Skip to main content
Emoções no trabalho

Emoções no Trabalho: Como Gerenciar as Emoções no Ambiente de Trabalho?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Emoções no Trabalho

O impulso que você dá a suas emoções determinam o seu dia e o seu comportamento.

A partir do momento que você se predispõe a ter um dia incrível e totalmente positivo, o seu organismo trabalha enviando para o seu corpo enzimas que vão lhe ajudar a ter um dia desafiador e motivador. Emoções no Trabalho

Contudo se você já levanta da cama pensando em problemas e obstáculos, seu organismo também irá trabalhar de forma negativa contribuindo para um dia difícil e pesado.

Quando falamos em gerenciamento de emoções é importante salientar que a sua visão e o seu comportamento determinam a qualidade de vida no seu ambiente de trabalho.

Estar sempre em estado de alerta contribui para a rispidez e a intolerância com o líder e a equipe no ambiente de trabalho. Emoções no Trabalho

Portanto vamos as dicas essenciais para você manter o equilíbrio e conseguir encantar a todos:

Inteligência emocional, aqui mora um questionamento essencial, como você está conduzindo a sua vida nas áreas; emocional, física, intelectual e espiritual?

Se todas elas estão em equilíbrio provavelmente você é uma pessoa equilibrada e feliz, entretanto se você é acomodado até para pensar em você consequentemente irá levar vestígios do seu desequilíbrio para o seu trabalho.

Emoções no Trabalho Portanto se você é líder entenda que o seu humor interfere na vida da sua organização.

Emoções no trabalho
Emoções no trabalho

Autonomia, quando alguém mostra sua capacidade comportamental de lidar com obstáculos, consequentemente ela ganha autonomia no ambiente de trabalho.

Esta autonomia pode promover o pensamento sistêmico do indivíduo contribuindo para a sua criatividade, mas lembre-se o individualismo é prejudicial pois ele interfere no trabalho em equipe refletindo nas emoções individuais dos seus colegas de trabalho.

O equilíbrio online também é algo muito discutido nos dias atuais, muitos líderes e liderados se expressão melhor na escrita, entretanto essa expressão deve ser dosada para não passar uma imposição para outras pessoas do setor ou da empresa.

Segure sua confiança nos e-mails, entenda que ser assertivo não quer dizer que você é o detentor do saber. Emoções no Trabalho

Resiliência é vital para a sua saúde emocional e mental, entender que nem tudo poderá ser da forma como você pensa e quer, aprendendo a superar possíveis “nãos” e buscando o seu diferencial dentro da equipe, promove um clima organizacional ameno e feliz. 

É a tomada de consciência do controle dos nossos sentimentos. Emoções no Trabalho

Emoções no Trabalho Tome uma decisão sobre qual pensamento você irá focar e alimentar em sua mente.

Emoções no trabalho
Emoções no trabalho

Se no ambiente de trabalho os pensamentos de julgamento e negatividade ficarem presentes, tome uma postura de mudar o foco, podendo até mudar de atividade na qual você estava desenvolvendo, pare, respire nenhuma situação difícil dura para sempre.

Cuide da sua alimentação e respiração, uma técnica muito presente hoje nas organizações é o mindfulness, respirando corretamente você consegue acalmar o seu pensamento e as reações fisiológicas vão voltar ao normal, permitindo uma atenção plena ao momento vivido.

Evite a alucinação ela não acrescenta em cada no gerenciamento das emoções, se questione se o seu pensamento esta embasado em fatos e evidências, e comprometa-se a viver uma vida leve e feliz dentro do seu trabalho.  

Recomendo que você leia também: Crenças Limitantes, Falta de Tempo e Falta de Foco: Os 3 Vilões Destruidores de Sonhos:

Gabriela Cecarechi

Gabriela Cecarechi é Psicóloga (CRP 06/123484) e Coach, pós-graduanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Selecionadora com Foco em Competências.

Além da coluna no blog o Psicólogo Online é Colaboradora no Jornal JC Regional de Pirassununga-SP.

Apaixonada pelas relações humanas no âmbito organizacional e idealizadora de um mundo igualitário com oportunidades para todos, auxilia os empreendedores a alcançarem seus objetivos e metas, atrelado ao bem-estar psíquico.

Contatos: Celular: (19) 9 8187-4416

E-mail: gabrielacecarechi@gmail.com

Página no Facebook: facebook.com/gabrielacecarechipsicologaorganizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.