Mitos e Verdades da Esquizofrenia: Descubra de Uma Vez Por Todas

mitos-e-verdades-da-esquizofrenia.x45540_mini
Mitos e verdades da esquizofrenia
Você realmente sabe o que é esquizofrenia?
Essa é uma pergunta que eu sempre faço e coloco nos meus posts pois mesmo parecendo muito simples eu percebo que muitas pessoas não sabem realmente o que é esquizofrenia.

Digo isso porque vejo pessoas utilizando a palavra esquizofrenia de forma equivocada.

Pessoas que não entendem as dificuldades, as limitações que uma pessoa que tem esquizofrenia tem.

Vejo pessoas que utilizam a palavra esquizofrenia para falar sobre política, por exemplo.

E fico completamente perplexa com essa utilização.

São pessoas que escrevem artigos ou até mesmo aparecem na televisão falando sobre a esquizofrenia da política brasileira.

Mitos e verdades da esquizofrenia E com certeza isso faz aumentar o estigma e desconhecimento da população sobre a esquizofrenia.

É preciso que se acabe com os estigmas relacionados a esquizofrenia.

Como podemos contribuir para que isso ocorra?

Quanto mais informações, quanto mais pessoas souberem o que realmente é a esquizofrenia, souberem o quanto sofrem as pessoas que têm o transtorno, assim como todos que convivem com ela, mais fácil será diminuirmos o preconceito com as pessoas que tem esquizofrenia.

Existem muitos mitos e verdades sobre a esquizofrenia que atrapalham a compreensão real do que é o transtorno, dificultando o entendimento dos familiares e das pessoas que têm esquizofrenia.

Por isso hoje vamos desmistificar um pouco mais sobre esses mitos para que você cuidador entenda a esquizofrenia, pois quanto mais você entender melhor poderá ajudar o seu familiar e a si mesmo.

Mitos e verdades da esquizofrenia Mitos e verdades da esquizofrenia

  1.   MITO >>>>> A maioria das pessoas que tem esquizofrenia é violenta ou perigosa!!

Com certeza esse é um mito, pois nem toda pessoa com esquizofrenia é perigosa ou agressiva.

A pessoa pode vir a ser violenta se estiver em surto psicótico, não estiver fazendo seu tratamento medicamentoso corretamente.

E por que ela pode ser agressiva nessa hora?

Por estar em surto seus delírios e crenças irreais são o que comandam essa pessoa, ela não está em seu “normal”, seu juízo e capacidades estão totalmente prejudicados.

Entretanto se a pessoa estiver medicada, fazendo todos seus acompanhamentos ela dificilmente terá episódios de violência ou demonstrará perigos para si e/ou outras pessoas, conheço muitas pessoas que são exatamente o contrário:

Mitos e verdades da esquizofrenia Dóceis, calmas, carinhosas e têm o transtorno.

mitos e verdade da esquizofrenia
Pessoas amorosas.
  1. Verdade >>>>>>> Não é uma decisão da pessoa que tem esquizofrenia ser assim.

Quem tem esquizofrenia simplesmente não consegue parar de ouvir vozes ou de sentir-se assustado.

É errado imaginar que a pessoa “se quisesse, parava com isso tudo”.

Temos que ajudá-lo, insistir no tratamento até que este comece a dar bons resultados.

  1.  MITO >>>>>>> Se o pai/mãe tem esquizofrenia os filhos necessariamente vão ter também.

Não necessariamente, pois além de ter origem genética a esquizofrenia se desenvolve a partir da relação com o ambiente.

Mitos e verdades da esquizofrenia Essa relação com o ambiente envolve:

  • Traumas físicos ou psíquicos;
  • Experiências psicológicas negativas;
  • Infecções durante a gestação ou na primeira infância;
  • Complicações na gravidez;
  • Entre outros.

Sendo assim uma pessoa pode ter os genes para desenvolver o transtorno porem isso nunca ocorrer, pois nunca houve um fator estressor que ativou os genes da esquizofrenia.

Assim, como o caso de irmãos gêmeos, por exemplo, um pode desenvolver o transtorno e o outro não.

Mitos e verdades da esquizofrenia Por isso o ambiente, a estrutura familiar, as relações e vivencias podem “ajudar” ou não no desenvolvimento da esquizofrenia.

  1.  Verdade >>>>>>> A esquizofrenia pode ser tratada.

Existem hoje medicações eficientes que ajudam o paciente a enfrentar a doença, os chamados antipsicóticos.

O paciente também se beneficia com a Psicoterapia onde aprenderá a lidar com as suas limitações, medos, conhecer o transtorno, entre outras questões.

