Skip to main content

Estresse: Causas e Tratamento

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Estresse

Estresse pode ser definido como o conjunto de reações que um organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige um esforço de adaptação.

Os sintomas que indicam a presença de stress, como tensão muscular constante, dificuldade de parar de pensar no que o está preocupando, dor de cabeça, queda de cabelo, dor de estomago, variação de pressão arterial, vontade de fugir de tudo, ansiedade etc, podem indicar estresse.

Em relação a exames médicos, podemos medir o estresse pelos níveis de cortisol na corrente sanguínea, e quando estes estão elevados afeta a mente que pode levar às doenças físicas como alergias, tensão e dores musculares, complicações cardiovasculares e gastrointestinais. Mas o diagnóstico quem faz é um profissional habilitado para isso.

Qualquer mudança no estilo de vida, como por exemplo, um novo emprego ou o surgimento de uma doença física na família, é um motivo para o surgimento de estresse.

Exige dos organismos certa adaptação a esse novo evento inesperado. Isso é causado também por ideias e pensamentos distorcidos que criamos em nossa mente.

Um grande exemplo é a ansiedade; já pensou em quantas vezes sentiu angústia em um determinado ambiente, porque tal situação lhe exige exposição ou mudança brusca no modo de viver?

Como ir ao médico, participar de uma reunião no trabalho, cobrança extrema da família, falar em público e muitos outros.

Pois bem, o modo como lidamos com nosso pensamento frente a nós mesmo, o mundo e as pessoas refletem no nosso comportamento. 

O mais importante nesses aspectos é perceber o quanto a sua vida rotineira, seus relacionamentos e as pessoas com quem convive estão sendo prejudicados.

E o mais significativo, é o quanto seu corpo está sinalizando que está precisando de cuidados.

O que realmente está causando isso? O que fazer com esse burbulhão de ideias, pensamentos e angústias? Porque em situações racionalmente simples, sinto mais estresse do que em outras?

Como controlar algo que sinto não ter controle? São essas e outras perguntas que o  Psicólogo é o profissional, mas habilitado nessa situação, caso necessite, será encaminhado a outros profissionais, como nutricionista, educador físico, etc.

Leia Também: 10 Doenças Causadas Pelo Estresse Que Você Precisa Saber!

O Psicólogo, mas especificamente na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem como objetivo referente ao estresse; identificar os estressores internos, avaliá-los e gerar alterações no estilo de vida do indivíduo, através da mudança de comportamentos e hábitos nocivos.

Isso ocorre de forma individual e única, não existe receita pronta, cada sujeito tem sua história e suas peculiaridades, portanto o tratamento também é personalizado.

São aplicados treinamentos psicológicos ao estresse, autoconhecimento, automonitoramento de atividades diárias, é ensinado técnicas de relaxamento e psicoeducação dos pensamentos e atitudes que geram conflitos internos e reproduz em sintomas desgastantes.

A psicoterapia ajuda o indivíduo a se conhecer, a perceber como ocorre sua dinâmica interior e comportamental.

Descoberta a causa, a raiz do problema pode-se pensar na melhor forma cognitivo-comportamental adaptativa. Em outras palavras; a partir do momento que o sujeito que vivência o estresse se empodera do autoconhecimento, isso dá possibilidade de enxergar cada situação vivenciada com outros olhos.

Modificando assim; sua forma de ver a si mesmo, o mundo e as pessoas. Portanto, o psicólogo capacita o sujeito através de estratégias de enfrentamento, melhor forma para lidar com os problemas do viver.

mariaMaria Elice Tavares L. de Olinda – CRP 01/17583. Especialista em Psicologia Hospitalar, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.  Faz acompanhamento a gestantes especificamente em prevenção a depressão pós-parto. Faz avaliação para cirurgia bariátrica e acompanhamento pré e pós-operatório. Atende adultos, crianças e idosos.

Clinica: Vitale Ser Psicologia. Sala 810 Ed. Taguatinga Trade Center. Taguatinga – Centro Brasilia – DF. 

Contato: Tel: (61)8120-1157; Email: mariaelice@hotmail.com

Carlos Costa

Psicólogo (CRP 06/122657), Coach, Empreendedor, Músico e Poeta. Idealizador do projeto O Psicólogo Online que tem por objetivo produzir conteúdo informativo e educativo sobre psicologia, saúde mental e assuntos relacionados, além de prestar serviços de orientação psicológica online.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.