Quer falar com um psicólogo?

Agende sua consulta clicando no botão abaixo.

Fim de Relacionamento? Conheça as 5 Fases do Luto Amoroso!

Fim De Relacionamento

Fim de relacionamento 

Olá pessoal! Fim de relacionamento 

Hoje estou aqui para falar de luto. “Mas o que tem a ver luto e dependência emocional, Karol?”. Tudo! Vamos falar sobre as fases do luto quando terminamos um relacionamento amoroso.

Pessoas acreditam que só pode ser caracterizado um processo de luto, quando ocorre uma reação devido a perda de uma pessoa amada que passou pela morte.

Porém, passamos por vários processos de luto por nossa vida quando perdemos algo. Podendo ser um emprego, uma amizade, uma oportunidade ou um namorado. Fim de relacionamento 

De acordo com o dicionário, o luto pode ser definido como um sentimento de pesar ou tristeza pela morte de alguém, mas esse termo também é utilizado quando ocorre uma tristeza profunda causada por uma calamidade ou quando ocorre dor, mágoa ou aflição.

O luto é um processo necessário para nos ajudar a elaborar maneiras para lidar com essa situação de despedida forçada de algo. Fim de relacionamento 

É doloroso e delicado, porém não pode ser interrompido, é natural que os seres humanos passem por processos assim e é muito importante que vivenciem essa fase.

Existem casos mais graves, por ocorrer danos extremos à saúde física e mental, estas situações devem ser tratadas de maneira diferente.

Para organizar o processo de luto a psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross, em seu livro “Sobre a morte e o morrer”, descreve as fases em que o processo de luto é vivenciado. São elas:

Fim de Relacionamento? Conheça as 5 Fases do Luto Amoroso!

Fim de Relacionamento? Conheça as 5 Fases do Luto Amoroso!
Fim de Relacionamento? Conheça as 5 Fases do Luto Amoroso!

#1 – Negação: A ficha ainda não caiu. Você ainda não aceita a situação. Ainda existe uma esperança de que as coisas vão voltar a ser como antes. A pessoa que está nessa fase nega a existência do fato, tentando pensar e fazer outras coisas. Fim de relacionamento 

Pensamentos como “Eu estou bem”, “Logo passa”, “Em breve a situação vai se resolver”, “Isso não pode estar acontecendo comigo”, podem vir a mente.

A pessoa ignora a situação, como uma defesa contra a dor da perda. Nesse momento nada do que as pessoas falem ou aconselhem vai adiantar, pois ela ainda não está pronta para discutir isso.

#2 – Raiva: Quando a pessoa consegue identificar o que aconteceu com ela, muitas vezes vem a raiva com a situação, com o outro ou ainda com ela mesma. Fim de relacionamento 

Ela procura razões para sentir raiva, muitas vezes até inventando coisas. Nesse momento surge inveja e revolta não só com o objeto de amor, mas ela também pode externalizar isso para o mundo, para Deus, etc.

Os pensamentos que podem surgir são, “Isso não é justo”, “Por que isso está acontecendo comigo?”, “Deus, por que permitiu que isso acontecesse?”. Devido a perda da calma, quando a pessoa está nessa fase, pouco escuta o conselho dos outros. Fim de relacionamento 

#3 – Negociação: Passando a raiva, a pessoa muitas vezes tenta negociar seu sentimento, com ela mesma, com o outro, com pessoas próximas ou com Deus, muitas vezes sob forma de promessas.

Essa fase é bem importante, pois o indivíduo consegue reconhecer a perda. Os pensamentos comuns são, “Faria qualquer coisa para mudar isso”, “Vou agir diferente daqui para frente”, “Me dê a chance de fazer diferente com ele, Deus”, “Não permita que se vá”, “Me dê a oportunidade de viver isso”.

Nessa fase a pessoa está mais receptiva para escutar, pois se comporta de maneira mais dócil e gentil, porém, tende a selecionar palavras e pensamentos que a ajudem a reverter a situação. Fim de relacionamento 

Leia Também: 7 Dicas Para Saber Como Lidar com a Dependência Emocional

#4 – Depressão: Essa fase se dá quando o indivíduo volta a consciência para a perda. Ele tem a ciência que não é pelo fazer que ele terá o objeto amado de volta. O fim não é mais camuflado e a dor da perda é percebida. Fim de relacionamento 

Pensamentos como “Eu não tô bem”, “Sou culpado por isso acontecer comigo”, “Nunca vou conseguir alguém do meu lado”, podem passar pela cabeça.

Nessa fase é natural o isolamento, pois você costuma recordar de momentos que vivenciaram juntos, coisas que costumavam fazer e a dor vem muito forte, junto com a culpa, desesperança, bem como o desgaste emocional. Fim de relacionamento 

#5 – Aceitação: A negação já não toma mais conta da situação, nem a culpa ou acusação tem lugar. A pessoa passa a aceitar a situação e a tomar atitudes que são vitais, como fazer planos, ter esperança, etc. Fim de relacionamento 

Não significa que a pessoa esteja totalmente feliz, porém essa situação não tira mais a paz, as emoções não perturbam tanto e ela consegue enfrentar o fato. “Era para ser”, “Consigo enfrentar isso”, “Tudo vai ficar bem”, “As coisas estão melhorando”, são tipos comuns de pensamentos.

Nessa fase a pessoa respeita seu processo de luto, sem ressentimentos e respeita a decisão do outro.

Lembrando que, somos pessoas diferentes e agimos de maneiras diferentes ainda que vivenciemos a mesma situação, então nem todas as pessoas podem vivenciar todos esses estágios ou ainda pode ser que não os vivencie nessa ordem, mas a psiquiatra afirma que ao menos por dois deles a pessoa pode passar. Fim de relacionamento 

A fase do luto é transitória, não é permanente. Ela não tem um prazo definido, a vivência é muito particular e está relacionada com as crenças do indivíduo e como costuma lidar com as perdas da vida.

Quando o luto é devido ao término de um relacionamento esses processos costumam ser mais intensos, pois a pessoa ainda está viva e, além do objeto de amor físico, deve-se ser elaborado o luto de todos os planos e sonhos que tínhamos com o outro.

Um apoio emocional nessa fase, como de um psicólogo, é um diferencial para lidar com esses estágios. Fim de relacionamento 

É interessante reconhecer em qual deles você está e saber que é um processo natural do ser humano, assim consegue definir estratégias para sair deles.

Leia Também: 7 Dicas Para Confortar Alguém que Precisa de Apoio Emocional!

Beijos,

Karol

Para Atendimento Psicológico Online Clique Aqui!

Fim de relacionamento

Karoline Lima é Psicóloga (CRP 06/121579), mora na capital de São Paulo, atua na clínica atendendo crianças, jovens e adultos e realiza orientação psicológica online. É palestrante e apaixonada por saúde emocional nas relações.

Contatos:

E-mail – karoline.lima-psi@hotmail.com
Telefone – (11) 94779-3309
Instagran: @karol.limas
 
Imagens: <a href=’https://br.freepik.com/fotos/pessoas’>Pessoas foto criado por yanalya – br.freepik.com</a>
<a href=’https://br.freepik.com/fotos/mulher’>Mulher foto criado por karlyukav – br.freepik.com</a>

Quer falar com um psicólogo?

Se precisar de ajuda, lembre-se que é muito importante falar com um profissional!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Artigos + Populares:

PRECISANDO DE AJUDA?

Clique no botão abaixo para agendar sua consulta!