Skip to main content

Identidade do Trabalhador e o Sofrimento Psíquico no Trabalho

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quem é você? O que você faz? Qual a sua profissão? Identidade do Trabalhador

No decorrer das nossas vidas muitas pessoas fazem estes questionamentos a nós. A identidade do ser humano propõe uma articulação indispensável com o seu trabalho.

Somos aquilo que exercemos, constituímos uma imagem perante a sociedade por aquilo que escolhemos ser e exercer todos os dias. Identidade do Trabalhador

Tudo que é transformado pela atividade humana pode se delegar como um trabalho. E todo trabalho que modifica a natureza gera sofrimento.

O papel do trabalhador oferece a ele um papel social, este papel social agrega valor ao trabalho do ser humano atribuindo a ele qualificações por sua atividade, bravura, força e honestidade.

Vamos nos constituindo na medida em que aprendemos, exercemos e projetamos o que escolhemos para a sociedade, e a mesma retribui lançando-nos imagens e identidades de papel.

Na nossa profissão e no nosso trabalho incorporamos várias identidades do “eu”, vamos absorvendo pensamentos, criticas, ideias de outras pessoas que agregaram valor ao nosso aprendizado pessoal e profissional.

Para tanto dizemos que todo ser humano é constituído de vários “Eus”, entrando em contato com os “eus” vamos criando nossa identidade.  

E a identidade do trabalhador?

No trabalho não é diferente, nossa identidade de trabalhador vai além do conhecimento teórico que aprendemos na nossa formação, ele necessita de contato social e profissional para tomar corpo!

Entretanto entrar em contato com outros “eus” exige de nós a famosa resiliência na qual coloco como a capacidade do ser humano em buscar o equilíbrio, ressurgindo das cinzas como a ave Fênix.

Leia Também: Resiliência: A Capacidade de SUPERAÇÃO – Como Seus Pensamentos Podem Te Ajudar a Ser Resiliente?

Ressurgimos diariamente quando não compartilhamos os mesmos pensamentos, quando nos encontramos em conflito, quando não nos comunicamos devidamente. Identidade do Trabalhador

Contudo o exercício da resiliência exige de nós um autoconhecimento, e caso este venha a faltar nos encontramos dentro de um abismo, chamado sofrimento psíquico, que pode se originar em decorrência tanto do âmbito pessoal quanto profissional.

Esse percalço com o sofrimento psíquico pode comprometer nossa identidade de trabalhador, afetando a maneira como modificamos a natureza, como exercemos o trabalho.

É neste momento que identificamos a necessidade de ter uma prevenção para a nossa saúde psíquica. Não damos conta de absorver tudo e de resolver tudo. Identidade do Trabalhador

Necessitamos de ajuda para enxergar aquilo que não conseguimos devido à alta carga de stress. Mas criamos o comportamento cultural que buscar ajuda é errôneo, e então procuramos ajuda apenas quando estamos de frente com o abismo.

A saúde mental do colaborador deve estar presente em seu cotidiano e em seu âmbito de trabalho.

Leia Também: Os Conflitos Entre o Colaborador e a Empresa no Mundo do Trabalho

A ergonomia pode e deve caminhar ao lado do profissional psicólogo dentro da organização, e este deve identificar e levantar a história do colaborador mais a cultura da empresa e pôr fim a ergonomia da organização.

Estes levantamentos são necessários para que se possa investigar o adoecimento psíquico do colaborador. Identidade do Trabalhador

Portanto vamos exercer nossa identidade de trabalhador, mas que ela venha carregada de sentido e de qualidade de vida, pois quando modificamos a natureza com o nosso trabalho projetamos a ele também a nossa saúde e nosso bem-estar e caso estes estejam comprometidos por um sofrimento psíquico, o trabalho estará adoecido também.

gabiGabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484), pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências. Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.