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Gerênciamento do estresse

Gerenciamento do Estresse: O Guia Completo – Parte 4

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DO STRESSE Nº5:

Gerenciamento do Estresse: Se você ainda não viu a parte 3 clique aqui!

ARRANJE TEMPO PARA A DIVERSÃO E RELAXAMENTO Gerenciamento do Estresse

Além de construir e assumir uma atitude positiva na sua vida, você pode reduzir o estresse na sua vida, revitalizando-se.

Se você disponibilizar regularmente parte do seu tempo para a diversão e relaxamento, você permite-se construir uma barreira à grande maioria dos estressores, assim como desenvolverá uma melhor “forma” para os enfrentar.

Prepare tempo para o relaxamento. Gerenciamento do Estresse

Inclua descanso e relaxamento na sua programação diária.

Não permita que outras obrigações o impeçam de fazer esta excelente atividade.

Esta é a hora de fazer uma ruptura com todas as responsabilidades e recarregar as baterias.

Conectar-se com os outros. Gastar tempo com pessoas de quem gosta.

Um forte sistema de apoio será um ótimo inibidor dos efeitos negativos do estresse.

Faça algo que você aprecie todos os dias. Gerenciamento do Estresse

Faça atividades de lazer que lhe trazem alegria, procure aquilo que as crianças tanto fazem bem, perca temporariamente a noção do tempo e envolva-se em algo onde se esquece de si mesmo.

Todos nós já experimentamos esta excelente sensação.

O autor, Mihaly Csikszentmihalyi no seu livro: Flow, descreve este estado de comprometimento com o prazer em atividades do dia-a-dia.

Aprecie o estado de fluxo da sua vida. Gerenciamento do Estresse

Mantenha o seu senso de humor. Isto inclui a capacidade de rir de si mesmo.

O ato de rir ajuda o seu corpo a combater o stress de várias formas.

A libertação de endorfinas na corrente sanguínea é um excelente inibidor dos sintomas lesivos do estresse.

ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DO STRESS     Nº6:

ADOTE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL Gerenciamento do Estresse

Você pode aumentar a sua resistência ao estresse através do reforço da sua saúde física.

Exercite-se regularmente. A atividade física desempenha um papel fundamental na redução e prevenção dos efeitos do estresse.

Arranje tempo para pelo menos 30 minutos de exercício, três vezes por semana. Nada supera o exercício aeróbio para liberar o estresse e reprimir a tensão.

Coma uma dieta saudável. Corpos bem nutridos estão melhor preparados para lidar com o estresse, torne-se consciente do que come.

Reduza a cafeína e o açúcar. Os níveis temporariamente “altos” que a cafeína e açúcar oferecem, na grande maioria das vezes terminam com efeito contrario, que é a queda na energia e no humor.

Ao reduzir a quantidade de café, refrigerantes, chocolate, salgados e açúcar na sua dieta, você vai sentir-se mais relaxado, promovendo igualmente um bom sono.

Evite bebidas alcoólicas, cigarros e drogas. Gerenciamento do Estresse

A auto-medicação com álcool ou drogas podem proporcionar uma saída fácil para o estresse, mas o alívio é apenas temporário.

Não deve evitar ou mascarar o problema em questão; lidar com os problemas de frente e com uma mente clara é a melhor estratégia a implementar.

Durma o suficiente. O sono adequado alimenta o nosso corpo e mente.

A fadiga contribui para aumentar os níveis de estresse, pois diminui a capacidade de concentração e pensamento claro, levando a pensamentos irracionais e prejudicais ao equilíbrio da vida de cada um de nós.

Gostaria de acrescentar uma última observação: Cada pessoa tem um nível ideal de stress, o qual lhe proporciona total satisfação.

Abaixo desse nível surge a desmotivação, o aborrecimento e a incapacidade, e acima dele aparece a tensão desagradável e incapacitante.

Esforce-se para perceber e trabalhar para o seu nível funcional, adequado e adaptativo de estresse.

Maria Elice

mariaMaria Elice Tavares L. de Olinda – CRP 01/17583. Especialista em Psicologia Hospitalar, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.  

Faz acompanhamento a gestantes especificamente em prevenção a depressão pós-parto.

Faz avaliação para cirurgia bariátrica e acompanhamento pré e pós-operatório. Atende adultos, crianças e idosos.

Clinica: Vitale Ser Psicologia. Sala 810 Ed. Taguatinga Trade Center. Taguatinga – Centro Brasilia – DF.

Contato: Tel: (61)8120-1157; Email: mariaelice@hotmail.com

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

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