Mudança no Nosso DNA: Através Das Práticas da Mente e do Corpo

mudança no nosso DNA

Mudança no nosso DNA

Os benefícios são vistos em um nível molecular, reduzindo a resposta inflamatória.

As práticas do corpo mental como a meditação, a ioga e o Tai Chi podem reverter os efeitos do estresse em nosso DNA, a pesquisa descobre.

Normalmente, o estresse provoca níveis aumentados de uma molécula chamada fator nuclear kappa B (NF-kB).

Isso está envolvido na reação ao estresse e à forma como os nossos genes são expressos.

Também tem um papel fundamental na forma como nossos corpos respondem à infecção.

Práticas como a meditação reduzem os níveis dessa molécula relacionada ao estresse.

Eles também reduzem os níveis de citocinas no corpo – estes estão ligados à inflamação no nível celular.

Mudança no nosso DNA Ivana Buric, primeira autora do estudo, disse:

“Milhões de pessoas em todo o mundo já gozam dos benefícios para a saúde das intervenções mentais e corporais, como ioga ou meditação, mas o que talvez não percebam é que esses benefícios começam em um nível molecular e podem mudar a maneira como nosso código genético é sobre toda nossa estrutura.

Essas atividades estão deixando o que chamamos de assinatura molecular em nossas células, o que inverte o efeito que o estresse ou a ansiedade teriam no corpo mudando a forma como os nossos genes são expressos.

Simplificando, os MBIs fazem com que o cérebro guie nossos processos de DNA ao longo de um caminho que melhore nosso bem-estar.

mudança no nosso DNA Mais precisa ser feito para entender esses efeitos em maior profundidade, por exemplo, como eles se comparam com outras intervenções saudáveis ​​como o exercício ou a nutrição.

Mas esta é uma base importante para se basear em ajudar os futuros pesquisadores a explorar os benefícios de atividades cada vez mais populares de mente-corpo “.

Para o estudo, os pesquisadores reuniram os resultados de 18 estudos diferentes sobre 846 pessoas em 11 anos.

Leia também os benefícios da meditação na sua vida: https://opsicologoonline.com.br/meditacao-saude-e-qualidade-de-vida/

 

[thrive_leads id=’498′]

 

O estudo foi publicado na revista Frontiers in Immunology ( Buric et al., 2017 ).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 3 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura.

Artigos recentes