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gerenciamento do estresse

Gerenciamento do Estresse: O Guia Completo – Parte 2

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

GERENCIAMENTO DO ESTRESSE 

Se você não leu ainda a parte – 1 do guia Gerenciamento do Estresse  clique aqui!

Há muitas maneiras saudáveis de gerir, prevenir e lidar com o estresse, mas todas elas requerem mudança.

Você pode mudar a situação ou mudar a sua reação para o gerenciamento do estresse.

Ao decidir qual a opção a escolher, é útil pensar nos 4 aspectos seguintes:

  • evitar,
  • alterar,
  • adaptar
  • e aceitar.

Dado que cada um de nós tem uma resposta única para o estresse, não existe apenas um método que sirva a todos ou para qualquer situação.

Por isso você deverá experimentar diferentes técnicas e estratégias para perceber a que melhor se ajusta a si para o gerenciamento do estresse.

Foque-se naquilo que o faz sentir calmo e em controle. 

Nos próximos artigos irei dividir com você 6 estratégias para gestação do estresse, então fique de olho na coluna!

ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DO ESTRESSE – Nº1

EVITAR O ESTRESSE DESNECESSÁRIO

Nem todo o estresse pode e deve ser evitado.

e não é saudável evitar uma situação que precisa ser resolvida ou enfrentada.

Você pode ficar surpreendido com a quantidade de estressores que pode eliminar da sua vida.

Aprenda a dizer “não”

Conheça os seus limites e tente cumpri-los.

Seja na sua vida pessoal ou profissional, recuse-se a aceitar responsabilidades adicionais antes de se comprometer com elas.

Aceitar mais responsabilidades do que você consegue sem está preparado é uma receita infalível para o estresse.

Evite pessoas que lhe provoquem estresse incapacitante 

Se alguém consistentemente lhe trás estresse para a sua vida e você não consegue evitar que isso aconteça, limite o tempo que passa com essa pessoa.

Se isto não for possível, tente perceber se existem alternativas que o capacitem na determinação de uma solução intermediária.

Tente ganhar controle sobre o seu ambiente

Se as noticias dos jornais e TV o fazem ansioso, desligue a TV ou feche o jornal.

O tráfego deixa-o tenso, tente ir por um caminho com menos tráfego.

Se ir às compras sozinho o estressa, arranje companhia.

Tente sempre que possível descortinar uma alternativa que esteja sobre o seu controle, que possa decidir por si e executar na hora.

Evite tópicos “quentes” 

Se fica facilmente chateado com assuntos religiosos ou políticos, ou outro qualquer assunto que funcione como um gatilho para lhe disparar a resposta de estresse, evite, risque esses assuntos da sua lista de prioridades.

Aborde essas questões só em situações extremamente necessárias e preparado para tal.

Se você repetidamente argumenta sobre os assuntos “incômodos” com as mesmas pessoas, pare de o fazer ou arranje uma boa desculpa para evitar entrar na discussão.

Organize por prioridades a sua lista de coisas a fazer 

Analise o seu calendário, responsabilidades, e tarefas diárias.

Se tem muitas coisas para realizar, distinga entre os “deveria” e os “tenho”.

Tente perceber aquilo que realmente importa fazer e não aquilo que acha que deveria fazer.

Tente hierarquizar em termos funcionais as sua prioridades.

Por exemplo, pergunte-se: “de 0 a 10 qual o grau de importância que esta tarefa tem?”, “de 0 a 10 qual destas tarefas tem de estar pronta hoje?”.

Coloque as tarefas que não são efetivamente necessárias no fim da sua lista ou elimine-as mesmo.

ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DO ESTRESSE Nº2

ALTERAR A SITUAÇÃO

Gerenciamento do Estresse: Altere a Situação ao invés de se estressar!
Gerenciamento do Estresse: Altere a Situação ao invés de se estressar!

Se você não pode evitar uma situação estressante, tente alterá-la.

Descobrir o que você pode fazer para mudar as coisas de modo que o problema não se apresente no futuro.

Muitas vezes, isso implica mudar a maneira de se comunicar e agir na sua vida diária.

Expresse os seus sentimentos em vez de estrangulá-los.

Se algo ou alguém está incomodando, comunique as suas preocupações de uma forma aberta e respeitosa.

Se você não der atenção à voz dos seus sentimentos, o ressentimento irá crescer e a situação provavelmente permanecerá na mesma.

Esteja disposto a estabelecer um compromisso

Quando você pedir a alguém para mudar o seu comportamento, esteja disposto a fazer o mesmo.

Se ambos estão dispostos a mudar, pelo menos um pouco, você terá uma boa hipótese de encontrar um meio termo mais adequado.

Seja mais assertivo

Não tome uma posição secundária na sua própria vida.

Lide com os problemas de frente, fazendo o seu melhor para antecipar e prevenir.

Por exemplo, se você tem um exame para estudar e o seu companheiro de quarto acaba de chegar e insiste a falar contigo, diga-lhe que só dispõe de 5 minutos para falar.

Tenha uma melhor gestão do seu tempo

A má gestão do tempo pode causar um enorme estresse.

Quando você está atrasado e com muitas coisas para fazer, é difícil estar calmo e focado.

Mas se você se organizar antecipadamente e se certificar que não vai ficar sobrecarregado com trabalho, faça ao tempo disponível.

Você ficará numa situação de controle e evitará a acumulação de estresse e percepção de ausência de controle sobre as tarefas a realizar.

Veja as estratégias Nº 3 e Nº 4 clicando aqui!

Maria Elice

mariaMaria Elice Tavares L. de Olinda – CRP 01/17583. Especialista em Psicologia Hospitalar, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.  

Faz acompanhamento a gestantes especificamente em prevenção a depressão pós-parto.

Faz avaliação para cirurgia bariátrica e acompanhamento pré e pós-operatório. Atende adultos, crianças e idosos.

Clinica: Vitale Ser Psicologia. Sala 810 Ed. Taguatinga Trade Center. Taguatinga – Centro Brasilia – DF.

Contato: Tel: (61)8120-1157; Email: mariaelice@hotmail.com

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

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