O que é inbound marketing e como o psicólogo pode usá-lo a seu favor

Conhecido como marketing de atração, o método inbound marketing também pode ser chamado de marketing de conteúdo ou marketing de entrada.
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Você conhece a estratégia chamada inbound marketing? Ela pode auxiliar você em suas estratégias de atração do paciente, sabia disso? Se a tática é novidade para você, leia para conhecê-la.

 

O que é inbound marketing?

 

Como o nome já diz, é algo relacionado ao marketing. É uma estratégia relativamente nova, que pode melhorar a captação de pacientes, e com isso, os resultados do seu consultório.

 

Conhecido como marketing de atração, o método inbound marketing também pode ser chamado de marketing de conteúdo ou marketing de entrada.

 

Todas as nomenclaturas estão adequadas e se referem ao intuito de fazer os pacientes chegarem até você, por estratégias online.

 

Como isso é possível?

 

Pela publicação de conteúdo interessante à audiência. Ou seja, você publicará nas redes sociais textos, imagens, vídeos, enfim, conteúdos relevantes ao público-alvo.

 

É uma propaganda sutil do seu serviço, já que traz conhecimento ao usuário, e de quebra apresenta seu consultório a ele.

 

Como o psicólogo pode usá-lo a seu favor

A estratégia de inbound marketing se aplica com excelência à área da psicologia, já que se deve atentar muito bem à divulgação do seu serviço, para não descumprir as regras estipuladas pelo conselho de ética.

 

Por exemplo, se você atua com psicologia infantil, poderá criar conteúdo para professores, pais e cuidadores, por exemplo.

 

São mecanismos de esclarecimento e capacitação a essas pessoas, mostrando a sua autoridade no assunto e apresentando os serviços da sua clínica.

 

Além do fornecimento do aprendizado a eles, o marketing de atração geralmente faz com que haja interesse por quem produziu conhecimento, e os familiares ou responsáveis tendem a ir até você atrás de soluções para suas crianças.

 

O marketing de conteúdo, dessa forma, é uma ferramenta de divulgação gratuita, por blog ou redes sociais, e pode trazer muitos pacientes porque as pessoas ficarão encantadas com a sua postura.

 

Elas perceberão que não são tratadas como consumidoras, e que você realmente pode auxiliá-las em suas dores, pois se preocupa com a sociedade.

 

Você pode também, além de publicar conteúdos curtos, de até mil palavras, criar um livro digital sobre psicologia infantil, ainda seguindo o mesmo exemplo.

 

A grande sacada é que para adquirir o material, as pessoas precisarão preencher um formulário contendo seus dados pessoais.

 

É claro que ninguém gosta de receber conteúdo o tempo todo em seu e-mail, ainda mais sem autorização, mas e se for um conteúdo interessante para ele?

 

Você pode, de tempos em tempos, enviar um e-mail marketing caprichado, para fortalecer ainda mais o vínculo criado pelas postagens mais curtas.

 

Contudo, para a estratégia de inbound marketing dar certo, é preciso que os conteúdos publicados sejam de qualidade. Se não forem, causarão o efeito contrário e poderão derrubar a reputação da sua clínica.

 

Aposte em conteúdo variado, desde imagens, textos, gráficos, pesquisas, enquetes e até descontos e promoções. É preciso agradar ao público, que está cada vez mais exigente, para a tática dar certo.

 

Para iniciar, sugerimos seguir os seguintes passos:

 

-defina o público-alvo do seu consultório, isto é, para quem as publicações serão direcionadas;

 

-crie de perfis e páginas em blog e/ou redes sociais, conforme sua preferência e a localização do possível paciente;

 

-elabore conteúdo variado e de qualidade, que seja interessante à audiência;

 

-tenha um site moderno e atualizado, com teor mais profissional que as páginas sociais. É para ele que as postagens em blog ou redes serão direcionadas;

 

-pense em fazer automação de marketing, para agilizar a comunicação e a publicação de conteúdo. Não é obrigatório, mas tornará o processo facilitado.

 

É necessário dedicação para obter os resultados desejados, mas com o marketing de atração você pode chegar onde deseja.

 

Se quiser aprender a fazer tudo isso na prática, conheça a Plataforma O Psicólogo Online, nós te ensinamos tudo através de cursos e vídeo aulas.

 

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