Você conhece a estratégia chamada inbound marketing? Ela pode auxiliar você em suas estratégias de atração do paciente, sabia disso? Se a tática é novidade para você, leia para conhecê-la.
O que é inbound marketing?
Como o nome já diz, é algo relacionado ao marketing. É uma estratégia relativamente nova, que pode melhorar a captação de pacientes, e com isso, os resultados do seu consultório.
Conhecido como marketing de atração, o método inbound marketing também pode ser chamado de marketing de conteúdo ou marketing de entrada.
Todas as nomenclaturas estão adequadas e se referem ao intuito de fazer os pacientes chegarem até você, por estratégias online.
Como isso é possível?
Pela publicação de conteúdo interessante à audiência. Ou seja, você publicará nas redes sociais textos, imagens, vídeos, enfim, conteúdos relevantes ao público-alvo.
É uma propaganda sutil do seu serviço, já que traz conhecimento ao usuário, e de quebra apresenta seu consultório a ele.
Como o psicólogo pode usá-lo a seu favor
A estratégia de inbound marketing se aplica com excelência à área da psicologia, já que se deve atentar muito bem à divulgação do seu serviço, para não descumprir as regras estipuladas pelo conselho de ética.
Por exemplo, se você atua com psicologia infantil, poderá criar conteúdo para professores, pais e cuidadores, por exemplo.
São mecanismos de esclarecimento e capacitação a essas pessoas, mostrando a sua autoridade no assunto e apresentando os serviços da sua clínica.
Além do fornecimento do aprendizado a eles, o marketing de atração geralmente faz com que haja interesse por quem produziu conhecimento, e os familiares ou responsáveis tendem a ir até você atrás de soluções para suas crianças.
O marketing de conteúdo, dessa forma, é uma ferramenta de divulgação gratuita, por blog ou redes sociais, e pode trazer muitos pacientes porque as pessoas ficarão encantadas com a sua postura.
Elas perceberão que não são tratadas como consumidoras, e que você realmente pode auxiliá-las em suas dores, pois se preocupa com a sociedade.
Você pode também, além de publicar conteúdos curtos, de até mil palavras, criar um livro digital sobre psicologia infantil, ainda seguindo o mesmo exemplo.
A grande sacada é que para adquirir o material, as pessoas precisarão preencher um formulário contendo seus dados pessoais.
É claro que ninguém gosta de receber conteúdo o tempo todo em seu e-mail, ainda mais sem autorização, mas e se for um conteúdo interessante para ele?
Você pode, de tempos em tempos, enviar um e-mail marketing caprichado, para fortalecer ainda mais o vínculo criado pelas postagens mais curtas.
Contudo, para a estratégia de inbound marketing dar certo, é preciso que os conteúdos publicados sejam de qualidade. Se não forem, causarão o efeito contrário e poderão derrubar a reputação da sua clínica.
Aposte em conteúdo variado, desde imagens, textos, gráficos, pesquisas, enquetes e até descontos e promoções. É preciso agradar ao público, que está cada vez mais exigente, para a tática dar certo.
Para iniciar, sugerimos seguir os seguintes passos:
-defina o público-alvo do seu consultório, isto é, para quem as publicações serão direcionadas;
-crie de perfis e páginas em blog e/ou redes sociais, conforme sua preferência e a localização do possível paciente;
-elabore conteúdo variado e de qualidade, que seja interessante à audiência;
-tenha um site moderno e atualizado, com teor mais profissional que as páginas sociais. É para ele que as postagens em blog ou redes serão direcionadas;
-pense em fazer automação de marketing, para agilizar a comunicação e a publicação de conteúdo. Não é obrigatório, mas tornará o processo facilitado.
É necessário dedicação para obter os resultados desejados, mas com o marketing de atração você pode chegar onde deseja.
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