Instituto Bancorbrás promove 2ª edição do Projeto Bancorbrás Social

Instituições em Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB) serão beneficiadas

19/5/2020 –

Para promover a sustentabilidade e o protagonismo de instituições do Terceiro Setor, o Instituto Bancorbrás irá realizar a 2ª edição do Projeto Bancorbrás, que acontecerá na região Nordeste. A ação proporcionará um espaço de aprendizagem, com capacitações voltadas para a melhoria da governança, comunicação e captação de recursos. Devido à pandemia do novo coronavírus, o modelo do projeto passou por uma reformulação e os encontros que aconteceriam presencialmente, agora serão realizados totalmente online. “O lado positivo das reuniões pela internet é que conseguiremos promover capacitação para duas cidades ao mesmo tempo: Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB)”, comenta Jorge Tomio, Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás. As inscrições para as instituições começarão no dia 26 de maio.

Durante cinco meses, aproximadamente 14 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) participarão do projeto, com assessoria, webinars, encontros virtuais e outros. A primeira etapa está prevista para agosto e oferecerá capacitação para as organizações, por meio do Instituto Phomenta, que é parceiro do Instituto Bancorbrás e executor do Projeto. As formações abordarão temas como: melhores práticas de governança; potencial de impacto social; transparência e responsabilidade financeira; práticas de captação de recursos; e sustentabilidade.

Segundo a coordenadora do Instituto Bancorbrás, Roberta Abreu, o mais gratificante é conseguir enxergar as transformações das instituições participantes do projeto Bancorbrás Social “São transformações profundas que conseguimos mensurar nos processos. Por exemplo: tem instituições que fazem revisão estatutária ou constroem uma nova sede. Ficamos muito felizes”, comemora.

Junco Okino, presidente da OSC Estação Luz Ribeirão, participou da 1ª edição do Bancorbrás Social, em Ribeirão Preto(SP), e diz ser muito grata pela oportunidade. Segundo ela, o curso proporcionou muito convívio, compartilhamento de histórias e muitos risos. “O curso também se enquadra nos princípios éticos da Permacultura, do cuidado com as pessoas e da partilha justa, pois foi muito além da técnica. Proporcionou a ressignificância da causa que defendemos e que entendemos como nossa missão de vida. Trouxe a semente da esperança no futuro e esperamos ser o solo fértil para fazer germinar todos os nossos sonhos de um Brasil melhor, mais humano e mais justo, com menos desigualdades sociais”, finaliza.

Bancorbrás Social

É um projeto do Instituto Bancorbrás, reformulado em 2019, e que tem como objetivo reforçar a tendência do Instituto de se tornar uma referência em assessoramento à Instituições do Terceiro Setor, com a formação e qualificação de gestores e equipes de OSCs, para que elas alcancem a sustentabilidade financeira e administrativa. Em 2019, a 1ª edição do projeto aconteceu em Ribeirão Preto (SP), onde dez instituições locais foram beneficiadas.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn