Luto Paterno: O Que Fazer Para Lidar Com o Luto Paterno? Descubra Nesse Artigo

Luto Paterno

Luto Paterno

Olá, recentemente comemorou-se o dia dos pais e achei pertinente fazer o texto falando sobre o luto paterno.

Desde os tempos antigos a figura paterna representou um patamar imprescindível, a sociedade sempre se desenvolveu de forma paternalista, onde o pai tinha por dever trazer o sustento da casa, a tomada de decisões e a estabilidade familiar, determinando assim a presença afetiva como sendo da mãe.

Nos dias atuais, temos uma visão diferenciada, onde os papéis na sociedade, principalmente na educação dos filhos está mais distribuído entre pai e mãe. luto paterno

Hoje, consideramos fundamental e importante a presença do pai no desenvolvimento da criança.

Teorias psicológicas fundamentam o papel crucial do pai, a partir do complexo de édipo, onde a criança conta com o pai sobre terceiro elemento, que fará o rompimento da presença simbólica com a mãe, facilitando a integração dessa criança como indivíduo em sociedade.

luto paterno Diante dessa realidade, como lidar com a morte do pai? 

Digo sempre em meus textos que a presença familiar e a forma como essa família conduz a relação com o indivíduo enlutado, faz toda diferença na forma de enfrentamento.

A presença da família e de pessoas próximas é essencial na reorganização psíquica do indivíduo.

O processo de luto que esse filho(a) irá enfrentar é extremamente intenso, será preciso encontrar uma forma de restabelecer o vínculo rompido e isso vai depender de alguns fatores como: luto paterno

  • Personalidade de cada indivíduo envolvido no processo de luto, juntamente com o filho(a)
  • A qualidade dessa relação entre pai e filho(a)
  • A forma como o falecimento aconteceu
  • E a rotina estabelecida por eles

luto paterno E como podemos trabalhar essa forma de elaboração?

Luto Paterno
Para passar pelo luto paterno é essencial a rede de apoio!

Buscando uma rede de apoio para o filho(a) e a família, onde contenha uma equipe qualificada e principalmente um psicólogo para auxiliar na elaboração do luto.

O apoio do terapeuta e de uma equipe é fundamental para oferecer todo apoio necessário, com uma escuta empática e diferenciada.

O pai, a referência, que mesmo com a atualidade e a desconstrução de que é o provedor de tudo, ainda sim é visto como um ser de respeito mútuo, aquele que lhe estabiliza e lhe traz o alimento (físico e afetivo), quando morto, traz uma dor dilacerante, que trará marcas que se não forem trabalhadas e vivenciadas, deixará eternos danos.

É de extrema importância vivenciarmos a dor, nos resguardar no momento que acharmos necessário e vivenciar todas as fases que acomete o indivíduo enlutado. luto paterno

Mas, mais importante ainda é entender que talvez você não esteja dando conta de vivenciar isso sozinho(a), esse é o momento de pedir ajuda.

Não tenha medo, vergonha ou ache isso um ato de fraqueza, pelo contrário, cuidar de suas emoções e pedir ajuda é o maior ato de coragem e amor próprio que se pode ter.

Viva o luto para não viver de luto! luto paterno

Recomendo que você leia também: Fases do Luto: Você Sabe Quais e Como São?

Até o nosso próximo encontro.

[captura]

Camila Arruda – CRP: 05/50212
Psicóloga clínica e organizacional, palestrante.
Pós graduanda em Gestão de Pessoas
Experiência no atendimento clínico à crianças, adolescentes e adultos.
Atua na Cidade de Nova Iguaçu – RJ
Contato: Tel/WhatsApp (21) 97301-4983
e-mail: camilaarrudapsi@yahoo.com.br
Facebook: Camila Arruda – Psicóloga
Instagram: @psicologacamilaarruda

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Carlos Costa

Carlos Costa

Psicólogo há 3 anos (CRP-06/122657), coach, empreendedor, músico, poeta e escritor. CEO e fundador do portal e plataforma “O Psicólogo Online”. Através de seus cursos e materias vem contribuindo com a psicologia e com os profissionais psicólogos para uma melhor prática da psicologia online no Brasil e com a valorização da profissão. É criador da plataforma de atendimento online “O Psicólogo Online” que auxilia psicólogos a agendarem e receberem por suas sessões de forma simples e segura.

Artigos recentes