Como utilizar o YouTube para conseguir novos pacientes

O YouTube é uma das principais plataformas de entretenimento e de informação da internet. Por meio dele, os usuários têm acesso a uma infinidade de conteúdos dos mais variados tipos.

A rede social cresceu exponencialmente nos últimos anos, e o YouTube, que no início era majoritariamente voltado para a veiculação de vídeos, hoje tornou-se um dos principais recursos para se ter acesso a músicas, filmes e outras mídias.

Por conta disso, cada vez mais as empresas, em seus mais variados setores, têm recorrido ao YouTube para estar em contato com seu público-alvo.

Inclusive, profissionais da saúde também usam essa plataforma para dar dicas, tirar dúvidas e falar sobre os mais variados assuntos com as pessoas.

Para os profissionais de psicologia, por exemplo, não é diferente, muito pelo fato de estarmos vivendo um momento em que as pessoas estão assíduas por conteúdos que as ajudem a atravessar a pandemia.

Muitas dúvidas e incertezas fazem com que as pessoas sintam-se mais ansiosas e inseguras, recorrendo à internet para passar o tempo e se sentirem melhores.

O acesso ao YouTube, que já era expressivo, aumentou ainda mais, e por isso, é uma oportunidade única de ajudar as pessoas, divulgar trabalhos e conquistar mais pacientes.

Tendo isso em vista, reunimos as principais dicas para que os profissionais de psicologia e outros tipos de empresa possam produzir seus materiais para essa rede social.

Importância do YouTube para empresas e profissionais

 

Em 2020, o YouTube completa 15 anos de existência, e desde seu surgimento, acumulou um compilado valioso de vídeos para o público em geral.

No entanto, mais do que ser uma plataforma de entretenimento e informação na internet, ele se tornou um dos principais canais de comunicação para as empresas.

Por conta disso, ele oferece mais suporte para que elas se comuniquem com os seus consumidores.

A cada minuto, cerca de 60 horas de vídeo são carregadas no YouTube, e isso pode ir desde filmes e séries, até conteúdos de empresas que ofereçam assessoria em segurança do trabalho.

Por isso, o YouTube pode ser considerado uma excelente estratégia para as ações de marketing das organizações. Sendo assim, está entre as principais maneiras de se fazer branded content, ou conteúdo de marca.

Oferecer conteúdo de qualidade e que se aprofunde no assunto que o usuário procura é fundamental. No entanto, as pessoas não têm muito tempo para lerem, o que faz do vídeo uma excelente tática.

Além disso, ele consegue entreter e engajar melhor o público, além de ter uma durabilidade maior na web. Também é importante ressaltar que o usuário tem mais paciência para assistir do que para ler.

Um conteúdo, por exemplo, de 2 mil palavras, que levaria cerca de 10 minutos para ser lido, pode ser transformado em um vídeo maior e mais explicativo. Então, o usuário passa a ter acesso a um conteúdo melhor e que ele vai consumir por inteiro.

Por que usar o YouTube

Em vista de sua importância, não fica difícil entender por que essa plataforma deve ser usada por empresas dos mais variados setores, desde consultórios de psicologia até empresas de assessoria ambiental. Dentre as principais razões podemos citar:

1 – Mais autoridade

Por conta da internet, as pessoas têm acesso a muitas opções para um mesmo produto ou serviço, e isso não é diferente para os profissionais de psicologia.

Existem milhões de consultórios, inclusive de universidades, que oferecem esse serviço. No entanto, aqueles que obtêm sucesso são os que transmitem mais autoridade aos consumidores.

Por meio de vídeos no YouTube, o usuário percebe quando a marca sabe o que faz e fala, e passa a optar por ela em meio à concorrência.

2 – Melhora o engajamento

 

O engajamento é a interação do público tem ao acessar um conteúdo. Materiais em formato de texto geram um bom engajamento, mas nada comparado aos vídeos.

Por exemplo, se uma empresa de controle de pragas produz um conteúdo escrito sobre como evitar o aparecimento de baratas, ela terá uma boa resposta do público. 

Mas ao fazer isso em formato de vídeo, as reações são muito melhores.

3 – Aumenta a credibilidade

 

Nada como ver um profissional falando aquilo que você precisa saber. 

Um exemplo disso são os mais diversos canais de médicos, psicólogos e dentistas que investem no YouTube para esclarecer as mais diversas dúvidas de seus pacientes e público em geral.

Essas pessoas passam a ter mais credibilidade frente aos usuários, porque mostram que sabem responder a essas dúvidas, aumentando a confiança das pessoas. Portanto, a confiança melhora consideravelmente.

