Skip to main content
Importância do Trabalho em Equipe

Unindo Forças: A Importância do Trabalho em Equipe!

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Importância do Trabalho em Equipe

Frequentemente pensamos que somos independentes e que resolvemos tudo sozinhos, pois bem, você já parou para pensar que é dependente de tudo e de todos?

Para trabalhar você precisa de um meio de locomoção, seja o seu próprio veículo ou ônibus ou taxi, e em todos eles você depende de alguém para conduzi-los.

Você depende da escola para deixar o seu filho e ir trabalhar, você depende do crescimento da organização na qual trabalha para prover o seu sustento e de sua família.

Você depende do trabalho do seu colega para dar andamento ao seu trabalho. Importância do Trabalho em Equipe

Portanto anule a ideia de que você é independente, e comece a olhar para um novo ângulo.

Pensando que dependemos sempre de alguém, é fundamental entendermos o que é o trabalho em equipe.

Importância do Trabalho em Equipe Um grupo de trabalho, consiste na união de pessoas que interagem e dividem tarefas, visando objetivos inter-relacionados ou comuns.

Importância do Trabalho em Equipe
União em prol de um objetivo em comum!

No ambiente de trabalho, os indivíduos devem coordenar seus esforços nos grupos de trabalho, e os grupos devem coordenar esforços entre si.

A distinção entre um grupo de trabalho e uma equipe é importante. Os membros de um grupo podem realizar suas tarefas sozinhas.

Os membros de uma equipe não podem realizar eficientemente seu trabalho sem os outros membros da equipe. Importância do Trabalho em Equipe

Trabalhar em equipe é como um time de futebol, cada um tem sua função e todos trabalham e cooperam para marcar o gol.

Um dos pontos que prejudicam o trabalho em equipe é a convivência com as diferenças biológicas, afetivas, comportamentais e culturais, que nos faz limitados aos defeitos do outro.

Entretanto é necessário reconhecer suas qualidades e fazer delas uma ferramenta para o auxílio no trabalho em equipe.

Trabalhando em equipe, conseguimos aumentar a produtividade, aumentar o nível de satisfação e tornar o trabalho mais significativo.

Seguindo esta linha, o trabalho torna-se coeso e prazeroso, no trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa.

Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado.

Importância do Trabalho em Equipe Portanto o trabalho em equipe, não visa apenas trazer benefícios para a empresa, e sim cria um ambiente harmonioso entre liderados, permeado pela cumplicidade, elevando o nosso nível de confiança.

Esses fatores que colaboram para o bem estar psicológico de todos pois o clima se tornou prazeroso, diminuindo situações estressoras.

Recomendo que você leia também: O Que é Ser Líder? Descubra Como se Tornar Um Líder de Sucesso!

Gabriela

Gabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências.

Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com

Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.