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Meditação e Alimentação Consciente

Tempo estimado de leitura: 2 minute

Mindfulness é um estilo de vida! Um estado mental, uma atitude que assumimos quando decidimos viver com a atenção focada a cada momento de nossa vida. Meditação!

Para desenvolvermos este estado mental, realizamos práticas formais de Meditação da Atenção Plena. Estas práticas permitem que possamos treinar a nossa mente e desenvolver uma nova maneira de viver. Com tranquilidade e foco no momento presente.

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Neste estágio, onde já estamos Mindful, qualquer atividade pode se tornar meditativa desde que você preste total atenção ao que você está fazendo naquele momento. 

Meditação!

O ato de alimentar-se também pode se tornar uma meditação, deixando de ser uma atividade realizada no piloto automático e transformando-se em uma Alimentação Consciente.

Vou propor agora um exercício para que você experimente a Alimentação Consciente.

Meditação e Alimentação Consciente

Nesta prática você vai concentrar-se totalmente no ato de alimentar-se.  Meditação!

Em sua próxima refeição, sente-se confortavelmente à mesa. Respire normalmente mas preste atenção em sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo pelo seu corpo.

Quando estiver conectado consigo mesmo, comece a comer.

Olhe para sua comida. Perceba a coloração do seu prato. Procure comer lentamente, tomando consciência de cada movimento de seu corpo. Preste atenção como você pega os talheres. Leve a comida à boca, prestando atenção em cada movimento de seus músculos.

Quando colocar o alimento na boca, sinta minuciosamente este primeiro contato com a sua língua. Sinta a temperatura da comida. Sinta sua textura. Mastigue devagar, sentindo os sabores do seu alimento. Registre em sua mente todas as sensações que envolvem este ato da alimentação.

Enquanto estiver mastigando, descanse os talheres em seu prato. Só coloque mais comida no garfo após engolir o que estiver em sua boca.  Meditação!

Continue comendo desta forma contemplativa até o final de sua refeição.

Mantenha a calma e a concentração durante todo o processo.

Registre suas sensações nesta experiência.  Meditação!

Tente exercitar este estado de atenção todas as vezes que for comer algo.

Perceba se sua relação com o alimento e com o próprio ato de alimentar-se recebe alguma transformação com o passar do tempo.

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Esteja Presente e seja FELIZ!

Paz e Bem!

Adriana

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Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

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