Luto e as festas de fim de ano!

Hoje vim falar as festas de fim de ano, os rituais que elas envolvem e quantas reflexões a cerca do luto o fim do ano potencializa.
Pretty young girl dreaming of Christmas as she rests. A beautiful woman lies under a Christmas tree and enjoys loneliness.

Olá 

Mais uma vez trazendo novo conteúdo no artigo falando sobre luto para vocês . Hoje vim falar as festas de fim de ano, os rituais que elas envolvem e quantas reflexões a cerca do luto o fim do ano potencializa. Fim do ano em geral é o momento de refletirmos sobre o ano que está terminando, das derrotas e vitórias, dos ganhos e das perdas…

As perdas ; a perda da pessoa amada, acaba por ser potencializada nessa época, tantos pensamentos e desejos de que aquela pessoa estivesse presente vem a tona. Como ela estaria se estivesse aqui? O que poderíamos fazer diferente? Tudo isso é posto da mesa .

Falar sobre a pessoa que se foi, pensar e refletir como será o fim de ano sem ela, é importante para ressignificar e validar um luto saudável . Não há nada de errado em falar sobre a pessoa que se foi, preservar ritos e características da mesma de achar necessário.

É importante lembrar que cada indivíduo vivência o luto de forma individual, cada ser humano é único. Há indivíduos que preservam a lembrança do ente querido que se foi, fazendo por exemplo as festas e seus rituais de fim de ano exatamente como a pessoa fazia; já outras pessoas preferem se desfazer e tudo diferente, pois naquele momento é doloroso demais, e não consegue-se lidar .

Não há maneira certa ou errada, falo novamente , cada um vivenciará o luto de forma individual . O importante é entender que a pessoa que se foi sempre terá um local de destaque em sua vida e é importante entender onde é esse lugar para que a pessoa que se foi esteja lá e o indivíduo enlutado se sinta cada vez mais confortável com isso, embora as lembranças e a saudade pra sempre exista .

Contudo o mais importante é sabermos compreender se o luto vivenciado e potencializado com o fim do ano está sendo saudável ou patológico . Ressignificar questões a respeito da perda da pessoa que partiu e de total importância e o fim do ano, onde temos como o momento de fazer diferente , modificar e buscar por novas metas e objetivos é essencial .

Que nesse momento cada momento vivido com a pessoa que se foi, tenha um local importante na sua vida e que o luto possa ser vivenciado da forma mais saudável possível .

Se você está vivenciando essa fase ou tem pessoas próximas e observa que o luto não tem sido vivenciado de forma saudável , é importante buscar auxílio profissional . Não deixe para o próximo ano, o momento é agora. Um psicólogo pode te ajudar !

Espero ter contribuído em mais essa coluna. Nos vemos na próxima. Grande abraços !!!

Leia também: A importância do acolhimento a indivíduos enlutados

 

Camila Arruda – CRP: 05/50212
Psicóloga clínica e organizacional, palestrante.
Pós graduanda em Gestão de Pessoas
Experiência no atendimento clínico à crianças, adolescentes e adultos.
Atua na Cidade de Nova Iguaçu – RJ
Contato: Tel/WhatsApp (21) 97301-4983
Facebook: Camila Arruda – Psicóloga
Instagram: @psicologacamilaarruda
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn