Se você, psicólogo, procura estratégias de marketing digital para melhorar os resultados de seu consultório, ou dos seus serviços, não deixe de ler o artigo abaixo.
Falaremos de SEO.
O que é SEO?
Em tradução, quer dizer otimização para mecanismos de busca. São estratégias que você tomará para melhorar o posicionamento do seu site no Google, de forma sutil e natural.
O objetivo do SEO é a conversão, ou seja, a captura de pacientes, mas também é a fidelização, o aprendizado da audiência e a criação de um relacionamento.
Tudo leva à conversão, para a oferta dos seus serviços, sejam eles quais forem.
Por que eu preciso de SEO?
As estratégias de otimização para motores de busca são importantes para os psicólogos porque atualmente é preciso mais do que receber indicações de amigos, familiares e profissionais.
As pessoas procuram no Google informações sobre clínicas e psicólogos, e avaliam as melhores opções de sua região.
O SEO pode trazer o paciente que você deseja, de forma natural, sem propagandas invasivas ou que firam as recomendações do Conselho de Psicologia.
Com o método, você pode fornecer aprendizado ao consumidor, guiando-o na busca pelo profissional indicado a ele: você.
Como aplicar as estratégias?
Primeiramente, é preciso ter um site/blog. Se você ainda não tem, é fundamental criar um, para que você seja localizado digitalmente.
Coloque todas as informações pertinentes, bem como a sua formação, especialidade, contato, etc.
O site pode conter um espaço para o marketing de conteúdo, ou você pode fornecer aprendizado ao consumidor pelo blog. Se for assim, sempre procure direcionar as publicações para o site/blog, instrumento oficial digital.
Indicamos também que você tenha perfis e páginas em redes sociais, para compartilhamento de conteúdo e interação com o possível cliente.
As estratégias de SEO devem visar primeiramente a qualidade, seja nas imagens, nos vídeos, nos artigos, enfim, em tudo.
A qualidade é mais importante do que a frequência de publicação, não se esqueça disso!
A qualidade, entre outros fatores, poderá colocar o seu site/blog ou seus artigos em boas posições no Google.
Assim, as chances de ser encontrado aumentam, já que é fato que as pessoas preferem as primeiras sugestões do buscador.
E o melhor: sem pagar por isso, somente pela busca orgânica, não patrocinada!
Como obter bom posicionamento no Google
Como citamos, a qualidade de postagens é um dos fatores que influenciam no ranqueamento do buscador. Outros fatores são:
-definição do tema para sua página (nicho, título, especialidade,);
-elaboração das palavras-chave relevantes ao seu segmento de atuação;
-criação de conteúdo interessante para seu público, que una a sua área de atividade e as necessidades do público, as suas dores;
-produção de material digital de qualidade, sempre com alternância de formatos e busca em fontes confiáveis de pesquisa;
-escrita com coerência, transparência, conteúdo revisado dentro das normas gramaticais e ortográficas.
A definição de palavras-chave
Precisamos falar das palavras-chave com mais detalhes, porque elas são importantes para a produção das estratégias de SEO.
Se você não sabe como defini-las, responda a perguntas como as que sugeriremos abaixo:
-quais serviços eu oferece como psicólogo?
-qual é o meu nicho, meu público de atendimento? A quem atendo? Se você atende crianças, produza conteúdo para seus pais por exemplo;
-em que cidade/região eu presto meus serviços?
-quais são os meus diferenciais e/ou os diferenciais do meu consultório? Por que devo ser escolhido entre os colegas de profissão?
Você pode elaborar palavras-chave das mais genéricas até as mais específicas.
E mais: pode combinar termos para criar uma palavra-chave maior, que poderá ser pesquisada exatamente daquele modo no Google, por exemplo: psicóloga para crianças em Itatiba.
As estratégias de SEO poderão fazer a diferença nos resultados de seu consultório. Dedique-se ao método para comprovar!
Há Braços
Carlos Costa