Desenvolvimento da Criança
Vivemos em um mundo onde muitos pais se dividem entre milhões de tarefas:
- a carreira profissional que tem de estar sempre se atualizando,
- a interação social,
- atividades físicas,
- cuidar da casa,
- além de cuidar dos filhos e das atividades que envolvem a rotina das crianças.
Muitas vezes correm contra o relógio para dar conta de tudo. Desenvolvimento da Criança
E sentem-se extremamente culpados e frustrados em relação ao tempo escasso que passam com os filhos, acreditando que sua ausência pode ser compensada com a realização de todas as vontades da criança.
Em outros casos existem pais que quando pequenos não tiveram acesso a todas as atividades ou brinquedos que desejaram e por isso projetam a realização de suas vontades nos filhos.
Nesses dois casos percebemos um fator extremamente prejudicial para as crianças; a ausência do NÃO!
Dizer não e impor limites são atos de amor e responsabilidade dos pais para com os filhos e ajudam no desenvolvimento da criança!
Muitos pais se sentem inseguros e criam uma ideia errada de que um pai que tudo permite é visto como um pai mais legal e amigo pela criança.
Porém muito mais do que um pai que tudo permite, na verdade a criança precisa é de uma figura de autoridade e segurança.
Ao estipular limites os pais ensinam para as crianças a importância de respeitar aos outros e a si mesmos. Desenvolvimento da Criança
Além disso, também mostram a eles que embora sejam muito importantes, suas vontades e desejos nem sempre serão realizados.
A relação de pais e filhos deve sempre ser baseada no afeto e no carinho.
Mas é preciso que a criança entenda desde sempre a questão da regra, e aprenda que ela não pode fazer e nem ter tudo, vivemos em uma sociedade e existem causas e consequências.
Os pais devem preparar seus filhos para o mundo, isso inclui muito diálogo, sinceridade e compreensão.
Mas não é somente o dizer não, a questão vai muito mais além, está relacionado a mostrar para a criança no dia-a-dia, no processo de educação dos filhos como lidar com regras e limites.
E além disso auxiliar a criança a lidar com frustrações que são comuns a todos nós no decorrer de nossas vidas.
Algumas atitudes dos pais são essenciais para o desenvolvimento da criança.
7 dicas importantes pada o desenvolvimento da criança ao dizer não!

#1 – Não deixe seu filho ganhar sempre, busque aceitar, compreender e acolher as situações de fracasso que ele venha a ter.
#2 – Incentive-o a seguir regras, a lidar com limites e frustrações, a entender que nem todos os seus desejos podem ser satisfeitos.
#3 – Dê a seu filho responsabilidades condizentes a cada fase de sua vida, isso fará com que ele se torne um adulto proativo e responsável.
#4 – Ensine ele que as derrotas e dificuldades estão presentes na vida de todos nós, um dia se ganha outro dia se perde (e as derrotas nos ensinam muito)
#5 – Ao estabelecer uma regra, faça isso com clareza e segurança, e mantenha sua palavra, explique para a criança e pergunte se ela entendeu, se necessário repita o que disse e não volte atrás em suas decisões, quando você se contradiz ele se sente confuso e questiona sua autoridade.
#6 – Estimule o dialogo sempre, ouça o que ele tem a dizer, suas vontades e duvidas e valorize isso, mesmo nas situações em que você não poderá permitir é necessário que exista um diálogo, uma relação de proximidade, afeto e respeito.
#7 – Não faça todas as vontades de seu filho, impor limites é essencial, quando ele for adulto terá maiores condições em aceitar que não pode ter todos os seus desejos realizados sempre.
Em muitas fases a criança pode não compreender o porquê do não, e isso pode gerar um momento de conflito com os pais.

Mas esse é um processo importante pois a longo prazo trará ensinamentos valiosos para as crianças.
A questão é como nós iremos lidar com as dinâmicas e os conflitos presentes nos pais que também tem que dizer não.
Todos nós sabemos que a educação dos filhos é uma tarefa cheia de desafios, já falamos isso aqui na coluna antes.
Mas é por isso que é tão importante termos espaços de trocas e reflexões, a questão é sempre pararmos para olhar para nossa maneira de pensar e agir, e fazer um “balanço”, quando necessário, temos condições de mudar sempre visando melhoras saudáveis para todos em nossa família.
Desenvolvimento da Criança É absolutamente normal nos sentirmos cansados e confusos no processo de educação dos filhos, nesses casos um profissional pode auxiliar.
Recomendo que você eia também: Brincadeira é Coisa Séria: Entenda a Importância do Brincar Para a Criança!
A orientação de pais é um trabalho realizado por um psicólogo, uma parceria entre o profissional e os pais que tem como objetivo acolher as angústias, orientar em relação as dúvidas e com isso trazer melhorias na relação e na vida de todos.
Para orientação psicológica online com Carolina clique aqui!
[thrive_leads id=’498′]
Psicóloga com especialização em Saúde da Família, apaixonada pela profissão e pelas diversas formas que a Psicologia pode contribuir para a saúde de todos nós.
Idealizadora do Pensando Psi um espaço de troca, apresentando as contribuições da Psicologia no nosso cotidiano, visando à diminuição de conflitos e a promoção de autoconhecimento.
O foco de seu trabalho são as relações familiares, como podemos construir para uma sociedade mais humana e mais saudável, investindo nas relações mais próximas: a família.
Além disso, dedica e valoriza um olhar especial para os pequenos. Pensando que as crianças de hoje são a sociedade de amanhã!
Portanto ao investir, compreender e fortalecer as relações com nossos familiares, e principalmente com nossas crianças, contribuímos para um presente mais saudável, bem como, para um futuro melhor!
Carolina de Paula Almeida
CRP 05/47996
Contatos:
Email: [email protected]
Facebook: Pensando Psi- Por Carolina de Paula Almeida Psicóloga
Instagram: @pensandopsicarolinaalmeida