Melhores estratégias de marketing

 

Seja um profissional da saúde ou uma empresa de qualquer outro segmento, para ter acesso a todas as vantagens mencionadas, é necessário saber como usar as estratégias de marketing no YouTube, e dentre as principais estão:

1 – Frequência de postagem

 

Estamos falando de uma plataforma muito dinâmica e que recebe uma carga de vídeos enorme todos os dias. Por isso, a concorrência pode estar facilmente a frente.

É necessário seguir uma frequência de postagem de vídeos, por exemplo, uma vez por semana. Também é importante definir qual dia da semana e em qual horário o vídeo será publicado.

2 – Produzir material relevante

 

Seja para falar sobre manutenção de transformadores, ou como lidar com uma crise de ansiedade, o conteúdo precisa ser bem embasado e relevante.

Uma boa dica para isso, é buscar entender quais são as principais dúvidas das pessoas em relação ao que será abordado para construir o material.

Essa ação pode ser feita através de enquetes em outras redes sociais, ou até mesmo pedindo para os inscritos do seu canal comentem, ao final de cada vídeo, os assuntos que desejam assistir.

3 – Uso de CTA

 

O YouTube possibilita o uso de CTA nos vídeos. Por isso, é fundamental usá-los seja na descrição ou na própria tela.

O CTA (Call To Action, ou chamada para a ação, em tradução livre) ajuda a captar pessoas interessadas no conteúdo, produto ou serviço, possibilitando o fechamento de novos negócios e a produção de materiais ainda mais elaborados.

4 – Ser interativo

 

É extremamente importante que empresas de manutenção industrial, ou qualquer outra, sejam interativas. Isso significa que, mais do que assistir, o espectador participa. Com uma série de ferramentas ligadas à plataforma, ele pode realizar ações como:

  • Clicar;
  • Arrastar;
  • Rolar a barra;
  • Comentar;
  • Responder perguntas.

Como produzir conteúdos para o YouTube

 

Para que o conteúdo em formato de vídeo seja um sucesso e o consultório consiga atrair mais pacientes, algumas ações são indispensáveis, tais como:

1 – Entender o público

 

Assim como para uma empresa de desenvolvimento de aplicativos mobile é importante entender seu público, para os psicólogos também é.

Para isso, é essencial considerar o que as pessoas gostariam de ver no canal. Por exemplo, por conta da pandemia, seria interessante abordar técnicas para aliviar o estresse e a ansiedade.

É necessário entender as motivações, dúvidas e dores do público-alvo. Isso ajuda a saber quais assuntos são do interesse e devem ser abordados.

2 – Fazer um roteiro

 

Antes de gravar o vídeo, é importante fazer um roteiro para organizar melhor a sequência do assunto.

Mesmo que seja uma empresa de comunicação visual, que pretende falar sobre como fazer o uso adequado das cores em um flyer, é necessário que o vídeo tenha um começo, meio e fim.

Sendo assim, é importante criar uma história para poder produzir o enredo e permitir que o conteúdo seja facilmente entendido.

Para isso, faça um pequeno resumo e tenha em mente uma previsão de duração da fala e sua sequência, bem como as imagens que serão usadas. 

Também, este é o momento de escolher músicas, animações gráficas e outros componentes do vídeo.

3 – Escolha um bom local de gravação

 

Para que o vídeo tenha a credibilidade devida, também é importante escolher um local adequado, sem a presença de ruídos ou com iluminação de boa qualidade.

Uma gráfica para impressão em adesivo, por exemplo, pode optar pela locação de um ambiente específicos, pois geralmente, as gráficas são locais um tanto ruidosos.

Já no caso de um psicólogo, este pode gravar o seu vídeo em seu próprio consultório, em um horário que não tenha a presença de outras pessoas, nem mesmo na sala de visitas.

4 – Planejamento

 

É fundamental que haja muito planejamento antes da gravação do vídeo. Por isso, é importante providenciar tudo para que não falte nada.

Para isso, verifique os equipamentos de som e iluminação, além de equipamentos reserva, para que os imprevistos possam ser facilmente resolvidos. Para ficar mais fácil, os equipamentos essenciais são:

  • Câmera;
  • Iluminação;
  • Tripé;
  • Microfone;
  • Vestuário adequado.

Com esses itens em mãos, fica mais fácil produzir um vídeo de qualidade.

Conclusão

 

A internet trouxe muitos recursos para as empresas e profissionais se comunicarem e interagirem com seu público. Sem dúvidas, o YouTube é uma dessas plataformas, que não deve ser esquecida.

É uma maneira inteligente e dinâmica de oferecer o melhor conteúdo para ajudar ou interagir com pessoas de qualquer lugar e no momento que elas mais precisarem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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