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3 Dicas para praticar Mindfulness No Dia a Dia

Tempo estimado de leitura: 2 minute

Mindfulness No Dia a Dia

Você já respirou hoje? mindfulness no dia a dia

Existem diversas maneiras de incluirmos os conceitos e as práticas de Mindfulness em nosso dia a dia. mindfulness no dia a dia

A atenção à respiração é uma delas.

Você sabia que respiramos em torno de 20.000 vezes por dia?

Apesar de ser a coisa mais importante que fazemos, a maioria do tempo nem nos damos conta de que estamos respirando. Mindfulness No Dia a Dia

Em Mindfulness a RESPIRAÇÃO é uma das principais âncoras para nos manter conectados com o Momento Presente.

Leia Também: Meditação, Saúde E Qualidade de Vida

E isto é uma ótima notícia, temos ao nosso dispor, em qualquer hora e em qualquer lugar a PRINCIPAL ferramenta para nos manter ATENTOS ao MOMENTO PRESENTE!

Vamos experimentar?

3 Dicas para praticar Mindfulness No Dia a Dia

#1 – Faça uma ou duas respirações profundas. Volte à sua respiração normal. Deixe fluir naturalmente. Durante alguns instantes, identifique em que ponto de seu corpo nota mais a sua respiração.  Mindfulness No Dia a Dia

Talvez ela esteja mais presente na região do tórax ou na região abdominal. Talvez você a perceba mais presente em suas narinas…
Quando você identificar este lugar, dedique um pouco da sua atenção às sensações que possam surgir.

Observe o ar entrando e saindo de seu corpo. Observe os movimentos que surgem com o respirar. Você pode experimentar realizar esta prática por um tempo determinado, 5 minutos talvez.  Mindfulness No Dia a Dia

#2 – Uma prática para um alívio imediato em um momento de stress é a PAUSA DE 4 SEGUNDOS.
Inspira contanto 4, expira contando 4. Esta pequena atitude pode  nos livrar da reatividade momentânea, evitando muitos conflitos e nos propiciando um alívio necessário para tomadas de decisão. Mindfulness No Dia a Dia

#3 – Outra forma de aliviar o Stress momentâneo utilizando a respiração é utilizar a técnica de CONTAR AS RESPIRAÇÕES. A cada ciclo (inspiração+expiração) conte um, dois, três, até sete respirações. Quando terminar, volte à sua atividade normalmente.
A cada vez que parar para PRESTAR ATENÇÃO à sua RESPIRAÇÃO, estará praticando Mindfulness.
A sua respiração não ocorre no passado e nem no futuro. Ela está AQUI e AGORA.

Por mais corrido e estressante que seja o seu dia VOCÊ tem a FERRAMENTA necessária para administrar a qualidade de seu TEMPO e de ESCOLHER estar PRESENTE, CONSCIENTE à tudo o que viver! Mindfulness No Dia a Dia

Conheça o programa: EDUCAÇÃO EM MINDFULNESS ONLINE – TRANSFORME SUA VIDA, TREINANDO SUA MENTE A VIVER NO MOMENTO PRESENTE!

Esteja PRESENTE e seja FELIZ!

Paz e Bem!

Adriana

Um presente para você!

Áudio para prática de meditação: Experimentando o Momento Presente! 

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Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

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