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Meditação X Medo de Avião: 5 Dicas Para Uma Experiência Mais Agradável

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Você tem medo de viajar de avião? Eu tenho! E se analisarmos a situação em si, se colocarmos em palavras mais detalhadamente e mais alinhada com a “realidade” dos fatos, eu me incomodo com voos muito longos e sinto um grande desconforto durante os períodos de turbulência.

“Os homens se dividem em duas espécies: os que têm medo de viajar de avião e os que fingem que não têm.”

Fernando Sabino

Mas o que a meditação tem a ver com isto?

Hoje vamos entender como a Meditação pode deixar de ser uma simples técnica e se tornar uma importante ferramenta para a sua Qualidade de Vida!

Neste simples episódio podemos aprender várias coisas sobre Mindfulness e sobre como Mindfulness pode transformar a nossa vida.

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Esta semana estou de férias, realizei um voo que durou em torno de 10 horas. Como disse, eu sinto um imenso desconforto em relação aos períodos de turbulência. A questão do tempo também sempre me incomoda, vira um transtorno a certa altura, visto que a posição do voo não é nada confortável. Quero compartilhar contigo como a Meditação me ajuda a lidar com isto e como eu utilizo os conceitos de Mindfulness neste contexto.

1) SOFRIMENTOS PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS

Você tem uma grande viagem a realizar, será um passeio incrível, mas o voo até o seu destino são 10 horas de duração. Você ter medo da viajem e sentir um desconforto com relação ao tempo de duração, são seus sofrimentos primários.

Quanto tempo antes você começa a sofrer por imaginar como será este período?

Quantas reações e sensações desconfortáveis você experimenta antecipadamente só de imaginar a viagem?

Quantos imprevistos e incidentes possíveis de acontecer você antecipa e realiza em sua mente?

E durante o voo, quantos incômodos e desconfortos você antecipa por saber que em determinados momentos eles acontecerão?

Estes são os sofrimentos “secundários”, que você experimenta por estar no campo das ideias, da imaginação, da ansiedade pelo futuro e não, CIENTE PRESENTE ao momento que está vivendo.

A primeira “escolha” a fazer é ESTAR PRESENTE E CONSCIENTE MOMENTO A MOMENTO. Sem ficar antecipando sentimentos desagradáveis pelo que ainda está por vir.

2) ABERTURA E ACEITAÇÃO

Se pensarmos na questão conforto/desconforto o que ajuda é: Olhar para o MOMENTO PRESENTE como um observador. Sem idealizar, sem criar expectativas (negativas ou positivas). O voo atrasou, o passageiro da frente está sendo inconveniente.

Ficar “brigando” com o que está acontecendo não resolverá o problema e lhe deixará mais irritado com a situação. Estar aberto e aceitar o que está presente lhe possibilitará estar em paz, lhe possibilitará enxergar as escolhas possíveis para ficar em paz.

3) CONSCIÊNCIA DO CORPO

A consciência corporal é um dos benefícios de Mindfulness e você poderá exercitá-la durante o seu voo. Esteja atento às sensações corporais, procure à medida do possível relaxar as tensões. Se o espaço não permitir um relaxamento maior para o seu corpo, respire no desconforto e tente mentalmente adequá-lo ao que está disponível.

Ouça o seu corpo, escute as suas necessidades, levante, faça um movimento com as pernas, habite o seu corpo e sinta-se ancorado no momento presente.

4) DISTRAÇÃO CONSCIENTE

Existe uma diferença entre deixar a mente divagar em pensamentos e ideias e fazer uma ESCOLHA CONSCIENTE sobre um momento de distração. Você pode escolher se distrair com um livro e estar 100% presente nesta leitura, assim como, escolher um filme e assisti-lo desta mesma maneira. Durante o voo, faça uma escolha consciente, escolha uma distração que possa tornar este momento prazeroso.

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5) FAÇA UMA PRÁTICA FORMAL

Aproveite este tempo para realizar práticas formais de Mindfulness como as técnicas de Atenção à Respiração, por exemplo. Esta é uma ótima oportunidade para tentar realizar práticas mais prolongadas do que as de costume. Tenha meditações guiadas no celular ou escolha uma música instrumental disponível no próprio avião para ancorar a sua prática.

Estas são pequenas dicas para que você torne um período que seria “supostamente” um desconforto em uma experiência mais agradável.

Todas estas considerações podem ser facilmente utilizadas em seu dia a dia ou em sua próxima viagem.

Experimente, depois me conte o resultado!

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Esteja Presente e Seja Feliz!

Paz e Bem!

Adriana

Adriana perfil contatos

www.vivendomomentopresente.com

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

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