Gestor de Mudança
Gestor de Mudança
No ambiente de trabalho o gestor tem papel fundamental, é ele que cuida e deixa claro aos liderados políticas e procedimentos da empresa, fazendo as regras acontecerem.
Mas em qual momento este profissional pode errar?
Será que o gestor sabe identificar os momentos de mudança dentro de uma organização, tais como; mudança de mercado, políticas e diretrizes da empresa, economia, entre outros fatores que afetam a organização necessitando de mudança, até mesmo do gestor?
Fato rotineiro no ambiente de trabalho é a mudança de gestor, mas qual é o motivo de mudanças bruscas?
Recomendo que leia também: O Que é Ser Líder? Descubra Como se Tornar Um Líder de Sucesso!
Muitas vezes a mudança ocorre, pois, este profissional não sabe identificar em qual momento a performance do seu liderado caiu.
A baixa performance indica dificuldade de mudança, o que ressalta a importância do gestor mudar algo quando a performance ainda está na média.
Entender quais fatores abarcaram esta mudança é papel deste profissional.
Entretanto quando tudo vai bem dentro da empresa onde podemos atribuir a média performance?
É neste momento que entra o gestor de mudança, ou comumente chamado de gestor de pessoas ou gestor coach.
Este profissional é responsável por olhar o comportamento do liderado, da equipe e dos setores.
Ele que deve identificar quando a mudança ocorreu por fatos comportamentais e emocionais no ambiente de trabalho.
Auxiliando o gestor a lidar com as fases da mudança em que todos os liderados passam.
A fase da imobilização é um processo do liderado ficar inerte ao novo gestor, com dúvidas do que realmente ele quer dentro da empresa, liderados acabam se afastando evitando o contato.
Entretanto quando percebem que o gestor continuará com o processo de mudança liderados entram na fase da aceitação, trabalhando até mais do que deveriam.
Até este momento o gestor é responsável ressaltando as regras da empresa.
Contudo nas fases reclamação e vitimização, na qual o liderado faz uso das frases “é isso que eu ganho por vestir a camisa” entra o papel do gestor de pessoas e coach, lidando com comportamentos e atitudes dos liderados, visando a qualidade de vida no ambiente organizacional.
Entretanto estes dois profissionais devem e podem trabalhar juntos, tanto para manter a alta performance dos liderados quanto para otimizar resultados preservando a qualidade de vida do liderado.
Ser um gestor de mudança é olhar nos mínimos detalhes, é entender que o ser humano é um conjunto de possibilidades e potencialidades que devem ser elaboradas e trabalhadas para o bem comum da organização.
Deixando claro política e diretrizes da empresa, e trabalhando comportamento e atitude, a organização tende a crescer.
Gabriela
[thrive_leads id=’498′]
Gabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências.
Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.
Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.
Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416
E-mail: [email protected]
Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional