entre os 20 e os 24 anos.
  • As pessoas que tem TOC possuem inteligência acima da média.
  • Pouco mais da metade das pessoas que tem TOC são mulheres.
  • O início geralmente ocorre de forma gradual.

Uma pesquisa feita com pessoas portadoras de TOC revelou que elas demoram em média 7 anos entre o início dos sintomas e a busca por tratamento. Essa demora está diretamente relacionada à vergonha e ao embaraço em admitir que sua compulsões trazem angustia e sofrimento para suas vidas.

As pessoas com TOC tem sua qualidade de vida visivelmente afetada, a gravidade do transtorno varia de leve (como alinhar todo os objetos a mesa antes de comer) ou grave (como realizar rituais de duas ou três horas antes de dormir ou antes de sair de casa). O que é TOC?

Rituais de TOC
O que é TOC? Rituais de TOC! O que é TOC?

Muitos dos rituais das pessoas que tem TOC tem uma sequência definida, e se essa sequencia for interrompida, ela começa o ritual inteiro novamente. Tais compulsões trazem sérios prejuízos a pessoa, já que ela reserva grande parte de seu dia, e porque não de sua vida, a realizá-los.

O tratamento indicado para o TOC é a psicoterapia. O psicólogo deve fazer uma investigação profunda dos pensamentos, obsessões, compulsões, medos, aflições e angustias que essas obsessões e compulsões produzem no indivíduo.

Como cada pessoa é única, para cada pessoa o tratamento será diferente, pois irá pautar-se no histórico de vida, crenças, relações interpessoais, sociais, profissionais, etc. Se você desconfia que pode sofrer de TOC, procure ajuda de um profissional capacitado! O que é TOC?

Para Atendimento Psicológico Online Clique Aqui!

Leia também:

O que é Psicoterapia?

O que é ansiedade? causas, sintomas e tratamentos

Transtorno do Pânico – sintomas, diagnóstico e tratamentos

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário, inscreva-se no site para receber as atualizações, artigos e dicas em primeira mão. Siga-nos nas redes sociais e compartilhe esse artigo. 

 

Compartilhe esse artigo!

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.