Dicas para envolver seu paciente mesmo que à distância

Quando a pessoa procura um serviço de atendimento psicológico, seja presencial ou virtual, normalmente ela está fragilizada, precisando de uma acolhida especial.
A handsome curly-haired guy of mixed race is dressed in a trendy youth-style scarf and sweater writes a message in a teleone against the background of office buildings. Youth culture.

Envolver pacientes nem sempre é fácil, no atendimento psicológico em geral. Contudo, a situação pode ser ainda mais difícil no seu caso, em terapia online. Contudo, não é algo impossível, muito pelo contrário. Com as nossas dicas, você pode chegar lá. Confira!

Atenção especial à acolhida

Quando a pessoa procura um serviço de atendimento psicológico, seja presencial ou virtual, normalmente ela está fragilizada, precisando de uma acolhida especial. Você pode iniciar o envolvimento a partir daí, do primeiro contato com o seu espaço de atendimento.

Sendo assim, não meça esforços para mostrar à pessoa que ela é mais do que bem-vinda em seu espaço, pela ferramenta de contato escolhida.

Forneça formas de pagamento facilitadas

O que o pagamento das consultas têm a ver com o envolvimento entre psicólogo e paciente? Pois bem, se a pessoa se sentir bem-vinda ao seu espaço de atendimento online, mas não conseguir realizar o pagamento das terapias da forma que deseja, você não vai envolvê-la.

Portanto, recomendamos oferecer formas de pagamento atrativas, como boleto, transferência bancária, cartão de débito ou crédito. Melhor ainda, você poderá oferecer descontos de acordo com a quantidade de consultas, ou para pagamento de mais sessões por vez.

Atenção ao atendimento online a todo momento

Pessoas podem se confundir e achar que porque você presta atendimento psicológico online, elas podem chamar você em seus canais no momento que preferirem. Certamente você tem mais flexibilidade de horários do que outros psicólogos, que atendem somente em horário comercial, mas é fundamental estipular horários para o atendimento.

Por exemplo, se você informar o seu número de telefone para envio de mensagens instantâneas ou conversas por videochamada, o paciente pode achar que você está disponível 24 horas por dia, sete dias na semana, sempre que ele precisar.

E se você estiver no meio de um programa familiar? Jantando com sua família ou curtindo momentos de lazer? Até mesmo dormindo ou participando de eventos corporativos? Você não só pode como deve envolver o paciente em suas técnicas de atendimento online, mas deve deixá-lo ciente dos horários disponíveis para contato. Explique de modo cordial, atencioso, porém seja firme.

Ofereça conteúdo de qualidade

O aprendizado, além de importante a todas as pessoas, deve ser algo interessante, que não nos cause cansaço nem distrações por conta do conteúdo. Sendo assim, nada melhor do que aprender de modo dinâmico e interativo, sem perceber.

Para envolver seu paciente, você pode oferecer conteúdo desse estilo a ele, pelo blog, site e/ou redes sociais. Além de envolvê-lo, você o fidelizará e ganhará engajamento. Seus resultados pela internet poderão ser ainda melhores.

Construa uma relação de confiança

Quando alguém procura um psicólogo, recomenda-se que fale a ele tudo o que deseja, o que precisa ser falado, que lhe causa angústia e sensações negativas. As sessões de terapia, como você bem sabe, são momentos únicos para o paciente, nos quais ele se abre totalmente ao psicólogo.

Contudo, é preciso envolver ainda mais o paciente e o relacionamento entre vocês. Não basta que ele confie em você, mas que confie como o único profissional que pode lhe ajudar. Assim, ele não se sentirá insatisfeito e não procurará outro psicólogo depois de um tempo.

Com simplicidade, mas apostando na criatividade e ao deixar seu paciente à vontade, você pode atingir essa confiança. Talvez seja preciso criar estratégias diferenciadas para atingir esse nível de envolvimento com os pacientes, já que cada pessoa possui as suas particularidades, então é preciso perceber o que cada um anseia e atingir as suas expectativas.

Envolvimento se consegue com estudo

Sendo assim, e para finalizar, gostaríamos de dizer que você conseguirá envolver o seu paciente por estudo do seu comportamento. A satisfação dele fará com que se envolva como desejado, e que o objetivo seja atingido.

Já conhece a Plataforma O Psicólogo Online? Lá você vai conhecer mais formas para envolver e fidelizar seus pacientes.

Acesse: https://pages.opsicologoonline.com.br/plataforma-opsicologoonline

 

Há Braços,

Carlos Costa

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn