O que é SEO e por que ele é importante para um psicólogo?

O objetivo do SEO é a conversão, ou seja, a captura de pacientes, mas também é a fidelização, o aprendizado da audiência e a criação de um relacionamento.
Businesswoman hand touching blank search bar over blur background, business and technology concept, search engine optimization, web banner

Se você, psicólogo, procura estratégias de marketing digital para melhorar os resultados de seu consultório, ou dos seus serviços, não deixe de ler o artigo abaixo.

 

Falaremos de SEO.

 

O que é SEO?

 

Em tradução, quer dizer otimização para mecanismos de busca. São estratégias que você tomará para melhorar o posicionamento do seu site no Google, de forma sutil e natural.

 

O objetivo do SEO é a conversão, ou seja, a captura de pacientes, mas também é a fidelização, o aprendizado da audiência e a criação de um relacionamento.

 

Tudo leva à conversão, para a oferta dos seus serviços, sejam eles quais forem.

 

Por que eu preciso de SEO?

 

As estratégias de otimização para motores de busca são importantes para os psicólogos porque atualmente é preciso mais do que receber indicações de amigos, familiares e profissionais.

 

As pessoas procuram no Google informações sobre clínicas e psicólogos, e avaliam as melhores opções de sua região.

 

O SEO pode trazer o paciente que você deseja, de forma natural, sem propagandas invasivas ou que firam as recomendações do Conselho de Psicologia.

 

Com o método, você pode fornecer aprendizado ao consumidor, guiando-o na busca pelo profissional indicado a ele: você.

 

Como aplicar as estratégias?

 

Primeiramente, é preciso ter um site/blog. Se você ainda não tem, é fundamental criar um, para que você seja localizado digitalmente.

 

Coloque todas as informações pertinentes, bem como a sua formação, especialidade, contato, etc.

 

O site pode conter um espaço para o marketing de conteúdo, ou você pode fornecer aprendizado ao consumidor pelo blog. Se for assim, sempre procure direcionar as publicações para o site/blog, instrumento oficial digital.

 

Indicamos também que você tenha perfis e páginas em redes sociais, para compartilhamento de conteúdo e interação com o possível cliente.

 

As estratégias de SEO devem visar primeiramente a qualidade, seja nas imagens, nos vídeos, nos artigos, enfim, em tudo.

A qualidade é mais importante do que a frequência de publicação, não se esqueça disso!

 

A qualidade, entre outros fatores, poderá colocar o seu site/blog ou seus artigos em boas posições no Google.

 

Assim, as chances de ser encontrado aumentam, já que é fato que as pessoas preferem as primeiras sugestões do buscador.

 

E o melhor: sem pagar por isso, somente pela busca orgânica, não patrocinada!

 

Como obter bom posicionamento no Google

 

Como citamos, a qualidade de postagens é um dos fatores que influenciam no ranqueamento do buscador. Outros fatores são:

 

-definição do tema para sua página (nicho, título, especialidade,);

 

-elaboração das palavras-chave relevantes ao seu segmento de atuação;

 

-criação de conteúdo interessante para seu público, que una a sua área de atividade e as necessidades do público, as suas dores;

 

-produção de material digital de qualidade, sempre com alternância de formatos e busca em fontes confiáveis de pesquisa;

 

-escrita com coerência, transparência, conteúdo revisado dentro das normas gramaticais e ortográficas.

 

A definição de palavras-chave

 

Precisamos falar das palavras-chave com mais detalhes, porque elas são importantes para a produção das estratégias de SEO.

 

Se você não sabe como defini-las, responda a perguntas como as que sugeriremos abaixo:

 

-quais serviços eu oferece como psicólogo?

 

-qual é o meu nicho, meu público de atendimento? A quem atendo? Se você atende crianças, produza conteúdo para seus pais por exemplo;

 

-em que cidade/região eu presto meus serviços?

 

-quais são os meus diferenciais e/ou os diferenciais do meu consultório? Por que devo ser escolhido entre os colegas de profissão?

 

Você pode elaborar palavras-chave das mais genéricas até as mais específicas.

 

E mais: pode combinar termos para criar uma palavra-chave maior, que poderá ser pesquisada exatamente daquele modo no Google, por exemplo: psicóloga para crianças em Itatiba.

 

As estratégias de SEO poderão fazer a diferença nos resultados de seu consultório. Dedique-se ao método para comprovar!

 

Há Braços

Carlos Costa

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn