Skip to main content
ética

Ética no Trabalho e na Vida!

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Ética

Ética é um conjunto de valores e princípios, estes que aprendemos com a nossa família. A boa e velha regra de casa, não querer para os outros, o que não se quer para si mesmo.

Ela permuta por todos os âmbitos, no ambiente de trabalho não é diferente, e podemos encontrá-la no código de ética da empresa. Contudo esta ética nos acompanha desde a hora em que temos consciência de nossos atos e de nossas escolhas.

Um código de ética, é apenas uma forma de mostrar para aqueles que na organização trabalham no que basear suas escolhas, ou seja, o que fazer que será correto para a organização.

Todas as profissões têm por exemplo o código de ética do profissional. Isso não garante que ele não vá exercer a antiética, até mesmo porque ética todos nós temos, mas aplicá-la poucos fazem.

Mostrar o que a sua empresa busca e quais são seus valores é fundamental para que o exercício da ética se estabeleça como regra.

Entretanto a ética é pessoal, é consciência, é sabedoria, é pensar no coletivo, é bom senso. Com o avanço da modernidade a ética é ultrapassada, dando margem para o individualismo, “apenas o meu lucro é importante”.  

A ética se estende ao outro, e este é o maior exercício de humanidade, olhar para o outro e nele me ver, amá-lo como alguém querido e não desejar seu mal. Seja na família, na padaria, na escola, no mercado, na organização, no trânsito em qualquer lugar.

Cada ser tem consciência da suas atitudes e escolhas. A ética abre as portas para o merecimento e a gratidão, principalmente no âmbito organizacional.

Ética

A grande questão é; se conhecemos a missão, visão, e os valores da organização, tendo a ética e a transparência como fatores primordiais para o sucesso, porque ter um código de ética?

Devemos aprender a colocar a ética a todo momento, e a todo instante e em todo lugar. Mas infelizmente ainda somos pegos olhando os códigos da organização, da escola, do condomínio, da nossa profissão, da saúde, entre outros.

A ética é uma “vestimenta”, devemos dormir e acordar com ela, não é algo que recorremos nos momentos de indecisão, deve fazer parte de nossas ações e atitudes.

Nenhum ser humano é perfeito, mas cada um equivale a um grão de areia neste mundo e se cada um fizer a sua parte este todo mostrará sua plenitude, seja na escola, na organização, em casa, na rua em qualquer lugar.

Que todos os códigos de éticas sejam guardados e que possamos vestir a nossa ética todos os dias!

Gabriela Cecarechi

tipos de ansiedadeGabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências. Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com

Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional

Compartilhe esse artigo!

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.