Hiperatividade Infantil
Os pais chegam no consultório, bastante apreensivos, começam a relatar o motivo pelo qual estão ali. Normalmente a escola é a primeira a observar os comportamentos inadequados da criança ou adolescente e chamam os pais para uma conversa. Hiperatividade Infantil
Vivendo em sociedade, temos padrões de comportamento aceitos e toleráveis que nos possibilitam o convívio e a interação entre as pessoas.
Especificamente falando, que a criança seja capaz de prestar atenção, de manter-se sossegado, de ser capaz de gerenciar suas emoções e controlar seus impulsos. Hiperatividade Infantil
Claro que ambos, pais e professores, esperam que as crianças prestem atenção às aulas, não se levantem o tempo todo e não façam bagunça e estudem tanto na sala de aula quanto realizem as tarefas de casa.
Neste artigo, vamos falar do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade que atinge tanto crianças, quanto adolescentes e adultos, cujos sintomas são indicados pelo próprio nome do transtorno. Hiperatividade Infantil
De acordo com estudos, na maioria dos casos, tanto em crianças, adolescentes e adultos existem outros problemas associados como ansiedade, depressão e abuso de álcool ou drogas.
O TDAH causa muitos problemas, inclusive emocionais, portanto quanto mais cedo diagnosticado e tratado, melhor. Hiperatividade Infantil
Embora pode ser um problema para a vida toda, causando dificuldades tanto para aquela criança na escola, quanto para o homem já formado.
Muitos portadores de TDAH possuem altas habilidades, são criativos, têm muitas idéias e projetos, mas têm dificuldade de manter e dar continuidade nos mesmos. Hiperatividade Infantil
Sabe aquela criança que não parava sentada na sala de aula? Hoje é o profissional que vive inquieto, procurando coisas para fazer, mas sem foco e sem disciplina, andando sem rumo na sua sala de trabalho, enquanto inicia um projeto sem terminar o anterior.
É importante esclarecer que as pessoas possuem características diferentes, todos nós temos alguns sintomas de desatenção, de inquietude, o que determina o diagnóstico de TDAH é a dimensão desses sintomas e o quanto os mesmos perturbam o cotidiano da pessoa. Hiperatividade Infantil
De acordo com o DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual, 4ª edição), que é o que tenho em mãos, (o mais atualizado é o DSM-V) os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade devem ocorrer frequentemente e existem três tipos de TDAH: Hiperatividade Infantil
- Forma predominantemente desatenta: quando o sintoma da desatenção predomina.
- Forma predominantemente hiperativa/impulsiva: quando o sintoma da hiperatividade e impulsividade predominam.
- Forma combinada: quando predominam os três sintomas citados. Esta é a forma mais frequente nos consultórios e que provavelmente causa mais problemas para o portador do transtorno.
É importante também para o diagnóstico, que esses sintomas estejam presentes muito precocemente nas crianças (antes dos 7 a 12 anos de idade); que causem problemas em pelo menos dois ambientes em que a criança está inserida, como em casa e na escola; que prejudiquem a vida da pessoa, na escola, em casa, no trabalho ou nos relacionamentos interpessoais.
No portador de TDAH podem ocorrer alguns transtornos de ansiedade como: O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que ocorre níveis constantes de ansiedade em várias situações e as Fobias, que são medos intensos de alguma coisa ou de uma situação específica. Hiperatividade Infantil
Podem ocorrer concomitante com o TDAH, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) em que as crianças, adolescentes ou adultos apresentam idéias persistentes como medo de doenças ou sujeira; comportamentos repetitivos, rituais, como checar se portas e janelas estão fechadas, contar repetidamente as coisas sempre em um número determinado de vezes.
A nosso ver devemos sempre ter mais atenção com os problemas emocionais decorrentes do TDAH, quais sejam baixa auto-estima, oscilações de humor, sentimento de fracasso, instabilidade emocional, sentimento de rejeição. Hiperatividade Infantil
O tratamento adequado é interdisciplinar (professores, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos) e se necessário com a medicação prescrita pelo médico psiquiatra, neurologista ou pediatra.
O psicólogo atuará no manejo do comportamento da criança, na orientação aos pais e acompanhamento escolar. Hiperatividade Infantil
Tem um papel fundamental nesse processo a participação dos pais. Primeiramente, devem buscar informações sobre o que é o TDAH, suas causas e como se manifestam na rotina da criança; procurar ajuda profissional e não acusar “meu filho é difícil, é teimoso” e fechar os olhos para o comportamento do filho.
Os pais devem abrir um canal de diálogo dentro de casa, ajudando a criança ou adolescente a entender suas dificuldades, e evitar as críticas detonadoras sobre os filhos que em nada ajudarão, pelo contrário. Hiperatividade Infantil
Outro ponto fundamental a cada mudança positiva no comportamento seja em casa, seja na escola, elogiar e estimular a continuar progredindo, pois, os portadores de TDAH têm dificuldade de perceber essas mudanças em si mesmos e nos outros.
Dessa forma, certamente, vocês pais, estarão contribuindo para a saúde mental de seus filhos na vida adulta. Hiperatividade Infantil
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Rosânia de Fátima Guimarães Coaracy Muniz, psicóloga CRP 01/11302. Atua na clínica atendendo crianças, adolescentes e adultos e faz avaliação neuropsicológica em Brasília/DF.
Contatos: email: rosania1.muniz@gmail.com
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