Skip to main content
gestor de mudança

Gestor de Mudança: Você Sabe Qual a Sua Importância?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Gestor de Mudança

Gestor de Mudança

No ambiente de trabalho o gestor tem papel fundamental, é ele que cuida e deixa claro aos liderados políticas e procedimentos da empresa, fazendo as regras acontecerem.

Mas em qual momento este profissional pode errar?

Será que o gestor sabe identificar os momentos de mudança dentro de uma organização, tais como; mudança de mercado, políticas e diretrizes da empresa, economia, entre outros fatores que afetam a organização necessitando de mudança, até mesmo do gestor?

Fato rotineiro no ambiente de trabalho é a mudança de gestor, mas qual é o motivo de mudanças bruscas?

Recomendo que leia também: O Que é Ser Líder? Descubra Como se Tornar Um Líder de Sucesso!

Muitas vezes a mudança ocorre, pois, este profissional não sabe identificar em qual momento a performance do seu liderado caiu.

A baixa performance indica dificuldade de mudança, o que ressalta a importância do gestor mudar algo quando a performance ainda está na média.

Entender quais fatores abarcaram esta mudança é papel deste profissional.

Entretanto quando tudo vai bem dentro da empresa onde podemos atribuir a média performance?

É neste momento que entra o gestor de mudança, ou comumente chamado de gestor de pessoas ou gestor coach.

Este profissional é responsável por olhar o comportamento do liderado, da equipe e dos setores.

Ele que deve identificar quando a mudança ocorreu por fatos comportamentais e emocionais no ambiente de trabalho.

Auxiliando o gestor a lidar com as fases da mudança em que todos os liderados passam.

A fase da imobilização é um processo do liderado ficar inerte ao novo gestor, com dúvidas do que realmente ele quer dentro da empresa, liderados acabam se afastando evitando o contato.

Entretanto quando percebem que o gestor continuará com o processo de mudança liderados entram na fase da aceitação, trabalhando até mais do que deveriam.

Até este momento o gestor é responsável ressaltando as regras da empresa.

Contudo nas fases reclamação e vitimização, na qual o liderado faz uso das frases “é isso que eu ganho por vestir a camisa” entra o papel do gestor de pessoas e coach, lidando com comportamentos e atitudes dos liderados, visando a qualidade de vida no ambiente organizacional.

Entretanto estes dois profissionais devem e podem trabalhar juntos, tanto para manter a alta performance dos liderados quanto para otimizar resultados preservando a qualidade de vida do liderado.

Ser um gestor de mudança é olhar nos mínimos detalhes, é entender que o ser humano é um conjunto de possibilidades e potencialidades que devem ser elaboradas e trabalhadas para o bem comum da organização.

Deixando claro política e diretrizes da empresa, e trabalhando comportamento e atitude, a organização tende a crescer.

Gabriela

gabiGabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências.

Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com

Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.