A terapia ocupacional também auxiliará muito o paciente na sua reinserção social, nas estimulações motoras, por exemplo.

  1.   MITO >>>>>> A esquizofrenia pode ser causada por negligência dos pais.

Como expliquei acima, apesar de não se conhecer a causa exata da esquizofrenia sabe-se que ela se origina de influência genéticas (hereditariedade) e ambientais (meio externo) sendo assim ela não pode ser causada por negligência dos pais.

Mitos e verdades da esquizofrenia E esse é um dos motivos que fazem com que os pais sintam muita culpa quando descobrem o transtorno, pois acham que fizeram algo errado na criação, mas agora vocês já sabem que NÃO SÃO CULPADOS!

  1.   VERDADE >>>>> Não há cura para a esquizofrenia

Infelizmente até os dias atuais ainda não se encontrou a cura para o transtorno, entretanto a pessoa consegue estabilizar e com a ajuda do tratamento manter uma vida normal, com algumas limitações sim, mas aprendendo a viver com a esquizofrenia de uma forma mais saudável, com menos recaídas, diminuição de muitos sintomas, pois as medicações estão melhorando a cada dia.

  1.   MITO >>>>> Quem tem esquizofrenia NUNCA poderá trabalhar.

Se a pessoa que tem o transtorno estiver tomando suas medicações corretamente, seguindo seu tratamento, estiver estabilizada e quiser trabalhar ela poderá sim.

Mitos e verdades da esquizofrenia Claro, que é preciso um preparo, se observar as atividades que ela vai realizar, pois o indicado não é trabalhar com algo que lhe causa muito estresse, o que pode desencadear surtos.

Por isso hoje em dia existem alguns locais que preparam essa pessoa para o trabalho e no local certo, além de que estando trabalhando esse indivíduo vai se sentir incluído na sociedade e útil, pois muitos se deprimem por não poder colaborar em casa, ter vida social.

  1.  Verdade >>>>>>> A esquizofrenia tem graus do transtorno.

A gravidade da doença varia de leve a grave.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de recuperação.

Algumas pessoas tem um grau mais leve do transtorno, sintomas mais leves, tendo mais facilidade em lidar com o diagnóstico.

  1.   MITO >>>>>> Pessoas que têm esquizofrenia são preguiçosas

Mitos e verdades da esquizofrenia Muitas famílias passam e tem essa dúvida:

Meu familiar é preguiçoso, não faz porque não quer, é folgado, filhinho da mamãe, etc.

Porém saibam que não é nada disso, devido aos sintomas negativos da esquizofrenia (perdas: falta de vontade, falta de entusiasmo, de vitalidade, etc.) quem tem o transtorno fica mais apático, sem vontade, com dificuldade de demonstrar afeto, sem expressão muitas vezes.

Então, não é por preguiça e sim, devido os sintomas do transtorno.

E como ajudar essas pessoas?

Sempre incentivando-as a fazer alguma atividade, motivando-as a seguir em frente, entendendo que em alguns momentos eles estarão sem vontade nenhuma e não vai adiantar insistir.

  1. Verdade >>>>>> O tratamento deve ser sempre discutido com o paciente e a família.

Mitos e verdades da esquizofrenia Apenas em crises graves, nos surtos, as decisões sobre internações ou uso de medicamentos podem ser decididos sem a participação do paciente.

Quando o paciente participa junto das decisões do seu tratamento fica mais fácil para ele ir aceitando o seu transtorno e aprendendo a lidar com a esquizofrenia.

Bom, agora que já desvendamos alguns mitos e verdades da esquizofrenia espero que você consiga entender alguns comportamentos do seu familiar e vá aprendendo a lidar com eles, pois como eu sempre digo é preciso muita paciência, mas aos poucos tudo vai se ajeitando.

Abraço e até logo!

Psicóloga Daniela da Silva

Leia também 6 dicas de como o cuidador pode ajudar o familiar com esquizofrenia:https://opsicologoonline.com.br/familiar-com-esquizofrenia-2/

 

[thrive_leads id=’498′]

 

Transtorno mentalDaniela da Silva – Psicóloga com Orientação Psicanalítica (CRP 07/23218). Atua nas cidades de Cachoeirinha e Gravataí/RS, como Psicóloga Clínica e também palestrante.

Atendimento direcionado para familiares de pessoas que tem esquizofrenia; relações familiares- pais e filhos.

Email: danipsicologa@outlook.com;

Facebook: Psicóloga Daniela da Silva

Instagram: psicologa_danieladasilva;

Tel / WhatsApp: 51-84059491;

Blog: www.alemdaesquizofrenia.com

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 3 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura.

Artigos recentes