Skip to main content

Meditação, Saúde E Qualidade de Vida

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Meditação ainda nos dia de hoje é vista com uma certa reserva, com algumas ressalvas e até mesmo com alguns “pré-conceitos” que impedem as pessoas de entrarem em contato com esta experiência.

A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior”, “voltar a atenção para dentro de si”. A definição de Meditação, no que se refere a sua prática, tem uma grande variação e está diretamente ligada à cultura, técnica ou contexto em que é realizada.

Existem inúmeros tipos e técnicas de Meditação. Algumas são religiosas como a Meditação Cristã ou o próprio Budismo. Porém, atualmente a Meditação tem sido muito estudada e tem sua eficácia comprovada em vários campos da Ciência, tornando-se assim, uma prática laica e livre de qualquer religiosidade.

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela.”

Albert Einstein

Mindfulness ou Atenção Plena

Mindfulness ou atenção plena
Viver Intencionalmente no Momento Presente!

Tem sido cada vez mais utilizada nos campos da Saúde, Educação, Organizacional e Esporte. Seus benefícios são cientificamente comprovados na:

  • redução do estresse,
  • tratamento da depressão,
  • tratamento da síndrome do pânico,
  • auxiliar para pacientes em tratamento do câncer,
  • auxiliar na prevenção de recaídas em dependência de drogas.

E benefícios para a saúde como um todo, como:

  • aumento da capacidade imunológica,
  • aumento de conexões neuronais,
  • regularização da pressão arterial e
  • melhora da atenção e concentração.

Seu princípio é promover aos praticantes a capacidade de Viver INTENCIONALMENTE no MOMENTO PRESENTE, com ABERTURA, ACEITAÇÃO e SEM JULGAMENTO.

Simples, porém difícil em nosso mundo frenético!

Estamos a maior parte de nosso tempo preocupados com o futuro ou remoendo o passado.

Estamos em nosso trabalho querendo estar em casa. Estamos em casa preocupados com as resoluções do trabalho no dia seguinte. E com isto a qualidade do nosso foco e atenção estão sempre prejudicados.

Estar presente Momento a Momento é uma das melhores coisas que você pode fazer por você!

As conquistas são imensuráveis!

“Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.”

Sêneca

Quando você aprende a VIVER no PRESENTE, fazer uma coisa de cada vez e DEDICAR Atenção Plena a tudo o que se faz, toda a sua vida se transforma! Você começa a enxergar o mundo de outra maneira, enxergar a si e ao outro de uma maneira diferente, sua filosofia de vida é transformada.

Mindfulness é antes de tudo um ESTILO de VIDA, através de suas práticas você começa a ampliar os seus SENTIDOS e passa a VIVER a VIDA como ela realmente merece ser VIVIDA.

Por ser um ESTILO de VIDA, um ESTADO MENTAL, não aprendemos Mindfulness nos livros ou através de alguma explicação. Só é possível apreendê-la VIVENCIANDO. Tornando suas práticas um hábito. E isto requer motivação e dedicação.

Leia Também: Como Eliminar Pensamentos Negativos? Conheça 7 Dicas que Podem te Auxiliar!

Vamos experimentar um pouquinho estes conceitos? 

Meditação
Pare um pouco e respire fundo!

Leia Também: Resiliência: A Capacidade de SUPERAÇÃO – Como Seus Pensamentos Podem Te Ajudar a Ser Resiliente?

Neste momento, sem mudar nada, leve sua atenção para sua respiração.

Perceba o fluxo de sua respiração, perceba a entrada e saída do ar em seu corpo.

Agora leve sua atenção para o seu corpo. Perceba sua postura, perceba os seus pés e o contato dos mesmos com o local que o suporta. Perceba a postura de suas costas, gentilmente ajuste a sua postura. Perceba em seu corpo se existe algum ponto de tensão. Tente mentalmente relaxá-lo. Perceba o seu corpo como um todo, amparado pelo local que você está agora.

Agora volte a sua atenção para o que você está fazendo neste momento. Para a leitura deste texto, retome em sua mente o que te fez chegar até aqui. Qual foi a intenção primeira quando você acessou a internet? Qual o caminho você fez para chegar até este site e acessar este texto. Tenha em mente se este percurso e esta leitura fez algum sentido para o seu objetivo primeiro.

Esteja Presente e Ciente destas ações. Esteja Presente e Ciente da sua presença em frente ao notebook, celular ou qual for a forma que você está gora neste momento.

Volte para o seu dia, para a sua atividade e procure manter este estado de atenção em tudo o que realizar. 

Conheça o programa: EDUCAÇÃO EM MINDFULNESS ONLINE – TRANSFORME SUA VIDA, TREINANDO SUA MENTE A VIVER NO MOMENTO PRESENTE!

Esteja PRESENTE e seja FELIZ!

Paz e Bem!

Adriana Cardoso

Para Orientação Psicológica Online Clique Aqui!


Adriana perfil contatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.