Dicas para fidelizar seus pacientes

Consultórios de psicologia, seja em modo presencial, virtual ou ambos os modos, precisam fidelizar pacientes por diversos motivos.
Banner of Asian woman professional psychologist doctor giving the consult to female patients in modern living room of house or hospital exam room, Mental health Concept

Fidelizar consumidores de um produto é mais fácil do que de um consultório de psicologia, sem dúvidas. Mas, com as nossas dicas, a tarefa pode ser facilitada.

Leia para descobrir como!

 

Por que é tão importante fidelizar seus pacientes

 

Consultórios de psicologia, seja em modo presencial, virtual ou ambos os modos, precisam fidelizar pacientes por diversos motivos.

 

Para garantir a sobrevivência da clínica, mas também pela sua satisfação pessoal, já que certamente você sonhou em ser psicólogo, se capacitou e abriu o seu espaço de atendimento.

 

Mais motivos: para garantir uma agenda cheia, tornando-se referência no setor; para melhorar o reconhecimento do seu trabalho; e para facilitar o tratamento com pacientes, já que ganhou a confiança deles.

 

Fidelizar os pacientes nem sempre é fácil, especialmente em um mercado tão competitivo. Contudo, se você seguir as estratégias que mencionaremos a seguir, pode facilitar o processo. Tenha em mente que todas as etapas são fundamentais, e que detalhes podem fazer a diferença.

 

Atenção especial no acolhimento

A fidelização acontece no momento do atendimento ao paciente, seja por telefone ou canais de atendimento virtual. Ele precisa se sentir acolhido por você e/ou por seu funcionário. Sendo assim, sugerimos ser flexível com os horários, disponibilizando diversas opções ao paciente.

 

Se você não puder oferecer horários variados, recomendamos dividir a agenda com psicólogos de sua confiança, seja em sociedade ou como parceria. É uma estratégia bastante válida principalmente para atendimentos de urgência e encaixes.

 

Ainda no quesito atendimento, sugerimos disponibilizar um canal para esclarecimento de dúvidas, como o Whatsapp. Muitas pessoas se sentem frustradas quando não conseguem sanar os questionamentos, e se declaram insatisfeitas com o profissional.

 

Para finalizar o quesito, sugerimos cadastrar a foto do paciente em um banco de dados, assim você terá como personalizar ainda mais o atendimento, pois o reconhecerá de imediato.

 

Elementos audiovisuais podem fazer a diferença

 

Nós sabemos que o seu atendimento é virtual, mas você transmite imagens e sons ao paciente durante a sessão de terapia online. Sendo assim, promover elementos audiovisuais que favorecem o relaxamento e a sensação de calma podem ser interessantes.

 

Exemplos: disponibilizar músicas clássicas como fundo musical das sessões, em volume baixo, e quadros motivacionais na parede ao fundo da câmera de vídeo.

 

Promover marketing de conteúdo

 

As pessoas adoram aprender, especialmente se elas se divertirem enquanto conhecem novas informações. Que tal promover aprendizado por blog e redes sociais? Você pode falar de suas especializações, de como é feito o atendimento online, de assuntos relevantes ao setor, e assim por diante.

 

Existem diversas estratégias de marketing de conteúdo que você pode utilizar, melhorando as chances de obter novos pacientes, ao mesmo tempo em que aumenta a oportunidade de fidelização dos atuais. Com as táticas adequadas, você poderá se tornar autoridade e referência no segmento.

 

Oferecer pagamento facilitado

 

Quais formas de pagamento você disponibiliza aos seus pacientes? Poderia oferecer outras, mais atrativas ao financeiro deles? Se as pessoas forem pagar por várias sessões de terapia, pode ser interessante criar mais oportunidades de pagamento.

 

A maioria das pessoas utiliza cartão de crédito, e se você ainda não oferece a modalidade, é uma chance de começar. Outra opção é receber pelo PagSeguro ou PayPal, por exemplo, além de boleto.

 

Lance mão da tecnologia

 

Espaços de atendimento online são ambientes que utilizam a tecnologia para fazer terapia com seus pacientes. Contudo, você pode aproveitar o recurso em outras modalidades do consultório, como uma ferramenta de gerenciamento de atendimento e de suas rotinas.

 

Existem diversos softwares que lançam prontuários eletrônicos, oferecem agendas online, controle financeiro, etc.

 

Com a aplicação de nossas dicas no seu espaço online, você poderá fidelizar seus pacientes ao oferecer valor agregado ao serviço, sendo o diferencial do seu consultório virtual. É hora de montar o seu planejamento!

 

Já conhece a Plataforma O Psicólogo Online? Lá você vai aprender mais formas de atrair e fidelizar seus pacientes.

Acesse: https://pages.opsicologoonline.com.br/plataforma-opsicologoonline

 

Há Braços,

Carlos Costa

 

 

 

 

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