A importância de mensurar os resultados de suas estratégias nas redes sociais

Se você aplicar estratégias de marketing digital nas redes sociais do seu espaço de atendimento psicológico presencial ou online, mas não mensurar os resultados, provavelmente os resultados positivos não serão percebidos.
mensurar-resultados

Se você aplicar estratégias de marketing digital nas redes sociais do seu espaço de atendimento psicológico presencial ou online, mas não mensurar os resultados, provavelmente os resultados positivos não serão percebidos. Veja o motivo a seguir.

Por que medir os resultados?

Conforme mencionamos, se você não medir os resultados de suas estratégias de marketing digital, provavelmente os resultados positivos não serão percebidos. Afinal, as ações devem ser baseadas nas respostas obtidas, isto é, nas métricas.

No primeiro momento, quando você ainda não as possui, o planejamento de publicações deve ser feito de acordo com pesquisas e testes. Contudo, a partir das primeiras postagens já é possível conhecer as reações do público ao conteúdo de suas páginas de redes sociais, e seu cronograma de postagens precisa ser elaborado de acordo com as reações.

Ou seja, nada é tão importante quanto conhecer seu público, as suas motivações, necessidades, o seu comportamento. São as métricas que darão a você as respostas que você procura, para facilitar o planejamento das publicações (tipo de conteúdo, frequência de postagem, hora ideal de a postagem ir ao ar, etc.).

E se você não mensurar as publicações, como saber se elas estão no caminho da obtenção de objetivos? Se não estiverem dando certo, você pode fazer ajustes sempre que necessário, para fazer o seu espaço de atendimento chegar lá.

 

A mensuração de dados pelo Facebook

Pelo Facebook, rede social amplamente utilizada nas estratégias de marketing digital, a mensuração dos resultados acontece pelo Facebook Insights. Lá, é possível conhecer uma série de informações, como publicações mais e menos populares, postagens que geraram mais e menos engajamento, quais proporcionaram mais curtidas na página, os dados dos fãs, e assim por diante.

Assim, o psicólogo consegue estudar em detalhes o comportamento da sua audiência, para publicar cada vez mais assuntos do seu interesse, cada vez mais relevantes ao público. Toda rede social possui opção de análise de resultados, e a ferramenta não pode ser desprezada.

Quando medir os resultados das redes sociais?

Como citamos, a partir das primeiras publicações já é possível fazer a mensuração dos resultados. A partir de então, recomenda-se que aconteça diariamente, ou, se não for possível, semanalmente. Não é indicado passar desse período, para que ajustes possam ser feitos o quanto antes, evitando prejuízos e adiamento de conquistas de metas de campanha.

Medir os resultados não é difícil, e felizmente pode ser feito de modo automatizado, pela utilização de ferramentas das redes sociais, como o Insights do Facebook. Portanto, pode ser feito semanalmente ou todos os dias, conforme recomendamos. Basta saber o que medir, e tudo será ainda mais fácil e rápido.

Que métricas devem ser analisadas pelo psicólogo?

As métricas podem ser estipuladas pelo espaço de atendimento presencial ou online, de acordo com os objetivos. Contudo, alguns pontos fundamentais devem ser analisados, como número de fãs da página, nível de interação, alcance e envolvimento.

O número de fãs proporciona o conhecimento da relevância da página para seus fãs. Quanto mais seguidores, melhor, pois mostra que suas ações online são importantes para o público que acompanha as suas publicações.

Todavia, o nível de interação também deve ser analisado, pois de nada adianta apenas ser seguidor, mas não interagir em suas postagens. Sendo assim, por vezes é mais valioso ter mais interação com poucos seguidores, do que ter muitos seguidores, somente por ter.

O quesito alcance é importante porque mostra quantas pessoas foram impactadas com a sua publicação, a quantas pessoas o seu post chegou. Quanto ao envolvimento, mede-se a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos, fator que mensura a qualidade da postagem.

Tudo pode trazer resultados positivos para seu espaço, então é hora de conhecer as métricas e definir quais você estudará.

Há braços,

Carlos Costa

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn